Terra de Francisco José: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Legobot (discussão | contribs)
m A migrar 41 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:q185018
Linha 45: Linha 45:


{{esboço-georu}}
{{esboço-georu}}

{{Terra de Francisco José}}

{{Oblast de Arkhangelsk}}
{{Oblast de Arkhangelsk}}
{{DEFAULTSORT:Terra Francisco Jose}}
{{DEFAULTSORT:Terra Francisco Jose}}

Revisão das 10h36min de 26 de janeiro de 2014

 Nota: Para para outros usos do nome, veja Francisco José.
Localização da Terra de Francisco José.
Mapa da Terra de Francisco José.
Mapa da Terra de Francisco José

A Terra de Francisco José (em russo: Земля Франца-Иосифа; Zemlya Frantsa Iosifa) é um arquipélago polar russo, entre o Mar de Barents, a sul, e o Oceano Glacial Ártico, a norte. Recebeu este nome em homenagem ao imperador Francisco José I da Áustria-Hungria.

Os territórios mais próximos são: o território norueguês de Svalbard, a oeste, e os arquipélagos russos de Nova Zembla, a sueste, e da Terra do Norte, a leste.

A Terra de Francisco José inclui a ilha mais setentrional da Europa, a Ilha Rudolfo.

O arquipélago foi descoberto e explorado no final do século XIX pela expedição austro-húngara ao Polo Norte (1872-1874).

Lista de ilhas

As maiores, em área, são a Terra do Príncipe Jorge, a Terra de Wilczek, a ilha de Graham Bell, a Terra de Alexandra, e a ilha de Hall. Poucas destas ilhas têm nomes russos. A maior parte dos nomes é de origem alemã, inglesa, americana, italiana, e, num caso, norueguesa. A maior parte das ilhas foi descoberta e denominada por ocasião da expedição de Karl Weyprecht e Julius von Payer (1872-1874), que deu os nomes em homenagem a monarcas ou membros de famílias aristocráticas austro-húngaras da época, ou a nomes de nobres que financiaram a Expedição austro-húngara ao Polo Norte.

Ao contrário do resto da Rússia, onde a toponímia ligada a homenagem à nobreza foi mudada na era soviética, os nomes aristocráticos das ilhas da Terra de Francisco José permaneceram inalterados nesse período histórico.

Em 1895, a expedição de Fredrick G. Jackson deu a algumas ilhas nomes de exploradores árticos britânicos e de personalidades da Royal Geographical Society, a patrocinadora da expedição.

Por fim, algumas ilhas, como as Ilhas Pontremoli, foram designadas por Luigi Amedeo de Saboia-Aosta durante a expedição polar italiana de 1905.

As principais ilhas são[1]:

Referências

  1. [1], [2], [3] and [4]
  2. Exploring Polar Frontiers By William James, p. 9
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Rússia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.