Cristiano II da Dinamarca: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
m Cléééston moveu Cristiano II da Dinamarca, Noruega e Suécia para seu redirecionamento Cristiano II da Dinamarca
(Sem diferenças)

Revisão das 23h09min de 13 de fevereiro de 2014

Cristiano II
Rei da Dinamarca, Noruega, Suécia, etc
Cristiano II da Dinamarca
Reinado Dinamarca:(1513-1523)/ Suécia (1520-1521)/Noruega(1513-1523)
Consorte Isabela da Borgonha
Antecessor(a) Hans (Suécia)
João I (Dinamarca e Noruega)
Sucessor(a) Frederico I
Nascimento 1 de julho de 1481
Morte 25 de janeiro de 1559 (77 anos)

Cristiano II(1 de julho de 1481 - 25 de janeiro de 1559) foi um monarca dinamarquês que não somente governou a Dinamarca, assim como a Noruega e a Suécia. é considerdo um dos maiores governadores nórdicos da História.

Primeiros Anos

Pouco sabe-se de sua infância.Diz que foi criado com bastante zelo por sua mãe. Sabe-se que falava dinamarquês,sueco e inglês. Sua mãe também deve-lhe ter lhe dado algumas lições de pintura, visto que ela era uma boa desenhista.

Política

Em 1497, o príncipe serviu na Conquista Sueca, liderada por seu pai.Ele foi nomeado vice-rei da Noruega (1506 - 1512), e conseguiu manter o controle deste país. Durante a sua dura administração da Noruega, ele tentou privar a nobrez norueguesa da sua tradicional influência exercida através da rigsraad levando a controvérsia com a última. Uma peculiaridade, mais fatal para ele nessa idade,aristocrático do que qualquer outra, era o seu carinho com o povo comum, que foi aumentada pela sua paixão por uma garota bonita norueguesa, chamada Dyveke Sigbritsdatter, que se tornou sua amante em 1507 ou 1509 . A sucessão de Cristiano ao trono foi confirmada na Herredag, ou assembléia de notáveis a partir dos 3 reinos do norte, que se reuniu em Copenhagen em 1513. A nobreza e o clero de todos os três reinos considerados grandes dúvidas com um governante que já tinha mostrado na Noruega que não tinha medo de fazer respeitar a sua autoridade ao extremo. O Conselho Privado (Rigsraad) da Dinamarca e da Noruega insistiu na Haandfæstning (ou seja, a carta do rei) que as coroas de ambos os reinos fossem eletivas e não hereditárias, que prevê explicitamente contra qualquer transgressão da Carta, o rei, e expressamente reservaçaõ para si uma liberdade de escolha do sucessor de Cristiano após a sua morte. Mas os delegados suecos não poderiam optar. "Nós temos", eles disseram, "a escolha entre a paz em casa e briga aqui, ou da paz aqui e guerra civil em casa. Preferimos o primeiro.". A decisão quanto à sucessão da coroa sueca foi, portanto, adiada. Em 12 de Agosto de 1515, Cristiano casou-se com Isabela de Borgonha, a neta do Sacro Imperador Maximiliano I, filha de Filipe, o Belo e de Joana, a Louca. Mas ele não iria desistir de sua ligação com Dyveke, e era apenas a morte da menina infeliz em 1517, sob circunstâncias suspeitas, que o impediu de graves complicações com o imperador Carlos V.

Reconquista da Suécia

Cristiano preparou-se para a inevitável guerra com a Suécia, onde o Partido Patriótico, chefiada pelo Vice-rei Sten Sture livremente eleitos os mais jovens, ficou cara a cara com o partido pró-dinamarquês sob Arcebispo Gustav Trolle. O rei, que já havia tomado medidas para isolar politicamente a Suécia, acelerou para o alívio do arcebispo, que foi sitiadas na sua fortaleza de Stäket, mas foi derrotado por Sture e imposições camponesas, para Vedila e forçado a regressar à Dinamarca. Uma segunda tentativa de subjugar a Suécia, em 1518 que também foi frustrada por Sture, a vitória em Brännkyrka. Uma terceira tentativa feita em 1520 com um grande exército de alemães e escoceses bem sucedidos . Sture foi mortalmente ferido na batalha de Bogesund, em 19 de Janeiro, e do exército dinamarquês, por unanimidade, foi aproximando Uppsala, onde os membros do Conselho Privado sueco, ou Riksråd, já tinha montado. Os vereadores autorizados a prestar homenagem a Cristiano na condição de que ele deu uma plena indenização para o passado e uma garantia de que a Suécia deve ser governada de acordo com a legislação sueca e personalizado, e uma convenção para esse efeito, foi confirmado pelo rei e pelo Conselho Dinamarquês em 31 de março. A viúva de Sture,Cristina Sture uniu um pequeno exército sueco de 1500 homens mais 3000 camponeses e partiu corajosamente para a Dinamarca. Sob uma estratéia bem traçada por ela e o capitão Trusk , inesperadamente atacaram Balunsad( território sueco invadido pelos dinamarqueses)na sexta-feira santa.

Isabela de Habsburgo

Fim

Após de sérias invasões suecas, Gustavo Vasa tomou a Suécia. Embora tivesse perdido um dos seus reinos, a Dinamarca passava por um dos seus períodos mais prósperos. A aprovação de leis que favoreciam a classe rural, gerou grandes colheitas e fartura. O fortalecimento burguês, resultou numa reforma financeira, na qual os bancos dinamarqueses passaram a enrriquecer rapidamente. Seu orgulho por levantar sua nação era triplamente maior do que sua saúde. Embora estivesse com 76 anos (a expectativa de vida ná época era de 65), sofria de enfraquecimento ósseo, além de algo pior, em 1559 foi constatado que ele sofria da doença do peito(tuberculose com era chamada no tempo), seus tratamentos caros apenas adiaram sua morte, que ocorreu em 25 de janeiro do mesmo ano.

Cristiano II aos 72 anos

Precedido por
João I
Rei da Dinamarca
1513 - 1523
Sucedido por
Frederico I
Precedido por
João I
Rei da Noruega
1513 - 1523
Sucedido por
Frederico I
Precedido por
Sten Sture, o Moço
Rei da Suécia
1520 - 1521
Sucedido por
Gustavo I
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.