Medalha de Fidelidade ao Rei e à Pátria: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 1: Linha 1:
A '''Medalha de Fidelidade ao Rei e à Pátria''', por vezes conhecida pela '''Medalha da Poeira''' ou '''Medalha da Guerra da Poeira''', é uma medalha comemorativa, em prata dourada, com a efígie de D. [[João VI de Portugal]], e contendo, do outro lado a frase " Fidelidade ao Rei e à Pátria - [[1823]]". Foi concedida aos oficiais [[militar]]es que participaram na [[Vilafrancada]].
A '''Medalha de Fidelidade ao Rei e à Pátria''', por vezes conhecida jocosamente pelos [[Liberalismo|liberais]] pela '''Medalha da Poeira''' ou '''Medalha da Guerra da Poeira''', é uma medalha comemorativa, em prata dourada, com a efígie de D. [[João VI de Portugal]], e contendo, do outro lado a frase " Fidelidade ao Rei e à Pátria - [[1823]]". Foi concedida aos oficiais [[militar]]es que participaram na [[Vilafrancada]] como partidários de D. João VI, ou a Santarém como seguidores do Infante D. Miguel, e aos que se integraram nas tropas de [[Manuel da Silveira Pinto da Fonseca Teixeira]], então [[conde de Amarante]], depois elevado a [[marquês de Chaves]]. A medalha apresentava no reverso a legenda à "heróica fidelidade transmontana"<ref>COSTA, Marcus de Noronha da. ''Para a História do Miguelismo: A Ordem de São Miguel da Ala''. Lisboa, 1978. p. 14.</ref>.

{{Referências}}


{{mínimo}}
{{mínimo}}

Revisão das 20h00min de 25 de março de 2014

A Medalha de Fidelidade ao Rei e à Pátria, por vezes conhecida jocosamente pelos liberais pela Medalha da Poeira ou Medalha da Guerra da Poeira, é uma medalha comemorativa, em prata dourada, com a efígie de D. João VI de Portugal, e contendo, do outro lado a frase " Fidelidade ao Rei e à Pátria - 1823". Foi concedida aos oficiais militares que participaram na Vilafrancada como partidários de D. João VI, ou a Santarém como seguidores do Infante D. Miguel, e aos que se integraram nas tropas de Manuel da Silveira Pinto da Fonseca Teixeira, então conde de Amarante, depois elevado a marquês de Chaves. A medalha apresentava no reverso a legenda à "heróica fidelidade transmontana"[1].

Referências

  1. COSTA, Marcus de Noronha da. Para a História do Miguelismo: A Ordem de São Miguel da Ala. Lisboa, 1978. p. 14.
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.