Fundação (construção): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Desfeita a edição 38273232 de 189.18.114.254
Linha 4: Linha 4:
== Fundações rasas ou directas ==
== Fundações rasas ou directas ==


Tecnicamente, as fundações rasas, directas ou superficiais são aquelas em que a profundidade de escavação é inferior a 3 [[metro]]s<ref>{{citar web|url = http://www.guiaconstruirereformar.com.br/gloss_texto.php?id_glossario=254|publicado=Guia Construir e Reformar|titulo=Glossário - Guia Construir e Reformar}}</ref>, sendo mais empregadas em casos de cargas leves, como [[residência]]s, ou no caso de solo firme. O [[baldrame]] é o tipo mais comum de fundação dentre as fundações rasas. Constitui-se de uma [[viga]], que pode ser de [[alvenaria]], de [[concreto|concreto simples]] ou [[concreto armado]] construída diretamente no solo, dentro de uma pequena vala.
Tecnicamente, as fundações rasas, diretas ou superficiais são aquelas em que a profundidade de escavação é inferior a 3 [[metro]]s<ref>{{citar web|url = http://www.guiaconstruirereformar.com.br/gloss_texto.php?id_glossario=254|publicado=Guia Construir e Reformar|titulo=Glossário - Guia Construir e Reformar}}</ref>, sendo mais empregadas em casos de cargas leves, como [[residência]]s, ou no caso de solo firme. O [[baldrame]] é o tipo mais comum de fundação dentre as fundações rasas. Constitui-se de uma [[viga]], que pode ser de [[alvenaria]], de [[concreto|concreto simples]] ou [[concreto armado]] construída diretamente no solo, dentro de uma pequena vala.
Outro tipo de fundação rasa é a [[sapata]], que pode ser do tipo isolada, associada ou alavancada. O bloco é outro tipo de fundação rasa, parecido com a sapata só que não possui armadura. O radier é uma outra fundação, podemos disser que ele é a mais rasa de todos, pois se trata de uma "laje" que fica diretamente no chão, muito usada em casas de pequeno porte.
Outro tipo de fundação rasa é a [[sapata]], que pode ser do tipo isolada, associada ou alavancada. O bloco é outro tipo de fundação rasa, parecido com a sapata só que não possui armadura. O radier é uma outra fundação, podemos disser que ele é a mais rasa de todos, pois se trata de uma "laje" que fica diretamente no chão, muito usada em casas de pequeno porte.



Revisão das 11h49min de 26 de março de 2014

Fundação rasa de uma casa em comparação às fundações profundas de um edifício.

A fundação é um termo utilizado na engenharia para designar as estruturas responsáveis por transmitir as solicitações das construções ao solo. Em geral, são utilizadas várias fundações seguidas para esse fim. Existem diversos tipos de fundação e são projetadas levando em consideração a carga que recebem e o tipo de solo onde vão ser construídas.

Fundações rasas ou directas

Tecnicamente, as fundações rasas, diretas ou superficiais são aquelas em que a profundidade de escavação é inferior a 3 metros[1], sendo mais empregadas em casos de cargas leves, como residências, ou no caso de solo firme. O baldrame é o tipo mais comum de fundação dentre as fundações rasas. Constitui-se de uma viga, que pode ser de alvenaria, de concreto simples ou concreto armado construída diretamente no solo, dentro de uma pequena vala. Outro tipo de fundação rasa é a sapata, que pode ser do tipo isolada, associada ou alavancada. O bloco é outro tipo de fundação rasa, parecido com a sapata só que não possui armadura. O radier é uma outra fundação, podemos disser que ele é a mais rasa de todos, pois se trata de uma "laje" que fica diretamente no chão, muito usada em casas de pequeno porte.

Fundações profundas

As fundações mais profundas são mais utilizadas em casos de edifícios altos em que os esforços do vento se tornam consideráveis, e/ou nos casos em que o solo só atinge a resistência desejada em grandes profundidades. Os tipos mais comuns de fundação profunda são as estacas escavadas e as estacas cravadas.As estacas cravadas, conforme o material de que são constituídas, podem ser: de madeira, metálicas, concreto armado ou pré moldadas.

Ver também

Referências

  1. «Glossário - Guia Construir e Reformar». Guia Construir e Reformar 
Ícone de esboço Este artigo sobre construção civil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.