Assaradão: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 1: Linha 1:
{{Sem-fontes|data=janeiro de 2011}}
{{Sem-fontes|data=janeiro de 2011}}
[[Imagem:Relief Esarhaddon Louvre AO20185.jpg|thumb|310px|Relevo em bronze. Retrato de Assaradão (direita) e sua mãe Zakutu (esquerda) ([[Museu do Louvre]]).]]
[[Imagem:Relief Esarhaddon Louvre AO20185.jpg|thumb|310px|Relevo em bronze. Retrato de Assaradão (direita) e sua mãe Zakutu (esquerda) ([[Museu do Louvre]]).]]
'''Esarhaddon''', '''Esar-Hadom''' ou '''Assaradão'''<ref>[[José Pedro Machado|Machado, José Pedro]]. ''[[Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa]]'', verbete "Assaradão".</ref> (em [[Língua acádia|acádio]]: ''Aššur-aha-iddina'') foi rei da [[Assíria]] entre [[681 a.C.]] e [[669 a.C.]], foi filho de [[Senaqueribe]] e de Naqi`a (Zakutu), e pai de [[Ashur-etil-same-irsiti-uballit-su]].
'''Esarhaddon''', '''Esar-Hadom''' ou '''Assaradão'''<ref>[[José Pedro Machado|Machado, José Pedro]]. ''[[Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa]]'', verbete "Assaradão".</ref> (em [[Língua acádia|acádio]]: ''Aššur-aha-iddina'') foi rei da [[Assíria]] entre [[681 a.C.]] e [[669 a.C.]], foi filho de [[Senaqueribe]] e de Naqi`a (Zakutu).


== Biografia ==
== Biografia ==

Revisão das 14h40min de 8 de abril de 2014

Relevo em bronze. Retrato de Assaradão (direita) e sua mãe Zakutu (esquerda) (Museu do Louvre).

Esarhaddon, Esar-Hadom ou Assaradão[1] (em acádio: Aššur-aha-iddina) foi rei da Assíria entre 681 a.C. e 669 a.C., foi filho de Senaqueribe e de Naqi`a (Zakutu).

Biografia

As suas origens são aramaicas. No ano 681 a.C. o rei Senaqueribe foi assassinado, provavelmente com iniciativa ou participação dos próprios filhos ou uns deles. Os quatro filhos lutaram entre si por seis semanas. Assaradão, o mais novo, voltou à capital Nínive em marchas forçadas e combateu os irmãos que fugiram para exílio no exterior.

Desta maneira Assaradão tinha-se imposto como rei da Assíria, e segundo um relato existente na Bíblia (II Reis 19:35-37), após o assassinato do pai, os seus irmãos tenham-se retirado para o "país de Ararate", identificado geralmente como Urartu.

Uma das obras mais relevantes do reinado de Assaradão foi a reconstrução da Babilónia, que tinha sido destruída por seu pai, Senaqueribe, em 689 a.C., sendo provável que, nesta época, a capital do império assírio tenha se transferido para lá.

Política exterior

Assaradão assinou a paz com Elam, manteve uma relação de amizade com Urartu, que foi seu aliado contra as invasões dos povos Cimérios e iniciou a conquista do Egipto, chegando a conquistar a cidade de Mênfis em 671 a.C.. Egito era o grande rival da Assíria. O faraó negro Taharka tinha há muitos anos incentivado rebeliões na palestina, e várias cidades deixaram a Assíria e se ajuntaram ao Egito. Com esforços incríveis Assaradão conseguiu a reconquista de Sídon, cidade protegida pelo mar e fortificações famosas, e de outros lugares, e finalmente em 671 ele venceu por cima dos egípcios. O faraó Taharka e o corte fugiram para o sul, origem da 25ª dinastia, e Assaradão instalou um governo em Mênfis e voltou.

Quando Assaradão morreu vítima de uma doença crónica estava a preparar uma nova campanha contra o Egipto, porque logo na saída do exército assírio Taharka começou com a reconquista do Egito. Foi sucedido por Assurbanípal na Assíria e por Samasumuquin na Babilónia.

Referências

Antecessor:
Senaqueribe
Rei da Assíria:
12 anos
Sucessor:
Assurbanípal