Sebastopol: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Correção
Linha 24: Linha 24:
|-----
|-----
| Prefeito
| Prefeito
| Sergey Menyaylo (interino)
| Serhiy Kunitsyn
|-----
|-----
| Código Postal
| Código Postal

Revisão das 11h57min de 16 de abril de 2014

 Nota: Para outros significados, veja Sebastopol (desambiguação).
Sebastopol / Sevastopol / Sebastópolis
Panorama de Sebastopol.
Estatísticas
População 379,200
Densidade 350/km²
Superfície 1,079 km²
Elevação 100 m
Prefeito Sergey Menyaylo (interino)
Código Postal 99000—99699
Sítio oficial http://sev.gov.ua/
Sebastopol em Branco na Crimeia
Sebastopol em Branco na Crimeia

Sebastopol ou Sevastopol (em ucraniano: Севасто́поль; em russo: Севасто́поль; em tártaro da Crimeia: Aqyar), ou ainda Sebastópolis,[1] é uma cidade pertencente República da Ucrânia, presentemente ocupada «De Facto» pela Federação Russa, com cerca de 330 000 habitantes localizada na península da Crimeia[2].

A Federação Russa, unico país que considera a cidade como território russo, considera Sebastopol como uma das três cidades russas com status especial de cidade federada da Rússia. A cidade ucrâniana, está ocupada pelas forças armadas russas desde Março de 2014, e abriga um importante polo industrial e turístico. As outras duas cidades com status de Cidade Federal dentro do território Russo são Moscou e São Petersburgo.

Sebastopol abriga uma grande base naval russa, cuja utilização foi autorizada pelo governo da Ucrânia. Após a ocupação militar, a Federação Russa passou a considerar a base como seu território. Nenhum país do mundo reconheceu no entanto aquela ocupação.

Sebastopol foi fundada pelos russos chefiados por Grigori Potemkin, em 1783, no lugar onde século V. C. existia uma colónia grega chamada Chersonesos e que, em ano 114 d. C., foi conquistada pelos romanos e pertenceu ao Império Otomano, até ter sido tomada pelos russos durante o reinado da imperatriz Catarina II. Ficou célebre na Guerra da Crimeia o Cerco de Sebastopol (1854-1855) em que o Império Russo foi derrotado, tendo sido a cidade ocupada pela França e pela Grã Bretanha. A cidade também esteve ocupada pelo exército alemão entre 3 de julho de 1942 e 9 de maio de 1944.

Em 1954 foi transferida, juntamente com a peninsula da Crimeia da República Soviética da Rússia para a República Soviética da Ucrânia.

Sebastopol tem um estatudo separado, e não é parte, portanto, da Crimea. Abrange o distrito de Balaclava. Nos tempos da União Soviética, Sebastopol foi declarada como cidade fechada.

Em Março de 2014 a Federação Russa declarou a cidade e a região da Crimeia como território da Federação Russa.

A declaração foi criticada pelos países membros da OTAN, mas os passos para garantir a ocupação do território prosseguiram sob a administração do presidente russo Vladimir Putin. Ele declarou na altura que o seu povo jamais se consideraria patriota se um dia tivesse que ir a Sebastopol e ver aviões e navios de guerra dos EUA estacionados na base militar desta cidade de sua grande pátria.

Demografia

A população da cidade de Sevastopol é de 342 451 habitantes (censo de 2001), sendo que é a mais populosa da península da Crimeia. Toda a área da cidade independente, incluída Balaclava, tem uma população de 961 885 (2008). Os russos são 71,6% dos habitantes, os ucranianos são 22,4% e os bielorrussos são 1,6%, há também uma parcela da população de origem tártara[3].

Referências

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Ucrânia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.