Santa Cruz do Arari: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 76: Linha 76:
{{esboço-municípiosbr/Pará}}
{{esboço-municípiosbr/Pará}}


[[Categoria:Municípios do Pará]]
[[Categoria:Municípios do Pará]]História

Santa Cruz do Arari a princípio era uma fazenda de criação de gado situada às margens do lago Arari, localizada nas terras de propriedade de Plácido José Pamplona, Alferes da infantaria do regimento de Macapá que recebeu por doação do Rei de Portugal Felipe IV a Sesmaria Santo Inácio onde foi fundada a fazenda Santa Cruz.


Segundo os antigos moradores quando a família Pamplona chegou em 1868 nestas terras todos ficaram encantados com a beleza do Lago Arari que era um santuário ecológico da Ilha do Marajó, aqui encontraram poucos habitantes e começaram então a povoar estas terras, por ser a fazenda Santa Cruz e localizar-se as margens do lago Arari, deram então o nome Santa Cruz do Arari.

Construíram casas residenciais, um apequena escola e um pequeno comércio. Em 1927 construíram a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré e também realizaram o primeiro círio, também organizaram uma banda musical comandada pelo Senhor Clodomir Batista Pamplona, fundaram ainda a primeira agremiação Esportiva “Santa Cruz do Arari Esporte Clube.”

Neste período foi fundada também a colônia de pescadores em 1937, no povoado de Jenipapo, onde funciona até os dias de hoje. Iniciaram a pesca, a criação de gado, construíram ainda uma delegacia de policia para manter a ordem e o respeito.

Transformaram Santa Cruz do Arari em um pequeno povoado, por questões políticas só no ano de 1956, Santa Cruz passou a ser uma vila, mesmo desfrutando uma enorme riqueza natural.


Santa Cruz do Arari não podia se desenvolver sócio, econômico e financeiro, porque vivia sobre os domínios do Município de Ponta de Pedras que por muitos anos dominou estas terras. Em 1960 o Deputado Romeu Santos, líder político na região do Arari, tomou conhecimento de tudo que ocorreu em Santa Cruz do Arari, encaminhando, em 29 de dezembro de 1960, à Assembléia Legislativa do Estado do Pará um Projeto de Lei de sua autoria pedindo a emancipação de Santa Cruz do Arari do município de Ponta de Pedras o que só ocorreu no ano de 1961 com o apoio do então Excelentíssimo Senhor Aurélio Correa do Carmo- Governador do Pará com a criação e aprovação da Lei Estadual nº 2.460, publicada no Diário Oficial nº 19.759 que criou o município de Santa Cruz do Arari, sendo reconhecido como município no dia 08 de abril de 1962.

Os Pamplona que mais se destacaram foram: Coronel Thomas do Espírito Santo Batista Pamplona, Capitão João Apolinário Batista Pamplona, Cel. Brondísio Bitencurt da Silva Pamplona, Tenente Henrique Avimar Pamplona, Cel. Eurípides Bentes Pamplona, Tabelião Clodomir Batista Pamplona, João Batista Pamplona(Delegado de Policia), Vicente da Cruz Pamplona(Criador de gado), Senhor João Farias Barros (proprietário de barcos), Senhor José Pamplona Beltrão (comerciante), Senhor Benjamim Gaioso Iglesias e outros que também contribuíram para o progresso de Santa Cruz do Arari.


Este município teve como primeiro Prefeito o Senhor João Pacheco da Cruz, em 1962, nomeado pelo Governador do Estado, Aurélio do Carmo.

No ano de 1963 foi eleito o primeiro Prefeito o Senhor Nestor Pamplona Barros que governou de 02 de janeiro de 1963 a 31 de janeiro de 1967.


Em 1967 foi eleita a Prefeita Senhora Gessy da Silva Beltrão Pamplona.
Em 1971 foi eleito o Senhor Aufrdemar de Oliveira Pantoja, ocupando este cargo somente por dois anos.

Em 1973 foi eleita a Prefeita Senhora Gessy da Silva Beltrão Pamplona.
Em 1977 foi eleito o Senhor Osmarino Pereira de Carvalho, que cumpriu seu mandato em seis anos.

Em 1983 foi eleito o Senhor Eurípides Bentes Pamplona Filho.
Em 1987 foi eleito o Senhor Eleci Pamplona Cabral, que teve o mandato cassado, substituído pelo Capitão da Policia Militar Jorge Mangabeira.

Em 1992 foi eleito o Senhor Fernando Antonio Lobato Tavares.
Em 1996 foi eleita a Senhora Betânia Beltrão Nahum.

Em 2000 foi eleito o Senhor Fernando Antonio Lobato Tavares, sendo reeleito no ano 2004.

Tendo uma área de 1.079 Km², hoje o Município de Santa Cruz do Arari conta com aproximadamente cinco mil novecentos e vinte e um habitantes, segundo dados do IBGE 2007 e a cada ano o município vem crescendo e se desenvolvendo com isso melhorando a vida de seus munícipes, a população tem energia elétrica 24 horas, abastecimento de água, conta com uma agencia dos Correios e Telégrafos e uma Casa Lotérica com agencia da Caixa Econômica Federal, tendo ainda inúmeros comércios de pequeno porte que vendem gêneros alimentícios, remédios, e outros. Em Santa Cruz existem três casa que funcionam como pousadas para receber os visitantes e aqueles que tem parentes se hospedam com os familiares, as pousadas são: Pousada da Dona Olga, Pousada da Dona Nilda e Tendo hoje como Prefeito Municipal Marcelo José Beltrão Pamplona.
Fonte: Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Arari

Revisão das 12h25min de 28 de abril de 2014

Santa Cruz do Arari
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Santa Cruz do Arari
Bandeira
Hino
Gentílico arariense
Localização
Localização de Santa Cruz do Arari no Pará
Localização de Santa Cruz do Arari no Pará
Localização de Santa Cruz do Arari no Pará
Santa Cruz do Arari está localizado em: Brasil
Santa Cruz do Arari
Localização de Santa Cruz do Arari no Brasil
Mapa
Mapa de Santa Cruz do Arari
Coordenadas 0° 39' 50" S 49° 09' 46" O
País Brasil
Unidade federativa Pará
Distância até a capital Não disponível
História
Fundação 8 de Abril de 1961
Administração
Prefeito(a) Marcelo José Beltrão Pamplona (2009 – 2012)
Características geográficas
Área total [1] 1 074,854 km²
População total (IBGE/2010[2]) 8 163 hab.
Densidade 7,6 hab./km²
Clima Não disponível
Altitude 6 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2010[3]) 0,557 baixo
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 19 927,110 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 3 219,24

Santa Cruz do Arari é um município brasileiro do estado do Pará. Localiza-se a uma latitude 00º39'48" sul e a uma longitude 49º10'30" oeste, estando a uma altitude de 6 metros. Sua população estimada em 2004 era de 5 510 habitantes. Possui uma área de 1079,579 km².

Ensino e Educação

Quando o tema é Educação Básica, dentre os projetos do Plano de Desenvolvimento da Educação, vinculado ao Ministério da Educação, executado pelo INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, na Região Norte, Estado do Pará, as Escolas Públicas Urbanas estabelecidas no município de Santa Cruz do Arari obtiveram os seguintes IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), em 2005, de um total de 1.177 avaliações, tendo sido vitoriosa a escola federal, em Belém, PA, Tenente Rego Barros (com 6,1):

IDEB, município, escola e ranking estadual
Nota Escola Ranking
2,4 Escola estadual João Apolinário Batista Pamplona 1006º


Referências

  1. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  2. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 22 de setembro de 2013 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 

Predefinição:Mesorregião do Marajó

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Pará é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

História

Santa Cruz do Arari a princípio era uma fazenda de criação de gado situada às margens do lago Arari, localizada nas terras de propriedade de Plácido José Pamplona, Alferes da infantaria do regimento de Macapá que recebeu por doação do Rei de Portugal Felipe IV a Sesmaria Santo Inácio onde foi fundada a fazenda Santa Cruz. 

Segundo os antigos moradores quando a família Pamplona chegou em 1868 nestas terras todos ficaram encantados com a beleza do Lago Arari que era um santuário ecológico da Ilha do Marajó, aqui encontraram poucos habitantes e começaram então a povoar estas terras, por ser a fazenda Santa Cruz e localizar-se as margens do lago Arari, deram então o nome Santa Cruz do Arari.  Construíram casas residenciais, um apequena escola e um pequeno comércio. Em 1927 construíram a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré e também realizaram o primeiro círio, também organizaram uma banda musical comandada pelo Senhor Clodomir Batista Pamplona, fundaram ainda a primeira agremiação Esportiva “Santa Cruz do Arari Esporte Clube.”

Neste período foi fundada também a colônia de pescadores em 1937, no povoado de Jenipapo, onde funciona até os dias de hoje. Iniciaram a pesca, a criação de gado, construíram ainda uma delegacia de policia para manter a ordem e o respeito.  Transformaram Santa Cruz do Arari em um pequeno povoado, por questões políticas só no ano de 1956, Santa Cruz passou a ser uma vila, mesmo desfrutando uma enorme riqueza natural. 

Santa Cruz do Arari não podia se desenvolver sócio, econômico e financeiro, porque vivia sobre os domínios do Município de Ponta de Pedras que por muitos anos dominou estas terras. Em 1960 o Deputado Romeu Santos, líder político na região do Arari, tomou conhecimento de tudo que ocorreu em Santa Cruz do Arari, encaminhando, em 29 de dezembro de 1960, à Assembléia Legislativa do Estado do Pará um Projeto de Lei de sua autoria pedindo a emancipação de Santa Cruz do Arari do município de Ponta de Pedras o que só ocorreu no ano de 1961 com o apoio do então Excelentíssimo Senhor Aurélio Correa do Carmo- Governador do Pará com a criação e aprovação da Lei Estadual nº 2.460, publicada no Diário Oficial nº 19.759 que criou o município de Santa Cruz do Arari, sendo reconhecido como município no dia 08 de abril de 1962.  Os Pamplona que mais se destacaram foram: Coronel Thomas do Espírito Santo Batista Pamplona, Capitão João Apolinário Batista Pamplona, Cel. Brondísio Bitencurt da Silva Pamplona, Tenente Henrique Avimar Pamplona, Cel. Eurípides Bentes Pamplona, Tabelião Clodomir Batista Pamplona, João Batista Pamplona(Delegado de Policia), Vicente da Cruz Pamplona(Criador de gado), Senhor João Farias Barros (proprietário de barcos), Senhor José Pamplona Beltrão (comerciante), Senhor Benjamim Gaioso Iglesias e outros que também contribuíram para o progresso de Santa Cruz do Arari. 

Este município teve como primeiro Prefeito o Senhor João Pacheco da Cruz, em 1962, nomeado pelo Governador do Estado, Aurélio do Carmo.  No ano de 1963 foi eleito o primeiro Prefeito o Senhor Nestor Pamplona Barros que governou de 02 de janeiro de 1963 a 31 de janeiro de 1967. 

Em 1967 foi eleita a Prefeita Senhora Gessy da Silva Beltrão Pamplona. Em 1971 foi eleito o Senhor Aufrdemar de Oliveira Pantoja, ocupando este cargo somente por dois anos.

Em 1973 foi eleita a Prefeita Senhora Gessy da Silva Beltrão Pamplona. Em 1977 foi eleito o Senhor Osmarino Pereira de Carvalho, que cumpriu seu mandato em seis anos.

Em 1983 foi eleito o Senhor Eurípides Bentes Pamplona Filho. Em 1987 foi eleito o Senhor Eleci Pamplona Cabral, que teve o mandato cassado, substituído pelo Capitão da Policia Militar Jorge Mangabeira.

Em 1992 foi eleito o Senhor Fernando Antonio Lobato Tavares. Em 1996 foi eleita a Senhora Betânia Beltrão Nahum.

Em 2000 foi eleito o Senhor Fernando Antonio Lobato Tavares, sendo reeleito no ano 2004.  Tendo uma área de 1.079 Km², hoje o Município de Santa Cruz do Arari conta com aproximadamente cinco mil novecentos e vinte e um habitantes, segundo dados do IBGE 2007 e a cada ano o município vem crescendo e se desenvolvendo com isso melhorando a vida de seus munícipes, a população tem energia elétrica 24 horas, abastecimento de água, conta com uma agencia dos Correios e Telégrafos e uma Casa Lotérica com agencia da Caixa Econômica Federal, tendo ainda inúmeros comércios de pequeno porte que vendem gêneros alimentícios, remédios, e outros. Em Santa Cruz existem três casa que funcionam como pousadas para receber os visitantes e aqueles que tem parentes se hospedam com os familiares, as pousadas são: Pousada da Dona Olga, Pousada da Dona Nilda e Tendo hoje como Prefeito Municipal Marcelo José Beltrão Pamplona. Fonte: Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Arari