População em idade ativa: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
atifa por ativa
pepe
Linha 1: Linha 1:
'''População em Idade Ativa''' ('''PIA''') é uma classificação [[idade|etária]] que compreende o conjunto de todas as [[pessoa]]s teoricamente aptas a exercer uma atividade [[economia|econômica]]. No [[Brasil]], a '''PIA''' é composta por toda população com 15 ou mais anos de idade<ref>[http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,ibge-muda-faixa-etaria-da-populacao-em-idade-ativa-na-pnad-2011,933448,0.htm IBGE muda faixa etária da população em idade ativa na Pnad 2011]</ref> e compreende as população economicamente ativa e a população não economicamente ativa.
'''População em Idade Ativa''' ('''PIA''') é uma classificação [[idade|etária]] que compreende o conjunto de todas as [[pessoa]]s teoricamente aptas a exercer uma atividade [[economia|econômica]]. No [[Brasil]], a '''PIA''' é composta por toda população com 15 ou mais anos de idade<ref>[http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,ibge-muda-faixa-etaria-da-populacao-em-idade-ativa-na-pnad-2011,933448,0.htm IBGE muda faixa etária da população em idade ativa na Pnad 2011]</ref> e compreende as população economicamente ativa e a população não economicamente ativa. pepe


*'''População Economicamente Ativa (PEA)''': compreende o potencial de [[mão-de-obra]] com que pode contar o setor produtivo, isto é, a população ocupada e a população desocupada.
*'''População Economicamente Ativa (PEA)''': compreende o potencial de [[mão-de-obra]] com que pode contar o setor produtivo, isto é, a população ocupada e a população desocupada.

Revisão das 22h12min de 7 de maio de 2014

População em Idade Ativa (PIA) é uma classificação etária que compreende o conjunto de todas as pessoas teoricamente aptas a exercer uma atividade econômica. No Brasil, a PIA é composta por toda população com 15 ou mais anos de idade[1] e compreende as população economicamente ativa e a população não economicamente ativa. pepe

  • População Economicamente Ativa (PEA): compreende o potencial de mão-de-obra com que pode contar o setor produtivo, isto é, a população ocupada e a população desocupada.
    • População Ocupada: aquelas pessoas que trabalham, incluindo:
      • Empregados - pessoas que trabalham para um empregador ou mais, cumprindo uma jornada de trabalho, recebendo em contrapartida uma remuneração em dinheiro ou outra forma de pagamento (moradia, alimentação, vestuário, etc.). Incluem-se entre as pessoas empregadas aquelas que prestam serviço militar obrigatório e os clérigos. Os empregados são classificados segundo a existência ou não de carteira de trabalho assinada.
      • Conta Própria - aqueles que exploram uma atividade econômica ou exercem uma profissão ou ofício e não têm empregados.
      • Empregadores - aqueles que exploram uma atividade econômica ou exercem uma profissão ou ofício, com um ou mais empregados.
      • Não Remunerados - pessoas que exercem uma ocupação econômica, sem remuneração, pelo menos 15 horas na semana, ajudando a um membro da unidade domiciliar em sua atividade econômica, ou ajudando a instituições religiosas, beneficentes ou cooperativas, ou, ainda, como aprendiz ou estagiário.
    • População Desocupada: pessoas que não têm trabalho, mas estão dispostas a trabalhar, e que, para isso, tomam alguma providência efetiva (consultando pessoas, jornais, etc.).
  • População não Economicamente Ativa (PNEA) ou População Economicamente Inativa (PEI): são as pessoas não classificadas como ocupadas ou desocupadas, ou seja, pessoas incapacitadas para o trabalho ou que desistiram de buscar trabalho ou não querem mesmo trabalhar. Inclui os incapacitados, os estudantes e as pessoas que cuidam de afazeres domésticos.[2] Inclui também os "desalentados" - pessoas em idade ativa que já não buscam trabalho, uma vez que já o fizeram e não obtiveram sucesso. O IBGE considera desalentado aquele que está desempregado e há mais de um mês não busca emprego.

O conjunto de pessoas com menos de 10 anos de idade corresponde à População em Idade Economicamente Não-Ativa (PINA).

Apesar da proibição legal, o trabalho infantil é considerado pelo IBGE para o cálculo da PEA, a partir de 10 anos de idade, por ser uma prática ainda explorada.[3]

Referências

Ver também

Ligações externas