Grande circulação: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 1: Linha 1:
{{sem-fontes|data=junho de 2009}}
{{sem-fontes|data=junho de 2009}}
[[Ficheiro:Heart-and-lungs.jpg|thumb]]
[[Ficheiro:Heart-and-lungs.jpg|thumb]]
'''Grande circulação''' é a parte do [[sistema circulatório]] que transporta o [[sangue]] [[Oxigénio|oxigenado]] para longe do coração para o [[corpo]], e retorna o sangue desoxigenado de volta para o coração. A designação dada à parte da circulação sanguínea na qual o sangue do ventrículo esquerdo vai para todo o organismo, pela artéria aorta, e do organismo até o átrio direito, pela veia cava. Inicia-se:
'''Grande circulação ou Circulação Sistêmica''' é a parte do [[sistema circulatório]] que transporta o [[sangue]] [[Oxigénio|oxigenado]] para longe do coração para o [[corpo]], e retorna o sangue desoxigenado de volta para o coração. A designação dada à parte da circulação sanguínea na qual o sangue do ventrículo esquerdo vai para todo o organismo, pela artéria aorta, e do organismo até o átrio direito, pela veia cava. Inicia-se:
ventrículo esquerdo e termina no átrio direito do coração.
ventrículo esquerdo e termina no átrio direito do coração.



Revisão das 02h26min de 21 de maio de 2014

Grande circulação ou Circulação Sistêmica é a parte do sistema circulatório que transporta o sangue oxigenado para longe do coração para o corpo, e retorna o sangue desoxigenado de volta para o coração. A designação dada à parte da circulação sanguínea na qual o sangue do ventrículo esquerdo vai para todo o organismo, pela artéria aorta, e do organismo até o átrio direito, pela veia cava. Inicia-se: ventrículo esquerdo e termina no átrio direito do coração.

Contexto

O sangue arterial é bombeado pela contração do ventrículo esquerdo para a artéria aorta. Esta divide-se para os órgãos principais do nosso corpo (com exceção dos pulmões), onde o sangue realiza trocas de substâncias com os tecidos, necessárias na manutenção da homeostasia e também onde o oxigênio é consumido . O sangue venoso pobre em oxigênio (nesta etapa da circulação, já que o mesmo não acontece na pequena circulação) volta ao coração pelas veias cavas, introduzindo-se no átrio direito. Do átrio direito o sangue passa para o ventrículo direito através do orifício atrioventricular, onde existe a valva tricúspide.

A aorta, ponto de início da grande circulação, parte do ventrículo esquerdo, forma um grande arco, que se dirige para trás e para a esquerda (croça da aorta), segue verticalmente para baixo, seguindo a coluna vertebral, atravessa depois o diafragma e penetra na cavidade abdominal. Ao fim do seu trajeto, a aorta se divide nas duas artérias ilíacas, que vão aos membros inferiores.

Da aorta se destacam numerosos ramos que levam o sangue a várias regiões do organismo.

Da croça da aorta partem as artérias subclávias que vão aos membros superiores e as artérias carótidas que levam o sangue à cabeça.

Da aorta torácica partem as artérias bronquiais, que vão aos brônquios e aos pulmões, as artérias do esôfago e as artérias intercostais.

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-circulatorio/pequena-e-grande-circulacao.php

Ícone de esboço Este artigo sobre Anatomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.