Liampó: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 2: Linha 2:
[[Ficheiro:Ningbo_Tianyi_Square.jpg|thumb|right]]
[[Ficheiro:Ningbo_Tianyi_Square.jpg|thumb|right]]
[[Ficheiro:Ningbo in China.png|thumb|right|Localização de Ningbo]]
[[Ficheiro:Ningbo in China.png|thumb|right|Localização de Ningbo]]
'''Ningbo''' (chinês simplificado: 宁波; chinês tradicional: 宁波 pinyin;) é um porto com status administrativo. A cidade tem uma população de 2.201.000 e está localizado no nordeste da província de Zhejiang, na China. Situada a sul da Baía de Hangzhou, e de frente para o Mar da China Oriental, a leste, fronteiras Ningbo Shaoxing a oeste e ao sul Taizhou, e é separado Zhoushan por um corpo de água estreito.
'''Ningbo''' (chinês simplificado: 宁波; chinês tradicional: Níng ​bō pinyin;) é um porto com status administrativo. A cidade tem uma população de 2.201.000 e está localizado no nordeste da província de Zhejiang, na China. Situada a sul da Baía de Hangzhou, e de frente para o Mar da China Oriental, a leste, fronteiras Ningbo Shaoxing a oeste e ao sul Taizhou, e é separado Zhoushan por um corpo de água estreito.
== História ==
== História ==
Ningbo é uma das cidades mais antigas da China, com uma história que nasceu a 4800 aC. Uma vez conhecido como Mingzhou (明州), Ningbo era conhecida como uma cidade comercial na Rota da Seda, pelo menos, dois mil anos atrás, e depois como um grande porto, junto com Yangzhou e Guangzhou na dinastia Tang, daí em diante, os principais portos de comércio exterior na Dinastia Song.
Ningbo é uma das cidades mais antigas da China, com uma história que nasceu a 4800 aC. Uma vez conhecido como Mingzhou (明州), Ningbo era conhecida como uma cidade comercial na Rota da Seda, pelo menos, dois mil anos atrás, e depois como um grande porto, junto com Yangzhou e Guangzhou na dinastia Tang, daí em diante, os principais portos de comércio exterior na Dinastia Song.

Revisão das 14h17min de 23 de maio de 2014

Localização de Ningbo

Ningbo (chinês simplificado: 宁波; chinês tradicional: Níng ​bō pinyin;) é um porto com status administrativo. A cidade tem uma população de 2.201.000 e está localizado no nordeste da província de Zhejiang, na China. Situada a sul da Baía de Hangzhou, e de frente para o Mar da China Oriental, a leste, fronteiras Ningbo Shaoxing a oeste e ao sul Taizhou, e é separado Zhoushan por um corpo de água estreito.

História

Ningbo é uma das cidades mais antigas da China, com uma história que nasceu a 4800 aC. Uma vez conhecido como Mingzhou (明州), Ningbo era conhecida como uma cidade comercial na Rota da Seda, pelo menos, dois mil anos atrás, e depois como um grande porto, junto com Yangzhou e Guangzhou na dinastia Tang, daí em diante, os principais portos de comércio exterior na Dinastia Song. Durante a Segunda Guerra Mundial em 1940, o Japão bombardeou com pulgas Ningbo carregando a peste bubônica.

Liampó

A cidade de Ningbo era conhecido na Europa por um longo tempo sob o nome de Liampó. Esta era a ortografia usual utilizada na historiografia Portuguesa, apesar de João de Barros explicar que Liampó era uma "corrupção" Portuguesa de Nimpó[1]. Liampó também aparece na Peregrinação de Fernão Mendes Pinto. No meio do século XVI, o promontório que os portugueses chamavam "Cabo de Liampó" a partir da "ilustre cidade" vizinha foi o ponto mais oriental conhecido pelos portugueses da Ásia continental. [1] Os Portugueses começaram a negociar em Ningbo em torno de 1522. Por alturas de 1540, os Portugueses tinham uma comunidade considerável em Ningbo (ou, mais provavelmente, em pequenas ilhas próximas). As actividades dos portugueses a partir de sua base de Ningbo incluíam pilhagem e ataques a várias cidades portuárias chinesas ao redor de Ningbo. E também faziam escravos durante suas incursões. No final de 1540, viviam lá mais de 3.000 pessoas, cerca de 1.200 deles Portugueses.[2].

Em 1542, os Portugueses obtiveram a permissão de comerciar aí, usando coerção e suborno, e floresceram, mas sua ganância levou à sua expulsão esse mesmo ano : em retaliação, as forças Ming exterminaram toda a comunidade Portuguesa de Ningbo, no "massacre de Ningbo" em que uma força de 60.000 soldados chineses desceu sobre a comunidade, e 800 dos 1.200 habitantes Portugueses foram massacrados, e 25 navios portugueses e 42 juncos foram destruídos[3][4].

Geografia e Clima

  • Ningbo abrange uma área de 9,365 mil quilômetros quadrados e tem um litoral total de 1.562 km (971 milhas), incluindo 788 km (490 milhas) da costa continental e 774 km (481 milhas) da costa ilha.
   * Características climáticas: clima subtropical úmido, com clima temperado e úmido e quatro estações distintas.
   * Temperatura média anual, 16,2°C (61,2°F).
   * Precipitação média: 1.110 mm.

Economia

Ningbo é não só uma cidade portuária muito importante, mas também o motor da economia, na costa leste da China. A cidade portuária de comércio exterior que começou no século 7, Ningbo se tornou um grande exportador de produtos de consumo, produtos elétricos, têxteis, alimentos e ferramentas industriais na China de hoje. Apesar de Ningbo é famosa por sua indústria de negociação, a ligação da cidade com outras grandes cidades na costa leste da China, como Shanghai, não é muito grande, devido às desvantagens geográficas. Porém em 2008 foi construida uma ponte sob o mar de 33km que possibilita viagem para Xangai em menos de 2 horas.


Turismo

  • Baoguo Temple, a mais antiga estrutura de madeira intacto no sul da China, está localizado no Distrito Jiangbei, 15 km ao norte da cidade de Ningbo.
  • Torre Tianfeng
  • Templo Tiantong
  • Praça de Tian Yi
  • Lago Dongqian
  • Templo Xuedou
  • Relíquias Hemudu
  • Lago Jiulong
  • Montanhan Zhaobao
  • Monte Parque Temático Phoenix
  • Templo Ahyuwang
  • Ilhas Yushan

[5] NingBo [6] NbJiangBei

Referências

  1. a b João de Barros,Décadas da Ásia; primeira Década, livro IX, Capítulo VII. Lisboa, 1552
  2. Sergeĭ Leonidovich Tikhvinskiĭ (1983). Modern history of China. Progress Publishers. p. 57.
  3. Ernest S. Dodge (1976). Islands and Empires: Western Impact on the Pacific and East Asia. Volume 7 of Europe and the World in Age of Expansion. U of Minnesota Press. p. 226. ISBN 0816608539. Retrieved 18 October 2011.
  4. A.J. Johnson Company (1895). Charles Kendall Adams. ed. Johnson's universal cyclopedia: a new edition. Volume 6 of Johnson's Universal Cyclopædia. NEW YORK: D. Appleton, A.J. Johnson. p. 202. Retrieved 18 July 2011.
  5. http://www.ningbo.gov.cn/
  6. http://www.nbjiangbei.gov.cn/art/2008/4/28/art_579_33685.html


Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da China é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Predefinição:Link GA