Saltar para o conteúdo

Diferenças entre edições de "Sebastopol"

15 bytes adicionados ,  19h14min de 16 de junho de 2014
m
Edição de formatação dos títulos e subtítulos
m (Correção quanto à validade da anexação da Península da Crimeia como território russo, uma vez que os órgãos internacionais manifestaram-se contrários, declarando-a ilegal e ilegítima.)
m (Edição de formatação dos títulos e subtítulos)
Sebastopol abriga uma grande base naval russa, construída para abrigar a Frota do Mar Negro da marinha da então União Soviética. Em Maio de 2014, por meio de um referendo realizado na região da Criméia, a região foi anexada irregularmente pela Federação Russa, contrariando as determinação da ONU, OTAN e do governo ucraniano, que não deram legitimidade ao referendo e invalidaram seu resultado.
 
== História ==
HISTÓRIA ANTIGA
 
=== Antiguidade ===
Sebastopol foi fundada pelos russos chefiados por [[Grigori Potemkin]], em [[1783]], no lugar onde século V. C. existia uma colónia grega chamada [[Chersonesos]] e que, em ano 114 d. C., foi conquistada pelos romanos e pertenceu ao Império Otomano, até ter sido tomada pelos russos durante o reinado da imperatriz Catarina II. Ficou célebre na [[Guerra da Crimeia]] o [[Cerco de Sebastopol (1854-1855)|Cerco de Sebastopol]] (1854-1855) em que o Império Russo foi derrotado, tendo sido a cidade ocupada pela França e pela Grã Bretanha. A cidade também esteve ocupada pelo exército [[Alemanha|alemão]] entre [[3 de julho]] de [[1942]] e [[9 de maio]] de [[1944]].
 
=== Época Soviética ===
ÉPOCA SOVIÉTICA
 
Para incrementar o desenvolvimento industrial, em 1954 Sebastopol foi transferida, juntamente com a península da Crimeia da República Soviética da Rússia para a República Soviética da Ucrânia. Sebastopol tem um estatuto separado, e não é parte, portanto, da Crimea. Abrange o distrito de [[Balaclava (Ucrânia)|Balaclava]]. Nos tempos da [[União Soviética]], Sebastopol foi declarada como [[cidade fechada]].
 
=== Atualmente ===
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA
 
Em Março de 2014 a Federação Russa reconheceu a cidade e a região da Crimeia como território da Federação Russa. A população da Crimeia está totalmente adaptada ao status da cidadania russa uma vez que aneava por isso há mais de 40 anos.O polo industrial da cidade de Sebastopol continua suas atividades produtivas associadas ao mercado a CEI.
 
14

edições