Fazenda: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Foram revertidas as edições de 189.27.0.181 para a última revisão de Ródi, de 16h02min de 27 de outubro de 2013 (UTC)
Aleth Bot (discussão | contribs)
m Bot: Correcção de afluentes
Linha 8: Linha 8:


== Tipos de fazendas ==
== Tipos de fazendas ==
As produções de [[fruta]]s e [[castanha]]s são chamadas de [[pomar]]; vinhedos produzem [[uva]]s. O [[estábulo]] é usado para operações que envolvem [[cavalo|equinos]] e outros animais como também [[gado]]. O termo fazenda pode ainda ser aplicado a fazendas de aquacultura, para produção de [[peixe]]s visando o mercado alimentício ou ornamentário. Eventualmente o termo fazenda pode ainda ser usado para terrenos de produção florestal, que visam a produção de [[árvore]]s para madeireiras, [[reflorestamento]] ou uso decorativo. Uma plantação geralmente utiliza grande espaço de terra em que [[algodão]], [[tabaco]], [[café]] e [[cana de açúcar]] são cultivados, usualmente por trabalhadores residentes na própria fazenda.
As produções de [[fruta]]s e [[castanha]]s são chamadas de [[pomar]]; vinhedos produzem [[uva]]s. O [[estábulo]] é usado para operações que envolvem [[cavalo|equinos]] e outros animais como também [[gado]]. O termo fazenda pode ainda ser aplicado a fazendas de aquacultura, para produção de [[peixe]]s visando o mercado alimentício ou ornamentário. Eventualmente o termo fazenda pode ainda ser usado para terrenos de produção florestal, que visam a produção de [[árvore]]s para madeireiras, [[reflorestamento]] ou uso decorativo. Uma plantação geralmente utiliza grande espaço de terra em que [[algodão]], [[tabaco]], [[café]] e [[cana-de-açúcar|cana de açúcar]] são cultivados, usualmente por trabalhadores residentes na própria fazenda.


<gallery>
<gallery>

Revisão das 18h07min de 20 de junho de 2014

 Nota: Para outros significados, veja Fazenda (desambiguação).
Fazenda em São Paulo, Brasil.

Uma fazenda (português brasileiro) ou quinta (português europeu) ou machamba (português moçambicano), é um imóvel ou terreno básico para a prática da agricultura e da pecuária. Fazenda e herdade são também termos comuns para este tipo de terrenos.

A propriedade geralmente inclui diversas estruturas, com o objetivo primário de produção e gerenciamento de alimentos, como também de gado (veja também rancho). Fazendas podem ser dirigidas por simples indivíduos, famílias, ou comunidades, ou por corporações e companhias. Uma fazenda pode ser de uma fração de hectare até milhares de hectares.

Tipos de fazendas

As produções de frutas e castanhas são chamadas de pomar; vinhedos produzem uvas. O estábulo é usado para operações que envolvem equinos e outros animais como também gado. O termo fazenda pode ainda ser aplicado a fazendas de aquacultura, para produção de peixes visando o mercado alimentício ou ornamentário. Eventualmente o termo fazenda pode ainda ser usado para terrenos de produção florestal, que visam a produção de árvores para madeireiras, reflorestamento ou uso decorativo. Uma plantação geralmente utiliza grande espaço de terra em que algodão, tabaco, café e cana de açúcar são cultivados, usualmente por trabalhadores residentes na própria fazenda.

Fazendas urbanas

Cidades nos EUA, com decréscimo no total de habitantes, apresentam grandes quantidades de edificações abandonadas e uma proposta é transformar estas áreas em grandes fazendas no território urbano.[1]

Ver também

Referências

  1. «Fazendas urbanas». Scientific American Brasil. 8 de setembro de 2011. Consultado em 8 de setembro de 2011 
Ícone de esboço Este artigo sobre Agricultura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Fazenda