Expensive Soul: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Acrescentar album
Linha 57: Linha 57:


== Discografia ==
== Discografia ==
* Sonhador (CD, 2014)
* [[B.I.]] (CD, 2004)
* [[B.I.]] (CD, 2004)
* [[Alma Cara]] (CD, 2006)
* [[Alma Cara]] (CD, 2006)
* [[Utopia (álbum)|Utopia]] (CD, 2010)
* [[Utopia (álbum)|Utopia]] (CD, 2010)
* [Expensive Soul Symphonic Experience] (DVD, 2012)
* Expensive Soul Symphonic Experience] (DVD, 2012)
* Sonhador (CD, 2014)


{{Referências}}
{{Referências}}

Revisão das 10h17min de 13 de julho de 2014


Expensive Soul
Informação geral
Origem Leça da Palmeira
País Portugal Portugal
Gênero(s) Hip Hop Rap Soul R&B
Período em atividade 1999-atualidade
Integrantes New Max (voz, produção e composição)
Demo (MC)
Isabel Milheiro, Cluadino Milheiro, Cati Freitas (coro)
Sérgio Marques (baixo)
Sérgio Silva (bateria)
Adres Tarabbia (percussão)
Lino Matos (guitarra)
Gileno Santana (trompete)
João Martins (saxofone)
Paulo Gravato (saxofone barítono)
Página oficial Sítio oficial

Os Expensive Soul são um grupo composto por Demo (MC) e New Max (Mc/Produtor), naturais de Leça da Palmeira.

Começaram em 1999 mas apenas em 2004 ficaram conhecidos com a edição do seu 1º álbum "B.I.".

O seu estilo de música é difícil de categorizar. Eles possuem uma sonoridade que vai desde o Soul/Reggae até ao R&B/Hip-Hop. Os Expensive Soul destacam-se também pelo facto de serem o primeiro grupo em Portugal de matriz hip hop com banda ao vivo, a Jaguar Band.

Historial

Os Expensive Soul são uma banda portuguesa, natural de Leça da Palmeira, com um género de música muito próprio, inspirado pelo r'n'b, soul, funk, 2-step, hip hop e reggae, que conquistaram muitos fãs com as suas prestações ao vivo, letras em português e com a atitude com que se dedicam ao que fazem.

O projecto nasceu no final da década de 90, quando New Max e Demo (vocalistas), que andaram juntos na mesma turma, se juntaram para transformar um sonho em realidade: fazer música.

Demo desafiou Max a participar num concurso da Antena 3. O grupo foi um dos vencedores da iniciativa do Projecto Vida e da Antena 3 destinada a eleger os doze melhores temas de hip-hop que tivessem a droga como alvo [1]. Como prémio foram lá atuar e esta foi a sua estreia ao vivo. Em 2000, os Expensive Soul foram convidados para assegurarem a primeira parte dos concertos de Kika Santos.

Depois deste concerto, os vocalistas acharam que necessitavam de uma banda suporte. Então, uma banda completa com baixo, bateria, coros, guitarras e teclas ganha forma na Jaguar Band e juntam-se aos vocalistas dos Expensive Soul, fazendo com que fosse o primeiro grupo, em Portugal, de matriz hip hop, com banda ao vivo.

Juntos registarem o seu álbum de estreia - o álbum B.I.- que foi publicado em 2004 e gravado no estúdio caseiro do vocalista e lançado pela sua editora independente, New Max Records. As músicas conquistaram os “media” mais exigentes e foi inserido no catálogo da EMI que relançou o disco em 2005.

Foi feita uma sincronização de um tema do disco”, na série Morangos com Açúcar, que foi uma das chaves de abertura de um ano em cheio, coroado a 7 de Dezembro com a atuação no MTV Live. A partir daí atuaram, como artistas de 1ª linha da música portuguesa, em grandes palcos de norte a sul do país.

Em 2006, começaram a trabalhar no seu 2º álbum de originais, com o nome Alma Cara (tradução do nome da banda) e que recebeu aplausos generalizados por parte dos “media”. Este disco valeu-lhes uma nomeação MTV na categoria “Best Portuguese Act” dos “European Music Awards”.

Gravaram ainda um tema com Bianca para a versão portuguesa do filme High School Musical 2 da Disney, em 2007.

2010 é um ano decisivo no crescimento da popularidade do grupo, graças ao seu terceiro álbum, Utopia, e sobretudo à canção 'O Amor é Mágico', que assaltou as principais rádios portuguesas e renovou o interesse do público desencadeando uma série de pedidos para concertos. Segundo Demo e New Max, o título “Utopia” tem tudo a ver com as canções, pois estas relatam um mundo real ou imaginado por eles para atingirem a perfeição.

Foi anunciado a 19 de setembro de 2011, que a banda está nomeada para os prémios MTV Europe Music Awards, na categoria "Best Portuguese Act".[1]

Em 28 de abril de 2012, no âmbito da Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, acontece a «Expensive Soul Symphonic Experience». Com direção do Maestro Rui Massena, atuam, no Multiusos daquela Cidade, para um público entusiasta de 6500 pessoas, acompanhados pela Fundação Orquestra Estúdio, por um coro de cerca de 50 vozes do Norte e pelo ribombar das caixas e bombos do grupo dos Velhos Nicolinos. O concerto foi filmado pela RTP e editado em DVD.

'O Amor é Mágico' é escolhida para genérico da novela Doida Por Ti da TVI e volta a ser destacada nas rádios e televisões.

Gravam uma nova versão de 'Mr Dow Jones' no álbum de Rui Veloso lançado em finais de 2012.

O grupo já revelou que 2013 vai ser o ano do seu quarto álbum que será um disco mais orgânico e mais curto que os anteriores [2]. As letras das músicas do grupo revelam uma madura consciência social, passando uma mensagem activista sem acinzentar a alegria festiva e o clima de diversão que caracteriza as suas canções. Muito trabalho e profissionalismo são outras das características da banda, que passa horas no estúdio, na sala de ensaios e na estrada.

Álvaro Costa define a “onda” Expensive Soul

“Soul City, a cidade do funky puro,
onde a alma nunca acaba.
Mais uma noite e aqui estou na Soul City.
'Vibração estéreo.
Do hip-hop, ao reggae, ao soul.
'Nada mais forte do que isto.

Perto de nós, na 1ª fila da vida.
Na cidade, onde a alma nunca acaba.

Noites longas, aqui estou eu na Soul City.
Deliciada de vibrações estéreo.
Na cidade do funky puro.
Desperta o que tens dentro de ti.
Sintoniza-te; Goza; Desfruta.
Nada, mas nada, é mais forte do que isto.
Isto é soul, a tua vibração em estéreo.
Onde a alma nunca acaba.”

Discografia

  • B.I. (CD, 2004)
  • Alma Cara (CD, 2006)
  • Utopia (CD, 2010)
  • Expensive Soul Symphonic Experience] (DVD, 2012)
  • Sonhador (CD, 2014)

Referências

  1. «Aurea e The Gift entre nomeados da MTV para «Best Portuguese Act»». SAPO. Musica.sapo.pt. 19 de setembro de 2011. Consultado em 24 de setembro de 2011 

Ligações externas