Família real: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 30: Linha 30:


== Família real belga ==
== Família real belga ==
A [[Família real belga]] pertence à [[Casa de Saxe-Coburgo-Gota]], uma [[casa real|casa dinástica]] [[Europa|europeia]], sendo um ramo da saxónica [[Dinastia Wettin]]. Reina na [[Bélgica]] por meio dos descendentes de [[Leopoldo I da Bélgica]] por meio dos descendentes de [[Alberto de Saxe-Coburgo-Gota]], sendo a atual [[Anexo:Lista de reis da Bélgica|Casa Real belga]]; [[Jorge V do Reino Unido]].
A [[Família real belga]] pertence à [[Casa de Saxe-Coburgo-Gota]], uma [[casa real|casa dinástica]] [[Europa|europeia]], sendo um ramo da saxónica [[Dinastia Wettin]]. Reina na [[Bélgica]] por meio dos descendentes de [[Leopoldo I da Bélgica]].


== Família imperial japonesa ==
== Família imperial japonesa ==

Revisão das 17h04min de 15 de julho de 2014

Membros da família real britânica na varanda do Palácio de Buckingham.
Família real norueguesa.


Família real dinamarquesa, no Palácio de Amalienborg.
Família real sueca.

A família real é a família alargada de um monarca. Geralmente, o chefe de uma família real é um rei ou uma rainha. O termo "Família Imperial", mais adequadamente, descreve a família alargada de um imperador ou imperatriz, enquanto que os termos "família ducal", "família grã-ducal" ou "família do principado" são os mais adequados, em referência aos familiares de um duque, grão-duque, ou príncipe.

É também considerado adequado, em alguns círculos, de remeter para as relações alargadas de um monarca deposto os seus descendentes como sendo membros da família real.

Família real britânica

A família inclui a rainha Isabel II do Reino Unido e seus parentes diretos. Pertencem à Casa de Windsor desde 1917, quando o rei Jorge V (avô de Isabel II) decretou o fim dos títulos germânicos e a Casa de Saxe-Coburgo-Gota. A sua residência oficial é o Palácio de Buckingham.

Família real portuguesa

A família real portuguesa é a família constituída pelos monarcas portugueses e pelos seus familiares directos. Após a implantação da república em 5 de Outubro de 1910, Portugal deixou de ter oficialmente uma família real. Actualmente, a família da Casa de Bragança assume a titularidade da Família Real portuguesa.

Família real espanhola

A família real espanhola compreende o rei Filipe V da Espanha e seus parentes diretos.

Família real dinamarquesa

A família real dinamarquesa inclui a rainha Margarida II da Dinamarca e a sua família. Todos os membros possuem o título de príncipe ou princesa da Dinamarca com o estilo de seu ou Sua Alteza Real, ou Seu ou Sua Alteza. Os filhos da rainha e respectivas esposas também recebem o titulo de Conde de Monpezat.

Família real sueca

A família real sueca desde 1818 consiste num número de pessoas na Casa Real Sueca de Bernadotte, intimamente relacionadas com o rei da Suécia. Têm direito a títulos reais e estilo (maneira de endereço), e alguns executam compromissos oficiais e deveres cerimoniais de Estado. A família alargada do Rei consiste em outros parentes próximos que não são reais.

Família real holandesa

Os Países Baixos constituem uma monarquia constitucional independente desde 16 de março de 1815 e tem como soberana a Casa de Orange-Nassau. O atual monarca é o rei Guilherme Alexandre, aclamado em 30 de abril de 2013 - após a abdicação de sua mãe, a rainha Beatriz.

Família real belga

A Família real belga pertence à Casa de Saxe-Coburgo-Gota, uma casa dinástica europeia, sendo um ramo da saxónica Dinastia Wettin. Reina na Bélgica por meio dos descendentes de Leopoldo I da Bélgica.

Família imperial japonesa

A Família imperial japonesa compreende os membros da família do Imperador do Japão. Sob a atual constituição do Japão, o Imperador é o símbolo do Estado e da unidade do povo. Embora ele não seja um chefe de Estado, é freqüentemente tratado como tal. Membros da Casa Imperial do Japão realizam deveres sociais e cerimoniais, mas não têm papéis nas relações do governo.

A monarquia japonesa é a mais antiga do mundo, reconhecendo 125 monarcas legítimos desde a acessão do Imperador Jimmu (remonta a 660 a.C.). O atual Imperador é Akihito.

Lista de Famílias Reais Reinantes

Lista de Famílias Reais Não-Reinantes

Ver também

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.