Otão IV do Sacro Império Romano-Germânico: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
OTAVIO1981 (discussão | contribs)
Linha 40: Linha 40:
Otto nasceu na [[Normandia]], filho de [[Henrique, o Leão]], [[Duque da Baviera]] e da [[Duque da Saxônia|Saxônia]], e de [[Matilde de Inglaterra, Duquesa da Saxônia]].
Otto nasceu na [[Normandia]], filho de [[Henrique, o Leão]], [[Duque da Baviera]] e da [[Duque da Saxônia|Saxônia]], e de [[Matilde de Inglaterra, Duquesa da Saxônia]].


Ele cresceu na Inglaterra sob os cuidados de seu avô o rei [[Henrique II da Inglaterra|Henrique II]]. Oto tonrou-se amigo de [[Ricardo I da Inglaterra]], que tentou fazê-lo [[Conde de York]], e, através de casamento, [[rei da Escócia]]. Ambos falharam e, em [[1196]], ele foi feito [[conde de Poitou]], por Ricardo, quando participava na guerra contra a [[França]] no lado dele.
Ele cresceu na Inglaterra sob os cuidados de seu avô o rei [[Henrique II da Inglaterra|Henrique II]]. Oto tonrou-se amigo de [[Ricardo I da Inglaterra]], que tentou fazê-lo [[Conde de Iorque]], e, através de casamento, [[rei da Escócia]]. Ambos falharam e, em [[1196]], ele foi feito [[Conde de Poitou]], por Ricardo, quando participava na guerra contra a [[França]] no lado dele.


[[Ficheiro:Otto IV. und Papst Innocenz III. reichen sich vor den ankommenden Schiffen Friedrichs II. die Hände.jpg|thumb|esquerda|150px|Oto IV e o [[Papa Inocêncio III]] se cumprimentando.]]
[[Ficheiro:Otto IV. und Papst Innocenz III. reichen sich vor den ankommenden Schiffen Friedrichs II. die Hände.jpg|thumb|esquerda|150px|Oto IV e o [[Papa Inocêncio III]] se cumprimentando.]]

Revisão das 02h05min de 25 de julho de 2014

Otão IV
Sacro Imperador Romano-Germânico
Otão IV do Sacro Império Romano-Germânico
Sacro Imperador Romano-Germânico
Reinado 1209 - 1215
Coroação 21 de outubro de 1209,Roma
predecessor Henrique VI
sucessor Frederico II
Rei dos Romanos
Reinado 1198 - 1209
Coroação 12 de julho 1198,Aachen
Predecessor(a) Henrique VI
Sucessor(a) Frederico II
Rei da Itália
Reinado 1208 – 1212
Predecessor(a) Henrique VI
Sucessor(a) Henrique VII
Rei da Borgonha
Reinado 1208 - 1215
Predecessor(a) Filipe da Suábia
Sucessor(a) Frederico II
 
Nascimento 1175
Morte 19 de maio de 1218 (43 anos)
  Harzburg
Sepultado em Catedral de Brunsvique
Esposas Beatriz da Suábia
Maria de Brabant
Casa Casa de Welf
Pai Henrique, o Leão
Mãe Matilde de Inglaterra
Religião Cristianismo

Oto IV de Brunswick (1175 ou 1176 – 19 de maio de 1218) foi um de dois imperadores rivais do Sacro Império Romano-Germânico de 1198 em diante, rei único de 1208 em diante, e imperador a partir de 1209. O único rei da dinastia Guelfo, foi deposto em 1215.

Biografia

Otto nasceu na Normandia, filho de Henrique, o Leão, Duque da Baviera e da Saxônia, e de Matilde de Inglaterra, Duquesa da Saxônia.

Ele cresceu na Inglaterra sob os cuidados de seu avô o rei Henrique II. Oto tonrou-se amigo de Ricardo I da Inglaterra, que tentou fazê-lo Conde de Iorque, e, através de casamento, rei da Escócia. Ambos falharam e, em 1196, ele foi feito Conde de Poitou, por Ricardo, quando participava na guerra contra a França no lado dele.

Oto IV e o Papa Inocêncio III se cumprimentando.

Após a morte do imperador Henrique VI, alguns dos príncipes do império elegeram seu irmão, Filipe da Suábia, rei em março de 1198. O papado, sob a direcção do papa Inocêncio III, aproveitou a oportunidade para estender suas influência e aproveitar a vulnerabilidade do império e usou seu poder para eleger Oto, cuja família era oposta à casa de Hohenstaufen. Oto também parecia disposto a conceder quaisquer reivindicações que Inocêncio fizesse. Esses príncipes de oposição à dinastia Staufen também decidiram, por iniciativa de Ricardo da Inglaterra, eleger um membro da dinastia dos Guelfos. O irmão mais velho de Oto, Henrique V, conde palatino da Renânia, estava em uma cruzada na época, e por isso a escolha caiu sob Oto. O favorito papal, logo reconhecido ao longo de todo o império, foi eleito rei pelos príncipes do norte da Alemanha, em Colônia em 9 de junho de 1198.

Oto assumiu o controle de Aquisgrano, o lugar da coroação, e foi coroada pelo Arcebispo de Colônia, em 12 de julho desse ano. A coroação foi feita com a falsa coroa, porque os poderes reais estavam nas mãos do Staufen.

Ancestrais


Precedido por
Henrique VI
Sacro Imperador Romano - Germânico
1198 - 1215
Sucedido por
Frederico II


Predefinição:Link FA