Guerra Civil da Nigéria: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
EmausBot (discussão | contribs)
m A migrar 22 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:Q829875
ano de inicio da guerra
Linha 23: Linha 23:
|vítimas3 =
|vítimas3 =
}}
}}
A '''Guerra Civil da Nigéria''', também conhecida como '''Guerra Civil Nigeriana''', '''Guerra Nigéria-Biafra''' ou ainda '''Guerra do Biafra''' que durou de [[6 de Julho]] de [[1967]] a [[13 de Janeiro]] de [[1970]], foi um conflito político causado pela tentativa de separação das províncias ao Sudeste da Nigéria, como a República autoproclamada do [[Biafra]].
A '''Guerra Civil da Nigéria''', também conhecida como '''Guerra Civil Nigeriana''', '''Guerra Nigéria-Biafra''' ou ainda '''Guerra do Biafra''' que durou de [[6 de Julho]] de [[1967|1968]] a [[13 de Janeiro]] de [[1970]], foi um conflito político causado pela tentativa de separação das províncias ao Sudeste da Nigéria, como a República autoproclamada do [[Biafra]].


==O impacto na população civil==
==O impacto na população civil==

Revisão das 00h27min de 8 de agosto de 2014

Guerra Civil Nigeriana

O Estado independente da República de Biafra em junho de 1967.
Data 1967–1970
Local Nigéria meridional
Desfecho Vitória do governo federal
Beligerantes
Nigéria (governo federal) República do Biafra
Comandantes
Nigéria Yakubu Gowon Odumegwu Ojukwu
Baixas
200 000 soldados e civis Estimado 1 000 000 de soldados e civis

A Guerra Civil da Nigéria, também conhecida como Guerra Civil Nigeriana, Guerra Nigéria-Biafra ou ainda Guerra do Biafra que durou de 6 de Julho de 1968 a 13 de Janeiro de 1970, foi um conflito político causado pela tentativa de separação das províncias ao Sudeste da Nigéria, como a República autoproclamada do Biafra.

O impacto na população civil

Com as tropas nigerianas a isolarem a província rebelde, limitando a quantidade de produtos de fora que aí podiam chegar, a curto prazo a escassez de alimentos tornou-se crónica, e em breve a fome em grande escala assola a população. Pela primeira vez, através da televisão, as imagens de populações inteiras literalmente a morrer de fome pelos caminhos chegam em directo e com todo o impacto ao Ocidente. O choque que causam levam a que um pouco por todo lado apareçam movimentos, muitos enquadrados pela Igreja, tanto católica como protestante, para o envio de alimentos. Foi a primeira vez que a exibição das imagens de uma catástrofe humana pela televisão geraram resposta popular, obrigando várias instituições e governos a intervir pela pressão da opinião pública.

Ligações externas

Ver também

Predefinição:Nigéria/Tópicos