Paranormal: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Celso Ferenczi (discussão | contribs)
→‎Ligações externas: Paranormal é um ser humano, médium: não tem o menor sentido categorizá-lo em Categoria:Pseudociência. Então para este editor existe um ser humano ciência e um ser humano pseudociência? Que absurdo!
m Reversão de uma ou mais edições de Celso Ferenczi para a versão 39594830 de Ixocactus (artigo não é sobre um "ser humano" (?)), com Reversão e avisos.
Linha 25: Linha 25:


[[Categoria:Fenômenos paranormais]]
[[Categoria:Fenômenos paranormais]]
[[Categoria:Pseudociência]]

Revisão das 18h37min de 24 de agosto de 2014

Paranormal é um termo empregado para descrever as proposições de uma grande variedade de fenômenos supostamente anômalos ou estranhos ao conhecimento científico, mesmo se essa percepção for devida à ignorância, apesar os espíritas dizerem que o paranormal é o normal que não compreendemos.

Diz-se que um evento ou percepção são paranormais quando envolvem forças ou agentes que estão além de explicações científicas, mas assim mesmo são misteriosamente vivenciados por aqueles que alegam possuir poderes psíquicos, como a percepção extrasensorial ou a psicocinese.

Muitos compreendem o termo paranormal como sinônimo de Parapsicologia, que lida com o estudo de fenômenos paranormais como telepatia, projeção da consciência, mediunidade, etc. No entanto, o termo mais amplo para paranormal inclui assuntos considerados como sendo externos ou fora do alcance da parapsicologia, incluindo UFOs, criptozoologia e muitos outros de cunho não-psíquico.

Existem pessoas que alegam possuir poderes paranormais, e acabam sendo excluídas do círculo social por serem consideradas estranhas[carece de fontes?]. Para os defensores de teses paranormais, a capacidade de possuir os supostos poderes paranormais seria na verdade a possível manifestação de um dom e deve ser respeitada. Paralelamente aplica-se a palavra aos fenômenos pouco habituais, sejam físicos ou psíquicos.

Ver também

Predefinição:Portal-Ocultismo

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre Parapsicologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.