Vitrúvio: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m removeu Categoria:Júlio César usando HotCat Já está categorizado em Guerras Gálicas, que é uma subcategoria de Júlio César
Kaktus Kid (discussão | contribs)
Ajustes
Linha 32: Linha 32:
* [http://penelope.uchicago.edu/Thayer/E/Roman/Texts/Vitruvius/home.html The "Ten Books of Architecture" online: versão em latim e tradução em inglês]
* [http://penelope.uchicago.edu/Thayer/E/Roman/Texts/Vitruvius/home.html The "Ten Books of Architecture" online: versão em latim e tradução em inglês]
* [http://www.fh-augsburg.de/~harsch/Chronologia/Lsante01/Vitruvius/vit_ar01.html Texto em latim, segunda versão]
* [http://www.fh-augsburg.de/~harsch/Chronologia/Lsante01/Vitruvius/vit_ar01.html Texto em latim, segunda versão]



{{Biografias}}
{{Biografias}}


[[Categoria:Engenheiros civis da Roma antiga]]
[[Categoria:Hidrólogos]]
[[Categoria:Hidrólogos]]
[[Categoria:Arquitetos da Roma Antiga]]
[[Categoria:Arquitetos da Roma Antiga]]

Revisão das 21h04min de 31 de agosto de 2014

Vitrúvio (à direita) mostrando o "De Architectura" a Augusto.
"Homem Vitruviano", de Leonardo da Vinci: as ideias de proporção e simetria aplicadas à anatomia humana.
Ilustração para a obra "De Architectura".
Ilustração de um mecanismo para captação de água para a obra "De Architectura".

Marcos Vitrúvio Polião (em latim, Marcus Vitruvius Pollio) foi um arquiteto romano que viveu no século I a.C. e deixou como legado a obra "De Architectura" (10 volumes, aprox. 27 a 16 a.C.), único tratado europeu do período greco-romano que chegou aos nossos dias e serviu de fonte de inspiração a diversos textos sobre Arquitetura e Urbanismo, Hidráulica, Engenharia, desde o Renascimento.

Os seus padrões de proporções e os seus princípios conceituais - "utilitas" (utilidade), "venustas" (beleza) e "firmitas" (solidez) -, inauguraram a base da Arquitetura clássica.

"De Architectura"

Em nossos dias existem cerca de 80 manuscritos conhecidos sobre o "De Architectura", porém, pouquíssimos apresentam as ilustrações originais executadas pelo próprio Vitrúvio. Mesmo quando estas estão presentes, restam dúvidas quanto à sua fidelidade relativamente às originais.

Alguns autores pretendem que Vitrúvio caiu no esquecimento durante a Idade Média. Essa crença é refutada por outros como falaciosa, uma vez que Vitrúvio é citado por vários autores medievais, inclusive do período carolíngio, na Alta Idade Média.

A principal evidência dessa influência no período são as plantas de igrejas, traçadas segundo muitos princípios descritos pelo autor. Embora nunca tenha descrito especificamente igrejas, os arquitetos medievais inspiraram-se nas anotações que deixou sobre templos e basílicas.

Não se pode omitir que, a falta de formação académica dos arquitetos à época - era um ofício aprendido pela prática com mestres-de-obras experientes -, foi decisiva para o alegado "esquecimento" da obra do autor. A par desse motivo, argumenta-se ainda que, com a eclosão do gótico, o autor teria deixado de ser uma referência, uma vez que a sua obra não apresenta indicações ou referências ao emprego de abóbadas de cruzaria ou arcos apontados, a característica mais marcante da arquitetura do gótico.

No início da Idade Moderna Poggio Bracciolini (1380-1459) descobriu as obras completas de quinze diferentes autores clássicos greco-romanos, nomeadamente o tratado "De Architectura" de Vitrúvio, na biblioteca da abadia beneditina de Saint-Gall. Essa descoberta lançou as bases humanistas da Arquitetura do Renascimento.

Em 2014 foi achado, nos arredores de Tarquina, Itália, o tratado "De Sbragus modus abitando est", sobre o utilizo de ambientes pequenos para “sbragar”, antiga palavra de origem latina cujo significado ainda esta sendo pesquisado.

Ver também

Ligações externas

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Vitrúvio