Televisão a cabo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
WaldirBot (discussão | contribs)
m general cleanup utilizando AWB
Linha 148: Linha 148:
* 125: 798-804
* 125: 798-804
{{col-end}}
{{col-end}}

==Em Portugal==
Em setembro de 2014, o número de assinantes do serviço de TV por subscrição era de 3,25 milhões.<ref>{{citar web|URL=http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=727359|título=Número de assinantes do serviço de TV por subscrição sobe 3,3% para 3,25 milhões|autor=|data=|publicado=|acessodata=}}</ref>


{{referências}}
{{referências}}

Revisão das 05h53min de 4 de setembro de 2014

Televisão a cabo (português brasileiro) ou televisão por cabo (português europeu) ou televisão de antena comunitária (respectivamente Cable Television, ou Community Antenna Television em inglês, CATV) é um sistema de distribuição de conteúdos audiovisuais de televisão, de rádio FM e de outros serviços para consumidores através de cabos coaxiais fixos, ao invés do tradicional e antigo sistema de transmissão via antenas de rádio (televisão aberta). Espalhou-se por vários países, principalmente através dos serviços de televisão por assinatura.

Tecnicamente, a televisão por cabo envolve a distribuição de um número de canais de televisão coletados em um local central (conhecido como headend em inglês) para assinantes dentro de uma comunidade através de uma rede de fibra óptica e/ou cabos coaxiais e amplificadores de banda larga.

No caso da transmissão de rádio, o uso de diferentes freqüências permite que muitos canais sejam distribuídos através do mesmo cabo, sem fios separados para cada um. O sintonizador da TV, o vídeo cassete ou o rádio seleciona um canal de seu sinal misturado.

O mesmo programa é freqüentemente veiculado simultaneamente por rádio e distribuído por cabo, geralmente em freqüências diferentes. Outros programas podem ser distribuídos por cabo apenas; regras restringindo conteúdo (como pornografia) praticamente inexistem em televisão a cabo.

Faixas de Frequências usadas no Brasil

Todos os televisores produzidos a partir da década de 90 passaram a ser equipados com sintonizadores para as frequências usadas pelas operadoras de TV a cabo na distribuição do sinal, não necessitando de um decodificador a parte. Os canais também tem largura de 6 MHz assim como a TV aberta transmitida por ar.

Esta faixa é utilizada para a transmissão analógica de sinais.

Canal / Faixa de Frequência (em MHz)[1][2]

Em Portugal

Em setembro de 2014, o número de assinantes do serviço de TV por subscrição era de 3,25 milhões.[3]

Referências

Ver também