Piedade (virtude): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 1: Linha 1:
{{Sem-fontes|data=agosto de 2013}}
{{Sem-fontes|data=agosto de 2013}}
[[Ficheiro:Sestertius Herennius Etruscus-s2749.jpg|thumb|300px|''Pietas'', como virtude do [[imperador romano]] [[Herênio Etrusco]], celebrado com instrumentos de culto, como [[patera]] e [[lituus]].]]
[[Imagem:Sestertius Herennius Etruscus-s2749.jpg|thumb|300px|''Pietas'', como virtude do [[imperador romano]] [[Herênio Etrusco]], celebrado com instrumentos de culto, como [[patera]] e [[lítuo]].]]
:''Ver [[Pietas (divindade)]] para a personificação divina desta virtude.''
:''Ver [[Pietas (divindade)]] para a personificação divina desta virtude.''


'''Pietas''' era uma das [[virtude]]s da [[Antiga Roma]], junto com "[[gravitas]]" e "[[dignitas]]". ''Pietas'' é normalmente traduzida como "dever" ou "devoção," e simultaneamente sugere um dever para com as divindades e com a família - particularmente com o pai (que se estende a um dever para com a comunidade e com o estado por via da analogia entre família e estrado, convencional no [[Antiguidade|mundo antigo]] – veja-se o ''[[Críton]]'' de [[Platão]]). [[Eneias]], o herói de [[Virgílio]], encarna esta virtude e é particularmente emblemático no livro II da [[Eneida]] quando foge de Tróia carregando o pai, que leva os deuses do lar, às suas costas.
'''Pietas''' era uma das [[virtude]]s da [[Antiga Roma]], junto com "[[gravitas]]" e "[[dignitas]]". ''Pietas'' é normalmente traduzida como "dever" ou "devoção," e simultaneamente sugere um dever para com as divindades e com a família - particularmente com o pai (que se estende a um dever para com a comunidade e com o estado por via da analogia entre família e estrado, convencional no [[Antiguidade|mundo antigo]] – veja-se o ''[[Críton]]'' de [[Platão]]). [[Eneias]], o herói de [[Virgílio]], encarna esta virtude e é particularmente emblemático no livro II da [[Eneida]] quando foge de Troia carregando o pai, que leva os deuses do lar, às suas costas.


{{DEFAULTSORT:Pietas}}
{{DEFAULTSORT:Pietas}}
[[Categoria:Virtudes da Antiga Roma]]
[[Categoria:Virtudes da Antiga Roma]]

[[ca:Pietat]]

Revisão das 09h02min de 24 de setembro de 2014

Pietas, como virtude do imperador romano Herênio Etrusco, celebrado com instrumentos de culto, como patera e lítuo.
Ver Pietas (divindade) para a personificação divina desta virtude.

Pietas era uma das virtudes da Antiga Roma, junto com "gravitas" e "dignitas". Pietas é normalmente traduzida como "dever" ou "devoção," e simultaneamente sugere um dever para com as divindades e com a família - particularmente com o pai (que se estende a um dever para com a comunidade e com o estado por via da analogia entre família e estrado, convencional no mundo antigo – veja-se o Críton de Platão). Eneias, o herói de Virgílio, encarna esta virtude e é particularmente emblemático no livro II da Eneida quando foge de Troia carregando o pai, que leva os deuses do lar, às suas costas.