Amigos (show): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Ricardosdag (discussão | contribs)
Linha 18: Linha 18:
=== Amigos - 1998 ===
=== Amigos - 1998 ===


- Em 31 de dezembro de 1998, a TV Globo reuniu mais uma vez os cantores sertanejos, dessa vez sem Leandro, falecido naquele ano. A ausência do artista conferiu um tom emocionado ao espetáculo realizado em sua homenagem, mais uma vez no Espaço Verde Chico Mendes, com um público de cerca de 60 mil pessoas. O especial foi dirigido por Emília Silveira, Mário Meirelles e Maurício Tavares. Dessa vez, o cenário criado por Mauro Monteiro tentou reproduzir as festas de rodeio do interior de São Paulo. Bia Brício e Valéria Goulart foram responsáveis pela produção de arte. Os figurinos foram feitos mais uma vez por Chico Spinoza e Anete Cota. Os bailarinos foram supervisionados por Beth Oliosi e coreografados por Caio Nunes e Regina Sauer. Após a apresentação de vários sucessos sertanejos, o show terminou com a participação do conjunto Fat Family interpretando Ave Maria.
Em 31 de dezembro de 1998, a TV Globo reuniu mais uma vez os cantores sertanejos, dessa vez sem Leandro, falecido naquele ano. A ausência do artista conferiu um tom emocionado ao espetáculo realizado em sua homenagem, mais uma vez no Espaço Verde Chico Mendes, com um público de cerca de 60 mil pessoas. O especial foi dirigido por Emília Silveira, Mário Meirelles e Maurício Tavares. Dessa vez, o cenário criado por Mauro Monteiro tentou reproduzir as festas de rodeio do interior de São Paulo. Bia Brício e Valéria Goulart foram responsáveis pela produção de arte. Os figurinos foram feitos mais uma vez por Chico Spinoza e Anete Cota. Os bailarinos foram supervisionados por Beth Oliosi e coreografados por Caio Nunes e Regina Sauer. Após a apresentação de vários sucessos sertanejos, o show terminou com a participação do conjunto Fat Family interpretando Ave Maria. A partir dessa série de musicais, surgiu o programa Amigos & amigos (1999). Os outros especiais musicais dedicados às duplas sertanejas participantes de Amigos foram Chitãozinho e Xororó (1990), Zezé di Camargo e Luciano especial (1991), Leandro & Leonardo especial (1991), Leandro & Leonardo (1992) e Chitãozinho e Xororó – Planeta azul (1992). <ref>Fontes: Boletim de Programação da Rede Globo números 1198, 1208, 12/1997, 12/1998; PERRONE, Ana Cristina. “Fim de ano ao som sertanejo” In: Globo, 17/12/1995; BRASIL, Jorge Luiz. “A festa da música sertaneja” In: O Dia, 30/12/1997</ref>
- A partir dessa série de musicais, surgiu o programa Amigos & amigos (1999). Os outros especiais musicais dedicados às duplas sertanejas participantes de Amigos foram Chitãozinho e Xororó (1990), Zezé di Camargo e Luciano especial (1991), Leandro & Leonardo especial (1991), Leandro & Leonardo (1992) e Chitãozinho e Xororó – Planeta azul (1992). <ref>Fontes: Boletim de Programação da Rede Globo números 1198, 1208, 12/1997, 12/1998; PERRONE, Ana Cristina. “Fim de ano ao som sertanejo” In: Globo, 17/12/1995; BRASIL, Jorge Luiz. “A festa da música sertaneja” In: O Dia, 30/12/1997</ref>


== Discos Lançados ==
== Discos Lançados ==

Revisão das 16h24min de 25 de setembro de 2014

O Show Amigos foi uma série de especiais musicais com as duplas sertanejas Chitãozinho e Xororó, Zezé di Camargo e Luciano, e Leandro e Leonardo, exibidos de 1995 a 1998 na programação de fim de ano da TV Globo.

Especiais

Amigos - 1995

O primeiro programa teve direção de Aloysio Legey e Paulo Netto, com roteiro e direção geral de Legey. A base do especial foi um show gravado no Espaço Verde Chico Mendes, em São Caetano do Sul(SP) , cujo ingresso eram brinquedos e alimentos não perecíveis destinados a entidades beneficentes da região. Cerca de 100 mil pessoas assistiram à gravação do espetáculo em que os músicos trocaram de parceiros e cantaram canções uns dos outros. Também foram gravadas cenas na fazenda de Chitãozinho em Campinas (SP), mostrando os artistas em um churrasco de confraternização. - A produção do show foi marcada pela grandiosidade. O cenógrafo Mauro Monteiro trabalhou com um palco de 70 metros de largura e 30 metros de profundidade. Tratores imensos davam a impressão de sustentar o palco e soltavam uma fumaça que se integrava aos efeitos de luz projetados por Henrique Leiner. A apresentação dos músicos foi acompanhada por bailarinos selecionados e coreografados por Beth Oliosi e Silvio Dufrayer. Os dois montaram coreografias que buscavam valorizar as características da música sertaneja. Os figurinos foram criados por Lulu Areal. - Foram apresentadas 30 canções no show, entre elas o sucesso "É o Amor", de autoria de Zezé di Camargo. Ao final do espetáculo, as três duplas cantaram juntas o clássico sertanejo Menino da porteira, de Teddy Vieira e Luizinho; a canção natalina "Noite Feliz", versão de Vicente Aricó Júnior da canção de Franz Gruber; e ainda Marcas do que se foi. O especial foi reapresentado duas vezes, em março e junho de 1996.

Amigos - 1996

A segunda edição de Amigos foi exibida em 25 de dezembro de 1996. Gravado em Paulínia, no interior de São Paulo, o espetáculo contou com a participação de Simone, das duplas Chrystian e Ralf, Gian e Giovani, e João Paulo e Daniel, e do locutor de rodeios Asa Branca. Luiz Fernando Carvalho dirigiu o clipe da música Coração sertanejo, interpretada por Chitãozinho e Xororó, inserido no programa. O especial foi reapresentado na faixa de programação Terça nobre, em janeiro de 1997.

Amigos - 1997

- Ainda sob a direção geral de Aloysio Legey, o terceiro especial, levado ao ar em 30 de dezembro de 1997, foi dirigido por Maurício Tavares e Mário Meirelles e teve a participação de Daniel, Daniela Mercury, Fábio Jr. e Roberta Miranda, entre outros. Criado por Legey, Paulo Netto e Mauro Monteiro, o espetáculo foi gravado no Estádio do Mineirinho, em Belo Horizonte. A escolha do lugar homenageava a comemoração do centenário da cidade. Dessa vez, o cenário projetado por Mauro Monteiro e Jeanine Marques tinha inspiração futurista e um palco de cinco pontas. Em cada ponta havia um espaço para o público, uma espécie de “piscina”, aproximando os fãs dos artistas. O show teve, ainda, produção de arte de Beto Herriot e Valéria Goulart e figurinos de Chico Spinoza e Anete Cota.

Amigos - 1998

Em 31 de dezembro de 1998, a TV Globo reuniu mais uma vez os cantores sertanejos, dessa vez sem Leandro, falecido naquele ano. A ausência do artista conferiu um tom emocionado ao espetáculo realizado em sua homenagem, mais uma vez no Espaço Verde Chico Mendes, com um público de cerca de 60 mil pessoas. O especial foi dirigido por Emília Silveira, Mário Meirelles e Maurício Tavares. Dessa vez, o cenário criado por Mauro Monteiro tentou reproduzir as festas de rodeio do interior de São Paulo. Bia Brício e Valéria Goulart foram responsáveis pela produção de arte. Os figurinos foram feitos mais uma vez por Chico Spinoza e Anete Cota. Os bailarinos foram supervisionados por Beth Oliosi e coreografados por Caio Nunes e Regina Sauer. Após a apresentação de vários sucessos sertanejos, o show terminou com a participação do conjunto Fat Family interpretando Ave Maria. A partir dessa série de musicais, surgiu o programa Amigos & amigos (1999). Os outros especiais musicais dedicados às duplas sertanejas participantes de Amigos foram Chitãozinho e Xororó (1990), Zezé di Camargo e Luciano especial (1991), Leandro & Leonardo especial (1991), Leandro & Leonardo (1992) e Chitãozinho e Xororó – Planeta azul (1992). [1]

Discos Lançados

Amigos - 1995 - vol. 1

  1. - Disparada - Leandro & Leonardo / Chitãozinho & Xororó / Zezé di Camargo & Luciano
  2. - Menina veneno - Zezé di Camargo & Luciano
  3. - Bailão de peão - Chitãozinho & Xororó
  4. - Eu juro - Leandro & Leonardo
  5. - Evidências - Chitãozinho & Xororó
  6. - Ave-maria - Leandro & Leonardo / Chitãozinho & Xororó / Zezé di Camargo & Luciano
  7. - Fio de cabelo - Zezé di Camargo & Chitãozinho
  8. - É o amor - Leonardo & Luciano
  9. - Temporal de amor - Xororó & Leandro
  10. - Um homem quando ama - Chitãozinho & Xororó
  11. - Pão de mel - Zezé di Camargo & Luciano
  12. - Festa de Rodeio - Leandro & Leonardo
  13. - Noite feliz - Leandro & Leonardo / Chitãozinho & Xororó / Zezé di Camargo & Luciano

Amigos - 1996 - vol. 2

  1. - Viola enluarada / Vamos dar as mãos e cantar - Leandro & Leonardo / Chitãozinho & Xororó / Zezé di Camargo & Luciano
  2. - Você é desejo e eu sou paixão - Leandro & Leonardo
  3. - Mia Gioconda (Minha Gioconda)/ Horizonte azul - Leandro & Leonardo / Chrystian & Ralf(paricipação especial).
  4. - Não aprendi dizer adeus - Leandro & Zezé di Camargo
  5. - Preciso ser amado - Zezé di Camargo & Luciano
  6. - 1,2,3 / Menina veneno - Zezé di Camargo & Luciano / Gian & Giovanni(participação especial)
  7. - Você vai ver - Luciano & Xororó
  8. - Coração sertanejo - Chitãozinho & Xororó
  9. - Estou apaixonado (Estoy Enamorado) / Evidências - Chitãozinho & Xororó / João Paulo & Daniel(participação especial)
  10. - Página de amigos - Chitãozinho & Leonardo
  11. - Luar do sertão - Leandro & Leonardo / Chitãozinho & Xororó / Zezé di Camargo & Luciano / Simone (participação especial)
  12. - Romaria / Calix bento - Leandro & Leonardo / Chitãozinho & Xororó / Zezé di Camargo & Luciano
  13. - Tema de amigos (Instrumental)

Amigos - 1997 - vol. 3

  1. - Andança - Leandro & Leonardo / Chitãozinho & Xororó / Zezé di Camargo & Luciano
  2. - Toma juízo - Zezé di Camargo & Luciano
  3. - Te amo cada vez mais (To love you more) - Leandro / Xororó / Luciano / Daniel (participação especial)
  4. - Cerveja - Leandro & Leonardo
  5. - O homem de Nazareth - Chitãozinho & Xororó
  6. - Desculpe, mas eu vou chorar - Leandro & Leonardo / Fábio Júnior (participação especial)
  7. - Estrada da vida - Leandro & Leonardo / Chitãozinho & Xororó / Zezé di Camargo & Luciano
  8. - A majestade, o sabiá - Chitãozinho & Xororó / Roberta Miranda (participação especial)
  9. - Canção da América - Leandro & Leonardo / Chitãozinho & Xororó / Zezé di Camargo & Luciano / Daniel (participação especial)
  10. - Eu só quero um xodó - Zezé di Camargo & Luciano / Daniela Mercury (participação especial)
  11. - Pense em mim - Leandro & Leonardo
  12. - De volta pro aconchego - Zezé di Camargo / Milla - Leonardo / Mineirinho - Chitãozinho
  13. - É uma partida de futebol - Luciano / Leonardo / Beleza rara - Xororó / Zezé di Camargo / La bamba - Leandro e todos
  14. - Você vai ver - Zezé di Camargo & Luciano
  15. - Marcas do que se foi - Leandro & Leonardo / Chitãozinho & Xororó / Zezé di Camargo & Luciano

Amigos - 1998 - vol. 4

  1. - Indiferença - Zezé di Camargo & Luciano
  2. - Corpo e alma - Leonardo / Chitãozinho & Xororó / Zezé di Camargo & Luciano / Fat Family (participação especial)
  3. - Bailão de peão - Leonardo / Chitãozinho & Xororó / Zezé di Camargo & Luciano
  4. - Um sonhador - Leonardo
  5. - Nascemos pra cantar - Chitãozinho & Xororó
  6. - Deixei de ser cowboy por ela - Chitãozinho & Xororó
  7. - Cumade e cumpade - Leonardo
  8. - Pra não pensar em você - Zezé di Camargo & Luciano
  9. - Vem ficar comigo - Zezé di Camargo & Luciano
  10. - Viola enluarada - Leonardo / Chitãozinho & Xororó / Zezé di Camargo & Luciano
  11. - Na aba do meu chapéu - Chitãozinho & Xororó
  12. - Deu medo - Leonardo
  13. - Eu menti - Chitãozinho & Xororó
  14. - Casa no campo - Zezé di Camargo & Luciano
  15. - Brincar de ser feliz - Chitãozinho & Xororó
  16. - Canção da amizade - Leonardo / Chitãozinho & Xororó / Zezé di Camargo & Luciano

Referências

  1. Fontes: Boletim de Programação da Rede Globo números 1198, 1208, 12/1997, 12/1998; PERRONE, Ana Cristina. “Fim de ano ao som sertanejo” In: Globo, 17/12/1995; BRASIL, Jorge Luiz. “A festa da música sertaneja” In: O Dia, 30/12/1997