Bath: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
links
Linha 30: Linha 30:
Charmy Down).[11]
Charmy Down).[11]


Evidências arqueológicas mostram que o local onde se encontrava a nascente principal das [[termas romanas]] era tratado como um santuário pelos bretões, [12] e foi dedicado à deusa [[Sulis]], a quem os [[Mitologia Romana|romanos]] identificavam com [[Minerva]]; o nome de Sulis continuou a ser usado após a invasão romana, aparecendo no nome romano da cidade, Aquae Sulis (literalmente, "as águas de Sulis"). [13] Nesta nascente sagrada, os arqueólogos recuperaram mensagens para a deusa, escritas em placas de metal, conhecidas como tábuas da maldição. [14] As tábuas eram escritas em [[latim]], e os que as escreviam, amaldiçoavam aqueles por quem haviam se sentido injustiçados. Por exemplo, se um cidadão tinha suas roupas roubadas nos banhos, ele poderia escrever uma maldição nomeando os suspeitos em uma tábua que seria lida pela [[Minerva|deusa]].
Evidências arqueológicas mostram que o local onde se encontrava a nascente principal das [[termas romanas]] era tratado como um santuário pelos [[:en:British_Iron_Age|bretões]], [12] e foi dedicado à deusa [[Sulis]], a quem os [[Mitologia Romana|romanos]] identificavam com [[Minerva]]; o nome de Sulis continuou a ser usado após a invasão romana, aparecendo no nome romano da cidade, Aquae Sulis (literalmente, "as águas de Sulis"). [13] Nesta nascente sagrada, os arqueólogos recuperaram mensagens para a deusa, escritas em placas de metal, conhecidas como tábuas da maldição. [14] As tábuas eram escritas em [[latim]], e os que as escreviam, amaldiçoavam aqueles por quem haviam se sentido injustiçados. Por exemplo, se um cidadão tinha suas roupas roubadas nos banhos, ele poderia escrever uma maldição nomeando os suspeitos em uma tábua que seria lida pela [[Minerva|deusa]].





Revisão das 22h23min de 7 de novembro de 2014

 Nota: Para outros significados de Bath, veja Bath (desambiguação).
Cidade de Bath 

Ponte de Pulteney (estilo palladianista), em Bath

Critérios (i) (ii) (iv)
Referência 428 en fr es
Países  Reino Unido
Coordenadas 51º22'49"N 2º21'43"O
Histórico de inscrição
Inscrição 1987

Nome usado na lista do Património Mundial

Bath é uma cidade do sudoeste de Inglaterra, localizada no Condado de Somerset. É muito conhecida pelos seus banhos termais que provém de três nascentes (ou captações de água). Se diz que a cidade foi criada devido aos romanos terem ali descoberto uma água com propriedades milagrosas (curativas), no qual o Império Romano construiu umas termas. Só que a tradição oral indica que já era conhecida antes.

Ainda hoje esta água proveniente dos seus nascentes é considerada curativa para muitos males (doenças). Desde a época Elizabetana até a época Georgiana, foi um complexo termal para os ricos. Por causa disto, a cidade possui numerosos exemplos de arquitectura georgiana, com o expressivo ao Royal Crescent (Crescente Real). A cidade tem uma população de cerca de 80.000 habitantes e é Património da Humanidade.

História

A Idade do Ferro e os Romanos

Artigo principal: Aquae Sulis

As colinas do local, tais como a de Bathampton Down têm contemplado a atividade humana desde o período mesolítico.[6][7] Vários túmulos redondos  da idade do bronze foram abertos por John Skinner no século 18.[8] O Bathampon Camp pode ter sido um forte ou  local para confinamento de rebanhos na idade do ferro.[9][10] Um site de túmulos alongados, provavelmente da Cultura Campaniforme,foi destruído para dar alugar ao campo de RAF Charmy Down ( Royal Airforce Charmy Down).[11]

Evidências arqueológicas mostram que o local onde se encontrava a nascente principal das termas romanas era tratado como um santuário pelos bretões, [12] e foi dedicado à deusa Sulis, a quem os romanos identificavam com Minerva; o nome de Sulis continuou a ser usado após a invasão romana, aparecendo no nome romano da cidade, Aquae Sulis (literalmente, "as águas de Sulis"). [13] Nesta nascente sagrada, os arqueólogos recuperaram mensagens para a deusa, escritas em placas de metal, conhecidas como tábuas da maldição. [14] As tábuas eram escritas em latim, e os que as escreviam, amaldiçoavam aqueles por quem haviam se sentido injustiçados. Por exemplo, se um cidadão tinha suas roupas roubadas nos banhos, ele poderia escrever uma maldição nomeando os suspeitos em uma tábua que seria lida pela deusa.


Um templo foi construído em 60-70 DC e ao longo dos 300 anos que se seguiram, foi ali erguido um complexo balnear. [3] Engenheiros inseriram estacas de carvalho na lama para fixar uma base estável, e cercaram a fonte com uma câmara de pedras irregulares forrada com chumbo. No século 2, a fonte foi coberta por uma abóbada de berço em madeira, [12] que abrigava o caldarium (banho quente), tepidarium (banho morno) e o frigidarium (banho frio). [15] A cidade mais tarde  foi cercada por muralhas defensivas, provavelmente no século 3. [16] Após o fracasso da dominação romana, na primeira década do século 5, as termas caíram em desuso e acabaram desaparecendo devido ao assoreamento. [17]


Em Março de 2012, um conjunto de 30.000 moedas romanas, um dos maiores já encontrados na Grã- Bretanha foi desenterrado durante uma escavação arqueológica.

As moedas, que, acredita-se, são do século 3, foram encontradas a cerca de 137 m das termas romanas.


Esportes

O Bath Rugby e o Bath City FC são os clubes de Rugby e Futebol da cidade, respectivamente.

Cidades geminadas

Ligações externas

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Bath

Predefinição:Link FA Predefinição:Link FA Predefinição:Link FA