Listra: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Alarido (discussão | contribs)
Linha 8: Linha 8:


== O cristianismo na cidade ==
== O cristianismo na cidade ==
De acordo com o capítulo 14 de Atos, após ter escapado da perseguição em Icônio, Paulo e [[Barnabé (Bíblia)|Barnabé]] entraram na cidade para evangelizarem e numa ocasião foi curado um paralítico de nascença. Por causa disso, os habitantes de Listra pensaram que os dois missionários fossem a encarnação dos deuses pagãos [[Júpiter (mitologia)|Júpiter]] e [[Mercúrio (mitologia)|Mercúrio]], tendo impedido, com muita dificuldade, que as multidões lhes oferecessem sacrifícios de adoração.
De acordo com o capítulo 14 de Atos, após ter escapado da perseguição em Icônio, Paulo e [[Barnabé (Bíblia)|Barnabé]] entraram na cidade para evangelizarem<ref>Atos 14:6,7</ref> e numa ocasião foi curado um paralítico de nascença<ref>Atos 14:8-10</ref>. Por causa disso, os habitantes de Listra pensaram que os dois missionários fossem a encarnação dos deuses pagãos [[Júpiter (mitologia)|Júpiter]] e [[Mercúrio (mitologia)|Mercúrio]]<ref>Atos 14:11-13</ref>, tendo impedido, com muita dificuldade, que as multidões lhes oferecessem sacrifícios de adoração<ref>Atos 14:14-16,18</ref>.


Depois disso, alguns [[judeu]]s incrédulos de [[Antioquia]] e de Icônio teriam vindo a Listra a fim de incitar a multidão para que apedrejasse Paulo, o qual, milagrosamente, sobreviveu e seguiu para [[Derbe]].
Depois disso, alguns [[judeu]]s incrédulos de [[Antioquia]] e de Icônio teriam vindo a Listra a fim de incitar a multidão para que apedrejasse Paulo<ref>Atos 14:19</ref>, o qual, milagrosamente, sobreviveu e seguiu para [[Derbe]]<ref>Atos 14:20</ref>.


Apesar da perseguição sofrida, a Igreja foi estabelecida em Listra que chegou a ser visitada novamente pelo apóstolo ao retornar de sua primeira viagem missionária e em outras ocasiões.
Apesar da perseguição sofrida, a Igreja foi estabelecida em Listra que chegou a ser visitada novamente pelo apóstolo ao retornar de sua primeira viagem missionária e em outras ocasiões.<ref>[[Paulo_de_Tarso#Paulo_e_Silas|Paulo de Tarso]]</ref>


Paulo escreveu uma [[epístola]] às comunidades cristãs da Galácia, a [[Epístola aos Gálatas]].
Paulo escreveu uma [[epístola]] às comunidades cristãs da Galácia, a [[Epístola aos Gálatas]]<ref>Gálatas 1:1-3</ref>.


[[Categoria:Lugares bíblicos]]
[[Categoria:Lugares bíblicos]]

Revisão das 22h23min de 15 de novembro de 2014

Listra era uma antiga cidade da província romana da Licônia e que passou a fazer parte do sul da Galácia, depois que esta outra província veio a ser ampliada, provavelmente na época de Augusto. Situava-se a cerca de 30 km a sul de Icônio, a atual Konya, e teria sido um dos locais por onde o apóstolo Paulo anunciou o Evangelho em suas viagens missionárias, conforme relata o livro de Atos do Novo Testamento da Bíblia.

O cristianismo na cidade

De acordo com o capítulo 14 de Atos, após ter escapado da perseguição em Icônio, Paulo e Barnabé entraram na cidade para evangelizarem[1] e numa ocasião foi curado um paralítico de nascença[2]. Por causa disso, os habitantes de Listra pensaram que os dois missionários fossem a encarnação dos deuses pagãos Júpiter e Mercúrio[3], tendo impedido, com muita dificuldade, que as multidões lhes oferecessem sacrifícios de adoração[4].

Depois disso, alguns judeus incrédulos de Antioquia e de Icônio teriam vindo a Listra a fim de incitar a multidão para que apedrejasse Paulo[5], o qual, milagrosamente, sobreviveu e seguiu para Derbe[6].

Apesar da perseguição sofrida, a Igreja foi estabelecida em Listra que chegou a ser visitada novamente pelo apóstolo ao retornar de sua primeira viagem missionária e em outras ocasiões.[7]

Paulo escreveu uma epístola às comunidades cristãs da Galácia, a Epístola aos Gálatas[8].

  1. Atos 14:6,7
  2. Atos 14:8-10
  3. Atos 14:11-13
  4. Atos 14:14-16,18
  5. Atos 14:19
  6. Atos 14:20
  7. Paulo de Tarso
  8. Gálatas 1:1-3