Estereofonia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
alteração dos termos CD por mídias digitais de armazenamento
m Desambiguando ligações a Rádio com DisamAssist.
Linha 14: Linha 14:
Comercialmente, a estereofonia foi lançada em [[1957]], substituindo os aparelhos monaurais.
Comercialmente, a estereofonia foi lançada em [[1957]], substituindo os aparelhos monaurais.


Actualmente, muitos canais de [[televisão]] transmitem em som estéreo, bem como a grande maioria das emissoras [[rádio]] de [[Modulação em frequência|FM]].
Actualmente, muitos canais de [[televisão]] transmitem em som estéreo, bem como a grande maioria das emissoras [[Radiodifusão|rádio]] de [[Modulação em frequência|FM]].


== Funcionamento ==
== Funcionamento ==

Revisão das 07h05min de 21 de novembro de 2014

Nota: Se procura pelo efeito estéreo, também chamada de efeito tridimensional, para imagens, consulte Estereograma
Etiqueta indicadora de um sistema de reprodução de som 2.0 (estéreo).

Em acústica, estereofonia ou simplesmente, estéreo, ou ainda stereo do inglês, consiste num sistema de reprodução do áudio que utiliza dois canais de som monaurais distintos (direito e esquerdo) sincronizados no tempo. É o padrão de reprodução encontrado nos nas mídias digitais de música de alta fidelidade, porém vem sendo substituído nos cinema e em algumas gravações musicais pelo áudio multi-canal (5.1/7.1). No entanto, aparelhos de som de alta fidelidade ainda usam principalmente a estereofonia.

Etimologia

A palavra 'estéreo' provem do termo grego stéreos, que significa "sólido"; "tridimensional".

História

Em 1881 Clément Ader apresentou um sistema estéreo na exibição de equipamentos elétricos em Paris, transmitindo uma ópera da capital francesa por meio de um tipo de telefone, o teatrófono, que produzia uma sensação de som espacial para os ouvintes.

Comercialmente, a estereofonia foi lançada em 1957, substituindo os aparelhos monaurais.

Actualmente, muitos canais de televisão transmitem em som estéreo, bem como a grande maioria das emissoras rádio de FM.

Funcionamento

Esse tipo de reprodução sonora foi baseada no fato de que temos dois ouvidos, portanto temos uma audição estereofônica, que nos permite saber se um som vem da esquerda ou da direita e de qual distância provém.

Portanto um aparelho de som estereofônico procura reproduzir a posição em que os instrumentos musicais e os cantores estavam no momento da gravação de áudio, sendo muito mais prazerosa que a reprodução monoaural, que provém de um único canal.

Quando um som que está posicionado ao centro dos microfones é gravado, esse som terá o mesmo sinal em ambos os canais durante a reprodução e é escutado um som central (designado de "fantasma" no Brasil). Ou seja, o som parece vir de um ponto médio entre as caixas acústicas.

No entanto, quando o som está mais próximo de um microfone do que do segundo, durante a reprodução esse som terá mais volume no altofalante correspondente.

Fases de gravação e reprodução

  • No estúdio gravam-se os sons – de uma orquestra por exemplo – por meio de dois microfones situados numa posição idêntica ao dos ouvidos humanos, tal como se um ser humano estivesse presente no local.
  • Nos sistemas reprodutores, o som gravado – por exemplo, no disco de vinil – é reproduzido no aparelho de som de forma simultânea em dois canais e em duas caixas acústicas, de modo a simular a mesma configuração espacial original, criando uma ilusão de que o som da orquestra previamente gravada, provem da mesma sala em que se encontra o ouvinte.

Ver também

Predefinição:Bom interwiki