Diferenças entre edições de "Olivina"

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
630 bytes adicionados ,  17h36min de 23 de novembro de 2014
m
Foram revertidas as edições de 89.154.127.77 (usando Huggle)
m (Foram revertidas as edições de 89.154.127.77 (usando Huggle))
[[Ficheiro:Atomic structure of olivine 1.png||thumb|250px|A estrutura da olivina à escala atómica, vista ao longo do eixo ''a''. O oxigénio é representado pela cor vermelha, o sílicio pelo rosa, e o ferro/magnésio por azul. O rectângulo a preto indica a projecção de uma célula unitária.]]
'''Olivina''' é um grupo de [[mineral|minerais]] da família dos [[nesossilicato]]s cujos membros são constituídos por [[Silicato (minerais)|silicatos]] de [[magnésio]] e [[ferro]], com fórmula química (Mg,Fe)<sub>2</sub>SiO<sub>4</sub>, formando uma solução sólida em que a razão Fe/Mg varia entre dois extremos constituídos pela [[forsterite]] (Mg<sub>2</sub>SiO<sub>4</sub>) e a [[faialite]] (Fe<sub>2</sub>SiO<sub>4</sub>). Este mineral dá ainda o nome a um grupo de minerais com estrutura semelhante (o '''grupo da olivina''') que inclui os minerais [[monticellite]] e [[kirschsteinite]]. Os minerais do grupo da olivina cristalizam no sistema [[ortorrômbico]], e são [[nesossilicato]]s.
 
É um dos minerais mais comuns na [[Terra]], tendo também sido encontrada em rochas lunares, em [[meteorito]]s e inclusive em rochas de [[Marte (planeta)|Marte]].
 
== Identificação e paragénese ==
A olivina apresenta-se geralmente com cor verde-oliva (daí o seu nome) ou amarelo-claro, apesar de poder apresentar uma cor avermelhada devido à [[oxidação]] do ferro. Tem fratura concoidal, sendo bastante friável. A sua [[Escala de Mohs|dureza]] é igual a 6.5-7, com peso específico 3.27-3.37 e lustre vítreo. Pensa-se que a cor verde seja devida à presença de pequenas quantidades de [[níquel]]. O hábito das olivinas é normalmente granular e maciço.
.
 
A olivina transparente é por vezes usada como [[gema]] em [[joalharia]], sendo geralmente designada como [[peridoto]] ou, por vezes, [[crisólito]]. As melhores amostras de olivina de qualidade gemológica têm sido obtidas de um jazigo constituído por rochas do manto, na ilha [[Zabargad]], no [[Mar Vermelho]].

Menu de navegação