Amém: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
real significado do AMEM
bot: revertidas edições de 189.69.23.45 ( modificação suspeita : -20), para a edição 39400233 de Rodrigo Padula
Linha 17: Linha 17:
[[Categoria:Termos cristãos]]
[[Categoria:Termos cristãos]]
[[Categoria:Termos judaicos]]
[[Categoria:Termos judaicos]]


Para milhares de pessoas essa palavra significa “Assim seja”, tendo o sentido de confirmação de algo que foi dito por alguém, mas o sentido dessa palavra é muito profundo.

Algumas pessoas afirmam que a palavra Amém, traduzido pelo hebraico, significa "Assim seja", mas não é verdade. Em hebraico "Assim seja" seria pronunciado como Yehi Ratzon, que significa "Que seja de sua vontade".

A palavra “Amém” é um acróstico. Os acrósticos são formas textuais onde a primeira letra de cada frase ou verso formam uma palavra ou frase. Podem ser simples, com frases ou palavras que não tenham ligação entre si ou podem mesmo ser o encerramento de uma poesia. Eis um exemplo de acróstico simples.

Verdade
I ntegridade
D igno
A mar

A palavra “Amém” vem da frase “EL MELECH NE EMAM – ” que significa “DEUS MEU REI É FIEL”.

Com isso percebemos que a palavra “Amém” é muito mais profunda com um sentido muito forte, pois, essa afirmação trata da fidelidade do Eterno para com Seus filhos.

Na raiz desta palavra temos a palavra “emuna – ” que significa “confiança”, ou seja, confirmar aquilo que está escrito, firmeza, fidelidade, constância.

A palavra “Amém” em hebraico é composta de três letras sendo:



Sua guematria é 91, ou seja, 1 + 40 + 50.

Quando fazemos a redução de 91 temos: 9 + 1 = 10. Este valor é equivalente na tradição judaica a keter (coroa). E ainda sabemos que este valor é o mesmo da soma de dois dos nomes do Eterno: “YHWH” = 26 e “Adonai” = 65. O número 10 corresponde também a guematria da palavra SHOFAR.

Obs: A guematria é o método hermenêutico de análise das palavras bíblicas que atribui um valor numérico definido a cada letra, somente em hebraico.

Através de Seu nome, o Eterno se manifesta a nós de duas formas: como o "YHWH - "e também como Adonai.

A palavra YHWH (tetragrama) foi usado em Êxodo 4:14 onde Moisés questionou com o Senhor “Qual seria o Seu Nome?”. É lógico que Moisés e todo o povo de Israel sabiam o nome Dele, o que realmente eles queriam saber era como Ele iria se manifestar. Ele disse que se manifestaria como “Eu serei o que serei”, na tradução de João Ferreira como “Eu sou”. Deus estava dizendo que ele estaria se manifestando como Aquele que se torna aquilo que precisamos que Ele se torne para nós. Isso nos leva a duas conclusões: quando falamos acerca do “Amém” estamos falando sobre "receber uma coroa", pois o Eterno é fiel para cumprir tudo aquilo que nos prometeu, e sendo assim a coroa que receberemos Dele é justamente aquela da qual mais necessitamos no momento.

E também se manifesta como "Adonai” que significa "Senhor”, mostrando assim que independente de qualquer situação Ele é o Senhor de nossas vidas e a conduzirá de tal forma que o Seu Nome seja sempre glorificado!

Então o “Amém” está intimamente interligado à pessoa do Eterno em todos os sentidos e com isso esta palavra sela aquilo que está sendo dito! Podemos até mesmo afirmar que o “Amém” é uma pessoa, é a própria pessoa de Jesus (Yeshua)!

Quando alguém diz “Amém” esta afirmando “DEUS MEU REI É FIEL” com o aval de Jesus (Yeshua), que confirma e faz cumprir aquela palavra dita anteriormente. Ele mesmo proferiu a palavra “Amém”, porque Ele próprio é o “Amém” em carne. Em todas as palavras que Ele disse o termo “Em verdade”, no original em hebraico está o “Amém”.

Notamos que essa palavra é muito pouco pronunciada, tanto no Velho como no Novo Testamento, indicando que as pessoas daquela época sabiam da sua força.

A palavra “Amém” esta intimamente ligada a palavra “Louvor a Deus” e “Adoração”.

Nunca diga “Amém” sem saber o que será dito ou se você não entender o que foi dito - como, por exemplo, alguém falando numa língua estrangeira - e não diga “Amém” para qualquer coisa que está sendo dita.

Podemos revelar que a palavra “Amém” sela nos céus e na terra aquilo que é dito: “Amém” vos digo que tudo o que amarrares na terra será amarrado no céu, e tudo o que soltares na terra será solto no céu. Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai: que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles". Mt 18:18-20.

Devemos Tooltip ter sabedoria ao falar “Amém” sabendo que seremos responsáveis por toda palavra que sai de nossa boca.

Que o Eterno Deus vos abençoe e vos guarde!

Revisão das 23h52min de 23 de novembro de 2014

 Nota: Para outros significados, veja Amém (desambiguação).

Amém (português brasileiro) ou Ámen (português europeu) (Hebraico: אָמֵן, Árabe: آمين, ’Āmīn) é a palavra hebraica que indica uma afirmação ou adesão às vezes matizada de desejo, e pela qual terminam muitas orações no Cristianismo, no Islamismo e no Judaísmo. Pode traduzir-se em português, pelas expressões "assim seja", "verdadeiramente" etc, ainda que Amém seja um anagrama da frase hebraica “Ani Maamim” que a tradução literal para a língua portuguesa é “Eu Acredito”. Tendo também adquirido como o passar do tempo o significado na vulgata popular de concordância de pensamento ou sinônimo de expressão em relação à esperança futura como por ex. "Que assim seja".

Amém, além destes significados já descritos, também vem a ser uma sigla. A palavra é composta de 3 letras em hebraico: אָמֵן Esta sigla sintetiza a frase "Deus, Rei, Fiel", que em hebraico se lê El Melech Neeman. Ou seja EMN, que pode ser escrita em hebraico com as mesmas letras de amém.

Para os judeus considera-se que esta palavra possui força incalculável durante as suas orações, e é cobrada como parte essencial na resposta da comunidade durante o rito diário.

Em uma versão buscada da história das religiões, a maioria das pessoas, desde tempos remotos, em suas orações diárias ou não, em casa, nas igrejas nas ruas, enfim em qualquer lugar, não somente no Brasil, mas também no exterior, quando termina o seu ritual da oração pronuncia automaticamente a palavra “Amém”, que é ensinada como "assim seja" e que é quase como um mantra.


Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.