Oposição (política): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Reversão de uma ou mais edições de 200.219.132.105 para a versão 40696390 de Yanguas (Título é claro: POLÍTICA, não "astronomia". E copiar um capítulo todo é VIOLAÇÃO DE DIREITO AUTORAL)...
Ampliação do conceito de oposição e inclusão de referências
Linha 2: Linha 2:
{{Política}}
{{Política}}
{{Ver desambig|prefixo=Se procura|outros termos com o mesmo nome|Oposição}}
{{Ver desambig|prefixo=Se procura|outros termos com o mesmo nome|Oposição}}
== Conceito ==
'''Oposição''' é ato ou efeito de opor ou colocar contra de algo ou alguém.
O dicionário Houaiss<ref>{{citar web|URL = http://houaiss.camara.gov.br/cgi-bin/HouaissNet.exe|título = Dicionário Houaiss|acessadoem = 25/11/2014}}</ref> traz o seguinte conceito de oposição:   ''1. caráter, estado ou condição do que se opõe, do que é oposto; 4. antagonismo de ideias, sistemas, grupos sociais etc.''

== Direito Civil ==
Na [[linguagem]] [[direito|jurídica]], significa um dos casos em que se pode dar a intervenção de terceiros no decurso de uma [[ação]]. O opoente visa defender um direito seu que está sendo disputado por outras [[pessoa]]s.


== Política ==
== Política ==
No dicionário Houaiss<ref>Idem</ref> da língua portuguesa, oposição política é definida como o "''conjunto dos partidos políticos que não concordam com o governo''", ou seja, oposição é o partido político, ou coalizão de partidos, que se coloca contrário ao governo, aquele que faz objeção, que combate as medidas do governo. Numa democracia, o direito à oposição é um elemento imprescindível, é a livre manifestação do pensamento, é o direito à liberdade de opinião. Em regimes de governo bipartidários, como é o caso da Inglaterra (parlamentarismo) e dos Estados Unidos (presidencialismo), a posição de cada partido político no parlamento é estabelecida entre o partido de situação (partido do governo) e partido de oposição. Em regimes multipartidários, a exemplo do Brasil, o partido do presidente dificilmente obtém maioria nas casas legislativas, caso em que se faz necessária a formação de coalizões (coalizão governista). Daí dizer-se que no Brasil o regime é presidencialismo de coalizão. Os partidos de oposição, para fortalecer suas ações e combater a situação, também formam coalizão (coalizão oposicionista).
Em [[política]] refere-se ao partido ou grupo de partidos que intitulam-se contrários ao [[governo]].

Em [[regime de governo|regimes de governo]] bipartidários a posição de cada [[partido político]] fica sempre estabelecida entre o [[partido de situação]] (''partido do governo'') e [[partido de oposição]]. Em regimes multipartidários a cada [[eleição]] os partidos dividem-se em partidos de situação, oposição e independentes.


Em estudo sobre oposição política ou parlamentar, intitulado ''Oposição e Obstrução na Câmara dos Deputados'',<ref>{{citar web|URL = http://bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/3639|título = Oposição e Obstrução na Câmara dos Deputados|data = (2009)|acessadoem = 25/11/2014|autor = RABELO-SANTOS. Lourimar.|publicado = Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Dissertação de Mestrado em Ciência Política.}}</ref> o autor faz as seguintes considerações sobre o tema: ''Elemento fundamental da democracia, a oposição data dos primórdios da organização política da sociedade, mas ela surge e se concretiza como oposição parlamentar, pela primeira vez, na Inglaterra do século XVIII, com seu significado e conteúdo modernos (Schmitz, 1988; Bobbio, 1998; Mersel, 2004)...A oposição surge, e é assim reconhecida, para desempenhar o papel de criticar e fiscalizar o governo do momento, além de colocar-se como uma alternativa ao poder vigente. De fato, a existência de uma oposição ou minoria parlamentar ativa e responsável é indispensável em qualquer democracia pluralista. Ao criticar o governo e apresentar outras opções políticas, a oposição atua para garantir a transparência e a eficiência na gestão dos assuntos públicos, aumentando, com efeito, a confiança dos cidadãos nas instituições públicas (Overmeire, 2008).''
Há várias formas de se fazer oposição, seja institucional (dentro das instituições democráticas, como os partidos e o [[parlamento]]) ou não-institucional, até formas mais radicais como a [[subversão]] e o [[terrorismo]].


=== Formas de oposição ===
=== Formas de oposição ===
Linha 24: Linha 20:
{{wikcionário}}
{{wikcionário}}


== Referências ==
{{Portal3|Política}}
{{Portal3|Política}}
{{esboço-política}}
{{esboço-política}}

Revisão das 18h05min de 25 de novembro de 2014

 Nota: Se procura outros termos com o mesmo nome, veja Oposição.

Conceito

O dicionário Houaiss[1] traz o seguinte conceito de oposição:   1. caráter, estado ou condição do que se opõe, do que é oposto; 4. antagonismo de ideias, sistemas, grupos sociais etc.

Política

No dicionário Houaiss[2] da língua portuguesa, oposição política é definida como o "conjunto dos partidos políticos que não concordam com o governo", ou seja, oposição é o partido político, ou coalizão de partidos, que se coloca contrário ao governo, aquele que faz objeção, que combate as medidas do governo. Numa democracia, o direito à oposição é um elemento imprescindível, é a livre manifestação do pensamento, é o direito à liberdade de opinião. Em regimes de governo bipartidários, como é o caso da Inglaterra (parlamentarismo) e dos Estados Unidos (presidencialismo), a posição de cada partido político no parlamento é estabelecida entre o partido de situação (partido do governo) e partido de oposição. Em regimes multipartidários, a exemplo do Brasil, o partido do presidente dificilmente obtém maioria nas casas legislativas, caso em que se faz necessária a formação de coalizões (coalizão governista). Daí dizer-se que no Brasil o regime é presidencialismo de coalizão. Os partidos de oposição, para fortalecer suas ações e combater a situação, também formam coalizão (coalizão oposicionista).

Em estudo sobre oposição política ou parlamentar, intitulado Oposição e Obstrução na Câmara dos Deputados,[3] o autor faz as seguintes considerações sobre o tema: Elemento fundamental da democracia, a oposição data dos primórdios da organização política da sociedade, mas ela surge e se concretiza como oposição parlamentar, pela primeira vez, na Inglaterra do século XVIII, com seu significado e conteúdo modernos (Schmitz, 1988; Bobbio, 1998; Mersel, 2004)...A oposição surge, e é assim reconhecida, para desempenhar o papel de criticar e fiscalizar o governo do momento, além de colocar-se como uma alternativa ao poder vigente. De fato, a existência de uma oposição ou minoria parlamentar ativa e responsável é indispensável em qualquer democracia pluralista. Ao criticar o governo e apresentar outras opções políticas, a oposição atua para garantir a transparência e a eficiência na gestão dos assuntos públicos, aumentando, com efeito, a confiança dos cidadãos nas instituições públicas (Overmeire, 2008).

Formas de oposição

Wikcionário
Wikcionário

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre política ou um(a) cientista político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. «Dicionário Houaiss». Consultado em 25 de novembro de 2014 
  2. Idem
  3. RABELO-SANTOS. Lourimar. ((2009)). «Oposição e Obstrução na Câmara dos Deputados». Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Dissertação de Mestrado em Ciência Política. Consultado em 25 de novembro de 2014  Verifique data em: |data= (ajuda)