Masterização de áudio: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
HVL (discussão | contribs)
m Revertidas edições por 201.15.143.26 para a última versão por Aleph Bot, de 10h46min de 3 de abril de 2013 (UTC)
Linha 1: Linha 1:
{{Ver desambig|prefixo=Se procura|o processo de personalização de software|Remasterização de software}}
{{Ver desambig|prefixo=Se procura|o processo de personalização de software|Remasterização de software}}
{{Sem-fontes|data=dezembro de 2012}}
{{Sem-fontes|data=dezembro de 2012}}
'''Masterização''' é uma forma de [[pós-produção]] de áudio, sendo o processo de preparar e transferir o áudio gravado de uma fonte contendo a [[mixagem]] final para um dispositivo de armazenamento chamado ''master'', a fonte a partir da qual todas as cópias serão produzidas, através de métodos como prensagem, duplicação e replicação. O formato de escolha atualmente é o digital, embora masters analógicos, como fitas, ainda sejam usados na indústria e haja alguns engenheiros que se especializam em masterização analógica.
'''Masterização''' é uma forma de [[pós-produção]] de áudio, sendo o processo de preparar e transferir o áudio gravado de uma fonte contendo a [[mistura]] final para um dispositivo de armazenamento chamado ''master'', a fonte a partir da qual todas as cópias serão produzidas, através de métodos como prensagem, duplicação e replicação. O formato de escolha atualmente é o digital, embora masters analógicos, como fitas, ainda sejam usados na indústria e haja alguns engenheiros que se especializam em masterização analógica.


== O estúdio ==
== O estúdio ==

Revisão das 14h02min de 3 de dezembro de 2014

 Nota: Se procura o processo de personalização de software, veja Remasterização de software.

Masterização é uma forma de pós-produção de áudio, sendo o processo de preparar e transferir o áudio gravado de uma fonte contendo a mistura final para um dispositivo de armazenamento chamado master, a fonte a partir da qual todas as cópias serão produzidas, através de métodos como prensagem, duplicação e replicação. O formato de escolha atualmente é o digital, embora masters analógicos, como fitas, ainda sejam usados na indústria e haja alguns engenheiros que se especializam em masterização analógica.

O estúdio

Um estúdio de masterização de áudio difere completamente de um estúdio de gravação. O equipamento de masterização consiste de grandes consoles e dispositivos de monitoramento, ao contrário do estúdio de gravação que se preocupa mais com as propriedades acústicas da sala. A arrumação do equipamento dentro do estúdio é importante, uma vez que o engenheiro de masterização terá que ouvir cada detalhe de cada faixa.

É prática comum se trabalhar com um engenheiro de masterização em separado do processo de mixagem, o que dá ao artista a possibilidade de mais uma opinião criativa. A masterização permite a reprodução da gravação em todos os tipos de mídias possíveis. A masterização testa o produto final em vários equipamentos como CD players, DVD players, som automotivo, equipamento com ênfase nos graves, e se avalia também a performance das frequências de médios, graves e agudos. Caso ocorra a identificação de algum problema ou perda de qualidade nas frequências, o trabalho volta à mixagem para as devidas correções.

Ícone de esboço Este artigo sobre Tecnologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.