Díade: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
J fndes (discussão | contribs)
J fndes (discussão | contribs)
m removeu Categoria:Acordes usando HotCat
Linha 10: Linha 10:
{{DEFAULTSORT:Diade}}
{{DEFAULTSORT:Diade}}
[[Categoria:Intervalos]]
[[Categoria:Intervalos]]
[[Categoria:Acordes]]
[[Categoria:Simultaneidades]]
[[Categoria:Simultaneidades]]

Revisão das 17h47min de 24 de dezembro de 2014

O termo díade, na música, é um acorde ou intervalo formado apenas por 2 notas. Esse tipo de acorde pode ser chamado também de bicorde ou em inglês double stop. O termo bicorde também pode ser utilizado para referir-se a um acorde ou intervalo, porém, para referir-se ao "bicorde melódico", é preferível falar "intervalo"; e para referir-se ao "bicorde harmônico" (acorde de dois sons) é preferível falar apenas "bicorde". À Harmonia musical baseada em bicordes dá-se o nome de bifonia, sendo também comum chamá-la de Harmonia Prematura, visto que foi o primeiro tipo de harmonia a surgir. Esses acordes de dois sons - geralmente a tônica e sua quinta justa - são empregados majoritariamente na música ocidental medieval, oriental, no rock e no heavy metal. Podem apresentar inversões ou dobramentos livremente. Sol-Ré e Lá-Mi são exemplos de bicordes.

A técnica para se tocar uma díade ou double stop em instrumentos de corda é geralmente pressionar 2 cordas adjacentes e tocá-las simultaneamente.

Na guitarra, é muito comum o uso de díades por músicos de blues, rock e heavy metal. Neste caso geralmente é tocado um intervalo de quinta (ou quarta) junto com a nota alvo, formando um bicorde muito famoso, o Power chord. O guitarrista Chuck Berry foi um dos primeiros a fazer uso desta técnica, veja nas músicas, Johnny B. Goode ou Roll Over Beethoven, como ele constrói introduções e solos fazendo uso extensivo de díades.

Ver também