Novak Djokovic: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 55: Linha 55:


== Biografia ==
== Biografia ==
Nascido na cidade de [[Belgrado]] na [[Sérvia]], em [[22 de maio]] de [[1987]], Novak Djokovic é destro, casado com Jelena Ristic e filho de Srdjan Djokovic e Dijana Djokovic.
Nascido na cidade de [[Belgrado]] na [[Sérvia]],(Antiga [[República Socialista Federativa da Iugoslávia|Iugoslávia]])em [[22 de maio]] de [[1987]], Novak Djokovic é destro, casado com Jelena Ristic e filho de Srdjan Djokovic e Dijana Djokovic.


Seus apelidos são Nole, Djoko e Djoker. E ele fala sérvio, alemão, inglês, italiano e francês.
Seus apelidos são Nole, Djoko e Djoker. E ele fala sérvio, alemão, inglês, italiano e francês.

Revisão das 12h33min de 30 de dezembro de 2014

Tenista Novak Djokovic
Novak em 2009 durante o Open da França
Alcunha(s) Djoko
País  Sérvia
Residência Monte Carlo, Mônaco
Data de nascimento 22 de maio de 1987 (36 anos)
Local de nasc. Belgrado, RSS da Sérvia
Jugoslávia Iugoslávia
Altura 1,88 m
Peso 80 kg
Profissionalização 2003
Mão Direita, esquerda com as duas mãos;
Prize money US$ $72,403,908Fonte
Simples
Vitórias-Derrotas 604–140 (81,18%)
Títulos 48
Melhor ranking 1 (04 de julho de 2011)
Ranking atual simples 1 (17 de novembro de 2014)
Open da Austrália V (2008, 2011, 2012, 2013)
Roland Garros F (2012,2014)
Wimbledon V (2011, 2014)
US Open V (2011)
Torneios principais
Tour Finals V (2008, 2012, 2013, 2014)
Duplas
Vitórias-Derrotas 33-48 (41,77%)
Títulos 1
Melhor ranking Nº 114 (30 de novembro de 2009)
Medalhas
Jogos Olímpicos
Bronze Pequim 2008 Simples
Última atualização em: 17 de novembro de 2014.

Novak Djokovic (sérvio: Новак Ђоковић, Novak Đoković; [nɔ̂ʋaːk dʑɔ̂ːkɔʋitɕ]; Belgrado, Iugoslávia, 22 de maio de 1987) é um tenista profissional sérvio.

É o atual tenista número 1 em simples do ranking mundial masculino de tênis.

Já ganhou 7 torneios do Grand Slam (4 Open da Austrália, 2 Torneios de Wimbledon e 1 U.S. Open). E além dos sete títulos de Grand Slam no seu currículo, Novak Djokovic também foi vice-campeão de simples em outras sete finais de Grand Slam, sendo que duas dessas finais foram no Open da França.

Também já conquistou 4 ATP World Tour Finals (2008, 2012, 2013 e 2014). E com o título do ATP World Tour Finals de 2014, Djokovic conquistou sua terceira taça seguida no torneio e com isso o sérvio é o primeiro tenista a ter três títulos seguidos no torneio desde Ivan Lendl, entre 1985 e 1987.

Foi campeão de 20 torneios ATP Masters 1000. E além dos vinte títulos de Masters no seu currículo, Novak Djokovic também foi vice-campeão de simples em outras dez finais de ATP Masters 1000.

No final do ano de 2010, levou seu país, a Sérvia, ao título da Copa Davis junto com Viktor Troicki, Janko Tipsarevic e Nenad Zimonjic, ao derrotar a França na decisão por 3 a 2.

Pelas conquistas que o sérvio Novak Djokovic já contabilizou na carreira, ele já é considerado como um dos maiores tenistas da história do tênis.

Seu treinador atual é o alemão Boris Becker.

Sua superfície favorita é o cimento, mas se considera como um tenista polivalente em todos os tipos de quadra. Sua jogada de mestre é o backhand paralelo.

Seus apelidos são Nole, Djoko e Djoker.

Biografia

Nascido na cidade de Belgrado na Sérvia,(Antiga Iugoslávia)em 22 de maio de 1987, Novak Djokovic é destro, casado com Jelena Ristic e filho de Srdjan Djokovic e Dijana Djokovic.

Seus apelidos são Nole, Djoko e Djoker. E ele fala sérvio, alemão, inglês, italiano e francês.

Djoko (um dos seus apelidos) é um dos maiores tenistas da história, ele começou a jogar tênis aos quatro anos de idade. Com doze anos, treinou na escola de Niki Pilic em Munique, na Alemanha, onde permaneceu até aos catorze. Fez sua estreia como tenista profissional aos 16 anos.

Seu pai, seu tio e sua tia foram esquiadores profissionais e seu pai também foi um excelente jogador de futebol. A paixão da família pelo esporte sempre lhe deu muito apoio e ânimo na hora de escolher a carreira esportiva. "O tênis foi uma bênção na minha vida, ofereceu-me muitas coisas positivas. Meu amor pelo esporte é muito grande e, de certo modo, o tênis salvou minha vida. Tive muita sorte de possuir pai e mãe que acreditavam nas minhas habilidades", declarou o sérvio.

Quando era criança, Novak Djokovic viveu a realidade da guerra e violência na antiga Iugoslávia e teve que se adaptar à nova identidade da região, desmembrada em várias nações independentes. "A guerra é algo que não desejo a ninguém, é destruição, é perder famílias e pessoas queridas. O lado positivo é que muita gente se une e encontra a fortaleza para superar qualquer coisa que apareça pelo caminho", explicou Djokovic em entrevista ao jornal argentino La Nacion.

Jelena Gencic foi sua primeira treinadora de tênis.

Sua superfície favorita é o cimento, mas é considerado um tenista polivalente em todos os tipos de quadra. Sua jogada de mestre é o forehand paralelo.

Nole (um dos seus apelidos) também é conhecido no circuito profissional de tênis pelas suas inúmeras imitações de tenistas famosos, como Maria Sharapova, Roger Federer e Rafael Nadal.

Em outubro de 2014 nasceu seu primeiro filho, Stefan Djokovic, fruto de seu casamento com Jelena Ristic, com quem é casado desde julho de 2014.

O ídolo de Djoker (um dos seus apelidos) sempre foi o tenista Pete Sampras.

Carreira

2003

Em 2003, Djoković ganhou seu primeiro título como promessa do tênis na Sérvia e Montenegro ao derrotar Ferrer-Victoria. Também chegou a duas semifinais nesses torneios e obteve um registro de dez vitórias e cinco derrotas.

2004

Disputou dois torneios de promessas em fevereiro, chegando às semifinais em um deles.

2005

Estreou na Copa Davis contra a Letônia e derrotou Skroderis. Ganhou o torneio de promessas de Szolnol na Hungria, após vencer Tkalec. Seu primeiro título de Challenger foi conquistado em Budapeste, ao vencer Bracciali. Perdeu na primeira etapa no torneio da ATP de Umag, enfrentando Volandri. Ganhou outro torneio de promessas em Belgrado, após vencer Cipolla.

Sua primeira vitória em uma partida da ATP foi em Bucareste, contra Clement. Também ganhou o Challenger de Aachen contra Burgsmüller. Em duplas, ganhou um título de jovens promessas e chegou às semifinais em um Challenger.

Terminou a temporada de 2005 entre os cem primeiros.

2006

Estreou no Aberto da Austrália com derrota para Marat Safin. Em março desse ano, ganhou algumas partidas na Copa Davis contra o Zimbábue, enfrentando Chidzikwe e Mahefu. Um mês depois, perdeu outras duas partidas da Copa Davis para a Bélgica, enfrentando C. Rochus e Vliegen. Ganhou sua primeira partida de um Grand Slam em Roland-Garros contra Robby Ginepri, mas abandonou na segunda etapa quando jogava contra Guillermo Coria, por problemas respiratórios.

Em Wimbledon, chegou à terceira etapa, após derrotar Juan Mónaco e García-López, e perdeu para Sébastien Grosjean. Estreou no Masters Series de Cincinnati, perdendo para Fernando González.

No mês de Julho conquistou seu primeiro título de torneio da ATP. Foi no saibro de Amersfoort que Novak ganhou o Dutch Open (tênis) derrotando na final Nicolas Massu. Os direitos de organização deste torneio foram comprados em 2008 pela família Djokovic que o tranferiu para Sérvia, originando o ATP de Belgrado.

No Grand Slam do Aberto dos Estados Unidos, ganhou de Gaël Monfils e de Mario Ančić, mas perdeu na terceira etapa para Fernando Verdasco em cinco sets. No Masters de Paris, também chegou à terceira etapa, ganhando de Victor Hănescu e Mariano Puerta e perdendo para o espanhol Tommy Robredo.

Em novembro conquistou o ATP de Metz, derrotando na final Jurgen Melzer, seu segundo troféu no ano.

2007

No US Open, chegou às finais, perdendo por 3 sets a 0, com parciais de 7-6 (7-4), 7-6 (7-2) e 6-4 para o suíço Roger Federer, também chegou à final de Indian Wells perdendo para Rafael Nadal. Conquistou os seguintes títulos: Master Series de Montreal, ATP de Estoril e ATP 250 de Viena, Master Series de Miami, este também é o seu ano de estréia na Tennis Masters Cup (torneio que reúne os oito melhores da temporada).Foi no ATP Estoril que Novak recebeu o prémio das maõs de Eusébio.

2008

Đoković venceu seu primeiro torneio do Grand Slam no Aberto da Austrália de 2008, vencendo o francês Jo-Wilfried Tsonga na final por 4-6, 6-4, 6-3, 7-6[2]. No primeiro semestre de 2008, também ganhou o Masters Series de Indian Wells, derrotando Rafael Nadal na semifinal, e o Masters Series de Roma, além de ter sido semifinalista nos Masters de Monte Carlo e Hamburgo e em Roland Garros. Já no segundo semestre, foi vice-campeão do Masters de Cincinnati, ganhou o bronze olímpico em Pequim, chegou à semifinal do US Open e obteve o título da Tennis Masters Cup (atual ATP World Tour Finals).

Novak Đoković em 2008 no Aberto da Austrália.

2009

Neste ano foi às quartas de final do Aberto da Austrália, ganhou o ATP de Dubai, foi finalista do Master Series de Miami, Monte Carlo e Roma em sequência, campeão do ATP de Belgrado, quadrifinalista de Wimbledon, finalista do Masters de Cincinnati, semifinalista do US Open, campeão do ATP 500 de Pequim, chegou à semifinal do Masters de Shanghai, ganhou o ATP da Basileia e o Masters 1000 de Paris.

2010

Na temporada Đoković foi às quartas de final do Aberto da Austrália e de Roland Garros; foi à semifinal de Wimbledon, do Masters 1000 do Canadá, de Monte Carlo e de Shanghai, e do ATP 500 de Rotterdam; foi à final do Open dos Estados Unidos e do ATP 500 de Basel; além de ganhar o ATP 500 de Dubai e o bicampeonato do ATP 500 de Pequim. No final do ano, levou seu país, a Sérvia ao título da Copa Davis junto com Viktor Troicki, Janko Tipsarevic e Nenad Zimonjic ao derrotar a França por 3 a 2.

2011

Djokovic mostrou grande evolução e crescimento. Em janeiro de 2011, venceu o Open da Austrália de forma contundente, ao perder apenas 1 set em 7 jogos, eliminando Roger Federer na semifinal e Andy Murray na final. O sérvio também foi campeão dos Masters 1000 de Indian Wells e Miami seguidamente: no primeiro, derrotando Roger Federer e Rafael Nadal, no segundo, derrotando novamente o nº1 do mundo, Nadal, na final. Ganhou o ATP 250 de Belgrado, sua terra natal, e depois venceu em seguida os Masters 1000 de Madrid e Roma, ambos disputados em saibro, derrotando Rafael Nadal nas duas finais. Perdeu a primeira partida do ano somente em Roland Garros, na semifinal contra Roger Federer, acabando assim sua invencibilidade de 41 vitórias seguidas no ano (e 43 no total, considerando as duas últimas de 2010).[1]

Em 1 de julho de 2011, Novak Djokovic assegurou os pontos necessários para tornar-se o número 1 do mundo no ranking divulgado em 4 de julho de 2011, ao vencer Jo-Wilfried Tsonga na semifinal de Wimbledon. Derrotando Rafael Nadal na final, tornou-se o primeiro sérvio a vencer o torneio e liderar o ranking. É o 25º tenista a tornar-se número 1 na Era Profissional.

Após o Torneio de Wimbledon de 2011, venceu também o Masters 1000 do Canadá, e em agosto chegou à final do Masters 1000 de Cincinnati, abandonando o jogo devido ao cansaço físico acumulado na temporada. Foi apenas a 2ª derrota de Djokovic no ano, tendo obtido 9 títulos. Em 12 de Setembro de 2011, venceu pela primeira vez o Open dos Estados Unidos, ao derrotar, pela 6ª vez consecutiva em finais nesta temporada, o espanhol Rafael Nadal por 3 a 1 (6-2, 6-4, 6-7 (3-7) e 6-1) numa batalha que durou 4h10. Depois do US Open, desistiu da Copa Davis por lesão contra Del Potro, depois parou na semifinal da Basiléia contra Nishikori, na 4º rodada em Paris, desistindo contra Jo-Wilfried Tsonga. No ATP World Tour Finals, parou na fase de grupos, vencendo Tomas Berdych na 1º rodada, e depois perdendo para David Ferrer e Janko Tipsarevic. Venceu o torneio de exibição de Abu Dhabi no final do ano, ganhando de David Ferrer na final por 6-2, 6-1. Antes da final, venceu Roger Federer na semifinal, por 6-2 e 6-1, e Gaël Monfils nas Quartas de final, por 6-2, 4-6 e 6-2. Foi um dos melhores anos de sua carreira, pois ganhou 10 titulos, incluindo 3 Grand Slams.

2012

Em 2012 foi campeão do Australian Open vencendo Andy Murray por 3 sets a 2 na semifinal num jogo emocionante com parciais de: 6-3, 3-6, 6-7(4), 6-1 e 7-5 ,e depois vencendo Rafael Nadal na final por 3 sets a 2 (parciais de 5-7, 6-2, 6-4, 6-7 e 7-5), em uma partida épica com 5 horas e 53 minutos de duração, se tornando assim, a final de Grand Slam mais longa da história do Tênis. Esta foi sua sétima vitória seguida sobre Rafael Nadal. No segundo Grand Slam do ano, Roland Garros, Djokovic derrotou em Paris num difícil jogo pelas quartas de final a Jo-Wilfried Tsonga por 3 sets a 2 , na semifinal cruzou com Roger Federer, passando pelo suíco em 3 sets(parciais de 6-4, 7-5 e 6-3), chegando a sua quarta final consecutiva de GS.No último jogo do torneio enfrentou novamente na final Rafael Nadal, Novak perdeu para o espanhol por 3 sets a 1(parciais de 6-4, 6-3, 2-6 e 7-5), jogo este marcado por duas paralisações e um adiamento da partida.

Chegou as semifinais de Torneio de Wimbledon perdendo para Roger Federer por 3 sets a 1. Nas olimpíadas ficou em 4º lugar, perdeu para Andy Murray na semifinal e para Del Potro na disputa do bronze. Depois dos Jogos Olimpicos, foi campeão em Toronto, vencendo Richard Gasquet por 6-3 e 6-2. Logo em seguida foi vice de Cincinatti, sendo o suiço Roger Federer o campeão. Depois disso, foi vice- campeão do US OPEN perdendo para o britânico Andy Murray.

Em seguida, partiu para a gira Asiática, ganhando o ATP 500 de Pequim, onde bateu na final ao Francês Jo-Wilfried Tsonga por 7-6 e 6-2 e vencendo o escocês Andy Murray na final do Shanghai Masters 1000 por 5-7, 7-6(11), 6-3.

No início de Novembro retomou a primeira posição do ranking da ATP. Para coroar sua liderança, ganhou de forma invicta o último torneio do ano, ATP World Tour Finals realizado em Londres, derrotando na final o n° 2 do mundo, Roger Federer, por 2 sets a 0 (7–6(6), 7–5). Dessa forma, fechou a temporada com 11 finais e 6 títulos ganhos.

2013

Neste ano, Djokovic iniciou a temporada defendendo com sucesso seu título no Grand Slam do Australian Open, derrotando na semifinal o espanhol David Ferrer por 3 sets a 0 (6-2, 6-2 e 6-1) e na final a Andy Murray por 3 sets a 1 (6-7(2), 7-6(3), 6-3, 6-2). Com esse título, o sérvio Novak Djokovic se tornou tricampeão consecutivo em Melbourne e conquistou o quarto título do Grand Slam Australiano em sua carreira.

Em seu segundo torneio no ano, uma segunda conquista. Em março Djokovic ganhou pela quarta vez na carreira o título do ATP de Dubai, um dos torneios que fizeram parte do ATP World Tour 500 de 2013. Novak derrotou na final o tcheco Tomas Berdych em 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/3.

Na terra batida de Monte Carlo, Djokovic destronou o octacampeão consecutivo em Mônaco, Rafael Nadal, conquistando seu 14º Masters 1000 na carreira e seu primeiro no saibro monegasco. A final em 2 sets a 0 teve parciais de 6/2 e 7/6(1)

No Grand Slam de Roland Garros perdeu na semifinal para o espanhol Rafael Nadal por 3 sets a 2. Já pelo torneio do Grand Slam de Wimbledon, perdeu na final para o escocês Andy Murray por 3 a 0, parciais 4/6, 5/7 e 4/6.

Em Montreal Djokovic perdeu na semifinal para Rafael Nadal. Logo após, em setembro, pelo Grand Slam do US Open novamente perdeu para o espanhol Rafael Nadal, mas agora na final por 3 sets a 1, com parciais de 2/6, 6/3, 4/6 e 1/6.

No mês de outubro, iniciando seu tour asiático, jogou o ATP 500 de Pequim, e ganhou de Rafael Nadal na final em um jogo fácil com parciais de 6/3 e 6/4. Em seguida pelo Masters 1000 de Shanghai, ele ganhou de Juan Martin Del Potro na final em um jogo muito equilibrado, parciais 6/1, 3/6 e 7/6(3).

Em novembro jogou o torneio Masters 1000 de Paris e novamente o sérvio Novak Djokovic triunfou. Ele foi campeão da competição batendo o espanhol David Ferrer na final por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 7/5.

No torneio dos campeões, o ATP World Tour Finals em Londres, foi campeão invicto derrotando Rafael Nadal na grande final por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4. Dessa forma, ele finalizou a temporada de 2013 com 9 finais e 7 títulos ganhos.

2014

Novak Djokovic começou o ano vencendo o torneio de aquecimento, o Mubadala World Tennis Championship. Ele derrotou na final da competição ao espanhol David Ferrer pelo placar de 7-5 e 6-2.

No Grand Slam do Australian Open, ele venceu seus quatro primeiros jogos em tres sets, contra Lukáš Lacko, Leonardo Mayer, Denis Istomin e o então número 15 do mundo, Fabio Fognini, respectivamente. Ele se encontrou com Stanislas Wawrinka nas quartas de final do torneio, pelo segundo ano consecutivo. Djokovic caiu por 9-7 no quinto set, encerrando sua série de 25 vitórias em 25 jogos em Melbourne, assim como sua série de 14 semifinais consecutivas em torneios do Grand Slam.

Em seguida, Djokovic jogou o ATP de Dubai, um dos torneios que fizeram parte do ATP World Tour 500 de 2014, mas perdeu para o eventual campeão Roger Federer nas semifinais. No entanto, em março, Djokovic se vingou da derrota sofrida para o suíço Roger Federer, conquistando seu terceiro título no Masters 1000 de Indian Wells, derrotando justamente Federer na final de virada por 2 a 1, parciais de 3-6, 6-3 e 7-6. Esse que foi o 17º título do sérvio em torneios ATP Masters 1000.

Continuando sua boa fase, o sérvio derrotou o espanhol Rafael Nadal, então n°1 do ranking mundial masculino, na final do Masters 1000 de Miami em dois sets, por um duplo 6-3. O título em Miami foi o 18º de Novak Djokovic em torneios Masters 1000 e o 43º na carreira.

Em Monaco, o sérvio sofreu uma lesão no pulso que o prejudicou ao longo da competição do Masters 1000 de Monte Carlo, onde chegou as semifinais antes de perder para o suíço Roger Federer em dois sets.

Depois de se recuperar da lesão, o sérvio venceu o seu terceiro título do Masters 1000 de Roma ao derrotar o espanhol Rafael Nadal na final de virada, com parciais de 4-6, 6-3 e 6-3. Esse título em Roma foi o 19º de Novak Djokovic em torneios de nível ATP Masters 1000.

Pelo Grand Slam de Roland Garros, num confronto que valia a conquista do título e a primeira posição do ranking mundial masculino de simples, Djokovic foi derrotado de virada na grande final pelo espanhol Rafael Nadal por 3 sets a 1, parciais de 6-3, 5-7, 2-6 e 4-6, em uma partida de 3 horas e 31 minutos de duração. Ao final, o sérvio declarou: "Foi um grande começo de partida, mas ele voltou no segundo set. Poderia ter levado para o tie-break, foi bem equilibrado. Eu perdi o serviço (quando Nadal tinha 6/5) e o momento passou a ser todo dele. Comecei a jogar mal e também não me movimentava bem. Fisicamente tive um pouco de dificuldade durante aquele terceiro set. Tentei fazer o meu melhor. Mas meu melhor hoje não foi como o melhor contra ele em Roma há algumas semanas. Nos momentos cruciais Nadal foi um jogador melhor. Claro que é decepcionante para mim, mas a vida continua. Não é a primeira ou a última vez que perdi uma partida" - lamentou Djokovic.

No segundo semestre da temporada, Djokovic conseguiu o bicampeonato do Grand Slam de Wimbledon, após vitória por 3 sets 2 sobre Roger Federer, em um grande jogo com quase 4 horas de duração, com parciais de 6-7 (7-9), 6-4, 7-6 (7-4) e 5-7 e 6-4. Em um jogo equilibrado, o sérvio foi firme nos momentos mais decisivos e evitou o recorde do rival suíço, que buscava seu oitavo título em Wimbledon. Ao final, declarou: "Wimbledon é o melhor torneio do mundo, é o que mais vale. Eu sempre sonhei ganhar esse torneio. Ser capaz de competir em alto nível e ser campeão aqui, me faz muito feliz. O Roger é um excelente tenista, o maior vencedor. Obrigado a ele, por ter me deixado ganhar" - afirmou Djokovic, com a humildade e carisma que lhe são características. Em suas palavras, visivelmente emocionado, agradeceu ainda a sua primeira treinadora, Jelena Gencic, que havia falecido em 01 de junho 2013, e era grande apreciadora do Grand Slam londrino.

Em agosto, o sérvio Novak Djokovic foi eliminado do Masters 1000 do Canadá. Ele perdeu para o francês Jo-Wilfried Tsonga por 2 sets a 0, com parciais de 2-6 e 2-6, em 1 hora e 03 minutos de partida, em jogo válido pelas oitavas de final da competição.

Ainda em agosto, e pela segunda semana consecutiva, ele foi eliminado precocemente de um Masters 1000. A queda dessa vez aconteceu nas oitavas de final do Masters 1000 de Cincinnati, nos Estados Unidos. O sérvio foi batido pelo espanhol Tommy Robredo (então 20º do ranking mundial) por 2 sets a 0, com parciais de 6-7 (6) e 5-7, em 1 hora e 44 minutos de partida.

Em setembro, o sérvio chegou a sua oitava semifinal consecutiva no Grand Slam do US Open. E ele buscava sua quinta final consecutiva no US Open, na tentativa de repetir a conquista de 2011 e conquistar o bicampeonato. Mas o japonês Kei Nishikori, então n° 11 do ranking, impediu a quinta final seguida no US Open de Djokovic, ao anotar o inesperado placar de 4-6, 6-1, 6-7(4/7) e 3-6.

No mês de outubro, o sérvio conquistou o pentacampeonato do torneio ATP 500 de Pequim, já que além de 2014 também ganhou as edições de 2009, 2010, 2012 e 2013. Na decisão em pouco mais de uma hora de jogo, Djokovic venceu o tcheco Tomas Berdych pelas arrasadoras parciais de 6-0 e 6-2.

No Masters 1000 de Paris, na França, o sérvio foi o campeão. Aliás, tricampeão, já que além de 2014 também ganhou as edições de 2009 e 2013. Na decisão ele passeou em quadra, dominou as ações do início ao fim e derrotou o canadense Milos Raonic por 2 sets a 0, parciais de 6-2 e 6-3, em apenas 1 hora e 23 minutos de partida. O título em Paris foi o 20º do sérvio Novak Djokovic em Masters 1000 e o 47º na carreira. Na temporada, o sérvio, então líder do ranking mundial masculino de simples, faturava seu sexto troféu.

Ainda em outubro, pelo Masters 1000 de Shanghai, Novak Djokovic perdeu a chance de conquistar o tricampeonato do torneio ao ser derrotado pelo suíço Roger Federer na semifinal. Eliminado, o sérvio não lamentou seu desempenho e preferiu destacar a atuação do suíço, que, segundo ele, fez uma "partida perfeita". Djokovic perdeu para Roger Federer por um duplo 6-4 após pouco mais de 1 hora e 30 minutos de jogo.

Pelo torneio dos campeões, o ATP World Tour Finals, o sérvio completou o serviço que tinha para se manter na liderança do ranking. Precisando de três vitórias na competição para fechar o ano de 2014 como número 1 em simples do ranking mundial masculino, ele alcançou o feito com propriedade, sem deixar escapar um set sequer. O primeiro passo foi a vitória sobre o croata Marin Cilic por duplo 6-1. O segundo passo foi vencer o suíço Stanislas Wawrinka por arrasadoras parciais de 6-3 e 6-0. E o terceiro e último passo veio contra o tcheco Tomas Berdych, mais um que não impôs grande resistência e acabou perdendo para o sérvio por um duplo 6-2. Com a vitória sobre Berdych, Djokovic garantiu a liderança do ranking até o fim do ano e ficou em primeiro no Grupo A do ATP World Tour Finals de 2014, se classificando assim à semifinal do torneio que encerra a temporada. Depois de garantir sua vaga nas semifinais com três vitórias tranquilas, perdendo apenas nove games na fase de grupos, o sérvio perdeu pela primeira vez na competição a um set, mas no fim acabou batendo o japonês Kei Nishikori na semifinal por 2 sets a 1, com placar final de 6/1, 3/6 e 6/0, após 1 hora e 27 minutos de confronto que o assegurou na final. Na decisão do torneio ele deveria enfrentar o suíço Roger Federer, mas um problema nas costas do rival o obrigou a desistir da partida e por isso o sérvio acabou faturando a taça sem mesmo precisar entrar em quadra. Ao final, declarou: “Sinto muito por ele, não queria ganhar desta forma e não vou comemorar essa conquista. Sem dúvida que, se tivesse alguma condição, Federer jogaria hoje. Desejo melhor sorte para ele na final da Copa Davis”, afirmou o sérvio em discurso ao público antes de receber a taça. Esse foi o quarto título do sérvio em eventos ATP World Tour Finals, sendo o terceiro consecutivo dele nesse torneio.

Ele finalizou a temporada de 2014 com com sete conquistas, sendo quatro de Masters 1000 (Roma, Miami, Indian Wells e Paris), um Grand Slam (Wimbledon), o ATP World Tour Finals e o ATP 500 de Pequim.

Torneios

Finais de Grand Slam

Campeão (7)

Ano Torneio Superfície Adversário na Final Resultado
2008 Aberto da Austrália Dura França Jo-Wilfried Tsonga 4-6, 6-4, 6-3, 7-6 (2)
2011 Aberto da Austrália Dura Reino Unido Andy Murray 6-4, 6-2, 6-3
2011 Wimbledon Grama Espanha Rafael Nadal 6-4, 6-1, 1-6, 6-3
2011 US Open Dura Espanha Rafael Nadal 6-2, 6-4, 6-7 (3), 6-1
2012 Aberto da Austrália Dura Espanha Rafael Nadal 5-7, 6-4, 6-2, 6-7 (5), 7-5
2013 Aberto da Austrália Dura Reino Unido Andy Murray 6-7 (2), 7-6 (3), 6-3, 6-2
2014 Wimbledon Grama Suíça Roger Federer 6-7 (7), 6-4, 7-6 (4), 5-7 e 6-4

Perdidas (7)

Ano Torneio Superfície Adversário na Final Resultado
2007 US Open Dura Suíça Roger Federer 7-6 (4), 7-6 (2), 6-4
2010 US Open Dura Espanha Rafael Nadal 6-4, 5-7, 6-4, 6-2
2012 Roland Garros Saibro Espanha Rafael Nadal 6-4, 6-3, 2-6, 7-5
2012 US Open Dura Reino Unido Andy Murray 7-6 (10), 7-5, 2-6, 3-6, 6-2
2013 Wimbledon Grama Reino Unido Andy Murray 6-4, 7-5, 6-4
2013 US Open Dura Espanha Rafael Nadal 6-2, 3-6, 6-4, 6-1
2014 Roland Garros Saibro Espanha Rafael Nadal 3-6, 7-5, 6-2, 6-4

Torneios vencidos (Simples: 48)

Legenda
Grand Slam (7)
Tennis Masters Cup

ATP World Tour Finals (4)

ATP Masters Series

ATP World Tour Masters 1000 (20)

ATP International Series Gold

ATP World Tour 500 Series (11)

ATP International Series

ATP World Tour 250 Series (6)

Títulos por superfície
Dura (36)
Grama (2)
Saibro (9)
Carpete (1)
Nº. Data Torneio Superfície Adversário Pontos
1. 24 de Julho de 2006 Amersfoort Saibro Chile Nicolas Massu 7-6(5) 6-4
2. 09 de Outubro de 2006 Metz Dura Áustria Jurgen Melzer 4-6 6-3 6-2
3. 08 de Janeiro de 2007 Adelaide Dura Austrália Chris Guccione 6-3 6-7(6) 6-4
4. 01 de Abril de 2007 Miami Dura Argentina Guillermo Cañas 6-3 6-2 6-4
5. 07 de Maio de 2007 Estoril Saibro França Richard Gasquet 7-6(7) 0-6 6-1
6. 13 de Agosto de 2007 Toronto Dura Suíça Roger Federer 7-6(2) 2-6 7-6(2)
7. 15 de Outubro de 2007 Viena Dura Suíça Stanislas Wawrinka 6-4 6-0
8. 27 de Janeiro de 2008 Aberto da Austrália Dura França Jo-Wilfried Tsonga 4-6 6-4 6-3 7-6(2)
9. 23 de Março de 2008 Indian Wells Dura Estados Unidos Mardy Fish 6-2 5-7 6-3
10. 11 de Maio de 2008 Roma Saibro Suíça Stanislas Wawrinka 4-6 6-3 6-3
11. 16 de novembro de 2008 Masters Cup Carpete Rússia Nikolay Davydenko 6-1 7-5
12. 28 de fevereiro de 2009 ATP de Dubai Dura Espanha David Ferrer 7-5 6-3
13. 10 de maio de 2009 Belgrado Saibro Polónia Lukasz Kubot 6-3 7-6
14. 11 de Outubro de 2009 ATP de Pequim Dura Croácia Marin Cilic 6-2 7-6(4)
15. 08 de Novembro de 2009 Basiléia Dura Suíça Roger Federer 6-4 4-6 6-2
16. 15 de Novembro de 2009 Paris Dura França Gaël Monfils 6-2 5-7 7-6[3]
17. 01 de Março de 2010 ATP de Dubai Dura Rússia Mikhail Youzhny 7/5, 5/7 e 6/3
18. 11 de Outubro de 2010 ATP de Pequim Dura Espanha David Ferrer 6-2, 6-4
19. 30 de Janeiro de 2011 Aberto da Austrália Dura Reino Unido Andy Murray 6-4 6-2 6-3
20. 26 de Fevereiro de 2011 ATP de Dubai Dura Suíça Roger Federer 6-3, 6-3
21. 20 de Março de 2011 Indian Wells Dura Espanha Rafael Nadal 4-6, 6-3, 6-2
22. 03 de Abril de 2011 Miami Dura Espanha Rafael Nadal 4-6, 6-3, 7-6(4)
23. 01 de Maio de 2011 Belgrado Saibro Espanha Feliciano López 7-6(4), 6-2
24. 08 de Maio de 2011 Madrid Saibro Espanha Rafael Nadal 7-5, 6-4
25. 15 de Maio de 2011 Roma Saibro Espanha Rafael Nadal 6-4, 6-4
26. 03 de Julho de 2011 Wimbledon Grama Espanha Rafael Nadal 6-4, 6-1, 1-6, 6-3
27. 14 de Agosto de 2011 Montréal Dura Estados Unidos Mardy Fish 6-2, 3-6, 6-4
28. 12 de Setembro de 2011 US Open Dura Espanha Rafael Nadal 6-2, 6-4, 6-7(3-7), 6-1
29. 29 de janeiro de 2012 Aberto da Austrália Dura Espanha Rafael Nadal 5-7, 6-4, 6-2, 6-7(5), 7-5
30. 01 de Abril de 2012 Miami Dura Reino Unido Andy Murray 6-1, 7-6(4)
31. 12 de Agosto de 2012 Toronto Dura França Richard Gasquet 6-3, 6-2
32. 07 de outubro de 2012 ATP de Pequim Dura França Jo-Wilfried Tsonga 7-6(4), 6-2
33. 14 de Outubro de 2012 Shanghai Dura Reino Unido Andy Murray 5-7, 7-6(11), 6-3
34. 12 de Novembro de 2012 ATP World Tour Finals Dura Suíça Roger Federer 7-6(6), 7-5
35. 27 de Janeiro de 2013 Aberto da Austrália Dura Reino Unido Andy Murray 6-7(2), 7-6(3), 6-3, 6-2
36. 02 de Março de 2013 ATP de Dubai Dura República Checa Tomas Berdych 7/5, 6/3
37. 21 de Abril de 2013 Monte Carlo Saibro Espanha Rafael Nadal 6-2, 7-6(1)
38. 06 de Outubro de 2013 ATP de Pequim Dura Espanha Rafael Nadal 6-3,6-4
39. 13 de Outubro de 2013 Shanghai Masters Dura Argentina Juan Martin Del Potro 6-1, 3-6, 7-6
40. 03 de Novembro de 2013 Paris Masters Dura Espanha David Ferrer 7-5, 7-5
41. 11 de Novembro de 2013 ATP World Tour Finals Dura Espanha Rafael Nadal 6-3, 6-4
42. 16 de Março de 2014 Indian Wells Dura Suíça Roger Federer 3-6, 6-3, 7-6
43. 13 de Abril de 2014 Miami Dura Espanha Rafael Nadal 6-3, 6-3
44. 18 de Maio de 2014 Roma Saibro Espanha Rafael Nadal 4-6, 6-3, 6-3
45. 06 de julho de 2014 Wimbledon Grama Suíça Roger Federer 6-7 (7), 6-4, 7-6 (4), 5-7 e 6-4
46. 05 de Outubro de 2014 ATP de Pequim Dura República Checa Tomas Berdych 6-0,6-2
47. 02 de Novembro de 2014 Paris Masters Dura Canadá Milos Raonic 6-2, 6-3
48. 16 de Novembro de 2014 ATP World Tour Finals Dura Suíça Roger Federer W/O

Finais simples perdidas (22)

Nr. Data Torneio Superfície Adversário Pontos
1. 31 de Julho de 2006 Umag Saibro Suíça Stanislas Wawrinka 6-6(1) ret.
2. 19 de Março de 2007 Indian Wells Dura Espanha Rafael Nadal 6-2, 7-5
3. 10 de Setembro de 2007 US Open Dura Suíça Roger Federer 7-6(4), 7-6(2), 6-4
4. 15 de Junho de 2008 Queen's, Londres Grama Espanha Rafael Nadal 7-6(6), 7-5
5. 03 de Agosto de 2008 Cincinnati Dura Reino Unido Andy Murray 7-6(4), 7-6(5)
6. 28 de Setembro de 2008 ATP Bangkok Dura França Jo-Wilfried Tsonga 7-6(4), 6-4
7. 05 de Abril de 2009 Miami Dura Reino Unido Andy Murray 6-2, 7-5
8. 19 de Abril de 2009 Monte Carlo Saibro Espanha Rafael Nadal 6-3, 2-6, 6-1
9. 03 de Maio de 2009 Roma Saibro Espanha Rafael Nadal 7-6, 6-2
10. 15 de junho de 2009 Halle Grama Alemanha Tommy Haas 6-3, 6-7(4), 6-1
11. 23 de Agosto de 2009 Cincinnati Dura Suíça Roger Federer 6-1, 7-5
12. 13 de Setembro de 2010 US Open Dura Espanha Rafael Nadal 6-4, 5-7, 6-4, 6-2
13. 08 de Novembro de 2010 Basiléia Dura Suíça Roger Federer 6-4, 3-6, 6-1
14. 21 de Agosto de 2011 Cincinnati Dura Reino Unido Andy Murray 6-4, 3-0 ret.
15. 22 de Abril de 2012 Monte Carlo, Mônaco Saibro Espanha Rafael Nadal 6-3, 6-1
16. 12 de Maio de 2012 Roma Saibro Espanha Rafael Nadal 7-5, 6-3
17. 11 de Junho de 2012 Roland-Garros Saibro Espanha Rafael Nadal 6-4, 6-3, 2-6, 7-5
18. 19 de Agosto de 2012 Cincinnati Dura Suíça Roger Federer 6-0, 7-6(7)
19. 10 de Setembro de 2012 US Open Dura Reino Unido Andy Murray 7-6(10), 7-5, 2-6, 3-6, 6-2
20. 07 de Julho de 2013 Wimbledon Grama Reino Unido Andy Murray 6-4, 7-5, 6-4
21. 09 de Setembro de 2013 US Open Dura Espanha Rafael Nadal 6-2, 3-6, 6-4, 6-1
22. 08 de Junho de 2014 Roland-Garros Saibro Espanha Rafael Nadal 3-6, 7-5, 6-2, 6-4

Estatísticas em Grand Slam

Torneios 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 Vit./Part. V-D no Torneio
Australian Open A A 1R 1R 4R V QF QF V V V QF 4 / 10 43–6
Roland Garros A A 2R QF SF SF 3R QF SF F SF F 0 / 10 43–10
Wimbledon A A 3R 4R SF 2R QF SF V SF F V 2 / 10 45–8
US Open A A 3R 3R F SF SF F V F F SF 1 / 10 50–9
Títulos de GS/ano 0 / 0 0 / 0 0 / 4 0 / 4 0 / 4 1 / 4 0 / 4 0 / 4 3 / 4 1 / 4 1 / 4 1/4 7 / 40
Grand Slam V/D 0/0 0/0 5–4 9–4 19–4 18–3 15–4 18–4 26–1 24–3 24-3 22-3 181-33 (84%)

Recordes

  • 3º maior ganhador de simples, em atividade, de torneios na Era Aberta, com 48 títulos;
  • 3º maior ganhador, na Era Aberta, de torneios ATP Masters 1000, com 20 títulos;
  • 4º maior ganhador, com Ilie Nastase, do ATP World Tour Finals, com 4 títulos;
  • 4º maior vencedor de simples, em atividade, na Era Aberta, com mais de 600 vitórias;
  • 4º maior ganhador, junto com Pete Sampras, na Era Aberta, de torneios em quadra dura, com 36 títulos;
  • Único tenista que conquistou, em simples, 8 dos 9 ATP Masters 1000 durante a carreira (Monte Carlo/2013);
  • Maior vencedor consecutivo de partidas em ATP Masters em uma temporada (31, 2011);
  • Junto com Nadal tem 5 títulos de ATP Masters 1000 na mesma temporada (Djokovic/2011, Nadal/2013);
  • Junto com Federer e Nadal tem o maior numero de finais em ATP Masters 1000 em uma temporada (6 em 2011 e 2012), Federer(6 em 2006) e Nadal(6 em 2013);
  • Junto com Björn Borg possui a 3º maior série de vitórias consecutivas na Era Aberta (43, 2010/11);
  • 3 vezes terminou o ano como o jogador mais lucrativo da temporada (2011, 2012 e 2014);
  • Jogador mais lucrativo em uma temporada, $14,250,527 em 2014;
  • É o primeiro tenista masculino a conquistar três títulos seguidos no ATP World Tour Finals desde Ivan Lendl, entre 1985 e 1987.

Ligações internas

Ligações externas


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Imagens e media no Commons
Commons Categoria no Commons


Referências

  1. http://esporte.ig.com.br/tenis Federer derruba invencibilidade de Djokovic

Predefinição:Laureus Awards - Atleta do Ano

Predefinição:Link FA Predefinição:Bom interwiki Predefinição:Link FA Predefinição:Link FA Predefinição:Link FA Predefinição:Bom interwiki