Wikipédia:Páginas para eliminar/Raymundo Nonato de Cerqueira Filho: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
PauloMSimoes (discussão | contribs)
Carlosvicini (discussão | contribs)
Linha 42: Linha 42:
'''Manter'''
'''Manter'''
#[[Usuário(a):PauloMSimoes|PauloMSimoes]] ([[Usuário(a) Discussão:PauloMSimoes|discussão]]) 22h39min de 28 de janeiro de 2015 (UTC)
#[[Usuário(a):PauloMSimoes|PauloMSimoes]] ([[Usuário(a) Discussão:PauloMSimoes|discussão]]) 22h39min de 28 de janeiro de 2015 (UTC)
# [[Usuário(a):Carlosvicini|Carlosvicini]] ([[Usuário(a) Discussão:Carlosvicini|discussão]]) 13h27min de 30 de janeiro de 2015 (UTC)


'''Comentários'''
'''Comentários'''

Revisão das 13h27min de 30 de janeiro de 2015

Raymundo Nonato de Cerqueira Filho

Ferramentas: Raymundo Nonato de Cerqueira Filho (editar | discussão | histórico | afluentes | última edição | vigiar | informações | registros | registros do filtro de edições)
Encontre fontes: ABW  • CAPES  • Google (N • L • A)

WP:CURRICULO. Militar de carreira sem notoriedade.

Ixocactus (discussão) 08h41min de 15 de janeiro de 2015 (UTC)

Prazo do debate: 22 de janeiro de 2015 às 8:41 (UTC)(Se transformada em votação, 7 dias a partir da data e hora em que o período de consenso foi finalizado; se prorrogada a votação, 14 dias a partir da data e hora em que o período de consenso foi finalizado).


Manter Militar com carreira destacada. Foi Ministro do Superior Tribunal Militar. Artigo relevante no contexto sobre o Exército Brasileiro e as Forças Armadas do Brasil. A Wikipedia deve conter biografias de pessoas que se destacam em suas áreas de atuação, sem preconceitos ideológicos ou de orientação política. Carlosvicini (discussão) 08h57min de 15 de janeiro de 2015 (UTC)

Eliminar Ser um general que trabalha em seu ofício não é um dos critérios de notoriedade da Wikipédia. É de se esperar que um profissional tenha suas funções. Para que o artigo seja enciclopédico seria necessário que fontes independentes mostrassem porque se destaca dos pares (dos outros generais, senão todos os generais podem ter artigo). Quais medalhas recebeu, quais foram os atos de bravura, em quais campanhas atuou de modo destacado pela mídia, qual estratégia militar inovou, dentre tantas outras particularidades do setor.comentário não assinado de Leytor (discussão • contrib) 19h04min de 15 de janeiro de 2015 (UTC)

Manter Se foi presidente do STM, tem notoriedade, tendo sido citado em fonte fiável e independente.
PauloMSimoes (discussão) 00h14min de 16 de janeiro de 2015 (UTC)

Comentário Citação: Ixocactus escreveu: «WP:CURRICULO. Militar de carreira sem notoriedade.» Se encaixa em ARG, carece de argumentação, peço que por favor esclareça este argumento Ixocactus. Agradeço Marcos Dias ? 01h18min de 16 de janeiro de 2015 (UTC)

Comentário Caro @Marcos dias de oliveira: Agradeço pelo aviso. Creio não ser necessário detalhar, pois WP:CURRICULO descreve perfeitamente a biografia em questão. Trata-se apenas de um relato das atividades que pessoa desenvolveu, um currículo como outro qualquer. Como o @PauloMSimoes: bem lembrou, ele foi presidente do STM, o que pode ser um diferencial em relação aos seus pares e conferir notoriedade. Se assim for, seria interessante termos as biografias de todos os presidentes do STM, especialmente daqueles que julgaram e condenaram os "terroristas", "comunistas" e outros após o golpe de 64. E a informação, no artigo do STM, dos meandros sobre a escolha desses "juízes". Para políticos em geral temos bastante fontes secundárias que revelam o seu submundo. Militares normalmente escondem esse tipo de informação, pois se acham acima da lei do civis. Seria interessante também termos as biografias dos juízes que escondem seus rostos no julgamento da "terrorista" e "subversiva" Dilma Roussef.Ixocactus (discussão) 15h57min de 16 de janeiro de 2015 (UTC)

@Ixocactus: Isto acima (↑↑↑) não esclarece vosso argumento, dizer apenas "sem notoriedade" é ARG, dizer apenas "WP:CV Y de carreira" também, pelo que eu vi não é um curriculum vitæ, apenas é como qualquer outra biografia de alguém que se destacou em ofício Y, dizer que é CV é o mesmo que dizer que Charles Chaplin é um CV, peço que esclareça por quê não tem notoriedade, já que este seria o único argumento válido, como Leytor fez, fundamentou o argumento dele, Marcos Dias ? 18h50min de 16 de janeiro de 2015 (UTC)

Manter Se em WP:POLÍTICOS considera-se notório ministros de Estado(hoje 39) e deputados federais(513) e estaduais(um monte) - mutatis mutandis - um ministro do STM (15) e por consequencia, um presidente do STM(1) também o é.--Vonoserbizky Spartacus-Targaryen (discussão) 18h16min de 16 de janeiro de 2015 (UTC)

Manter Na discussão a respeito da lista de alunos primeiros colocados na AMAN eu entendo fazer sentido o argumento da falta de notoriedade. Mas nesta discussão aqui não vejo sentido em se afirmar que inexiste notoriedade ou que não há notoriedade suficiente. Se o Sr. Raymundo exerceu o cargo de presidente do STM, então certamente ele afetou (positiva e negativamente) as vidas de muitas pessoas que passaram pelo STM com seus processos judiciais. Cargos dessa natureza interferem significativamente na sociedade. E é por esta razão que não apenas Concordo que se mantenha o artigo como também considero necessário ampliá-lo, como sugerido pelo Ixocactus: é necessário detalhar as características positivas e as eventualmente negativas que existam a respeito dessa pessoa e do desempenho dela ao longo da carreira e do impacto que isso teve na sociedade, desde que, claro, tudo esteja referenciado e amparado por fontes informativas fiáveis e verificáveis.Sampayu 06h12min de 17 de janeiro de 2015 (UTC)

Conclusão do consenso

Ainda é a mesma coisa que Vicente Gonçalves de Magalhães, Paulo Sérgio Melo de Carvalho e Lourival Carvalho Silva: currículo em forma de auto-propaganda. Entretanto parece ter, diferente dos demais, ocupado um cargo de relavo verdadeiro. Por ambos os fatos encerro a discussão e inicio a votação numérica. --Zoldyick (Discussão) 22h17min de 28 de janeiro de 2015 (UTC)

  • Início da votação: 22h17min de 28 de janeiro de 2015 (UTC)
  • Término da votação: 7 dias após o início, se uma das opções possuir 2/3 ; caso não, prorrogação.
  • Se prorrogada: 14 dias após o início.

Votação

Apagar

Manter

  1. PauloMSimoes (discussão) 22h39min de 28 de janeiro de 2015 (UTC)
  2. Carlosvicini (discussão) 13h27min de 30 de janeiro de 2015 (UTC)

Comentários