Terminologia soviética: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m de lavra própria
 
Linha 33: Linha 33:
* [[Grupo anti-partido]]
* [[Grupo anti-partido]]
* [[Gúlag]]
* [[Gúlag]]
* [[Herói da União Soviética]]
* ''[[Homo sovieticus]]''
* ''[[Homo sovieticus]]''
* [[Imperialismo social]]
* [[Imperialismo social]]
Linha 48: Linha 49:
* [[Lisenkoísmo]]
* [[Lisenkoísmo]]
* [[Menchevique]]
* [[Menchevique]]
* [[Milítsia]]
* [[Nação contra-revolucionária]]
* [[Nação contra-revolucionária]]
* [[Nação titular]]
* [[Nação titular]]
Linha 57: Linha 59:
* [[Partmaximum]]
* [[Partmaximum]]
* [[Perestroika]]
* [[Perestroika]]
* [[Movimento dos Pioneiros|Pioneiros]]
* [[Plano qüinqüenal]]
* [[Plano qüinqüenal]]
* [[Pravda]]
* [[Prodnalog]]
* [[Prodnalog]]
* [[Prodrazviorstka]]
* [[Prodrazviorstka]]

Revisão das 21h47min de 12 de dezembro de 2006

A Terminologia Soviética foi o conjunto de termos (na imensa maioria, neologismos) criados durante o período da União Soviética e do regime político-econômico socialista na Rússia e nas repúblicas constituintes, para indicar o estilo de vida soviético e as novas formas de organização da economia e da sociedade naquele país.

Parte dos neologismos derivou dos escritos teóricos de Lenin, cujo pensamento inovador a respeito da organização político-econômica dos trabalhadores adaptou a teoria marxista à prática, criando o marxismo-leninismo. Outra parte signifitativa, porém, foi inventada durante a implantação do socialismo real, sob o stalinismo de Josif Stalin.

A Terminologia Soviética fazia alto uso de siglas e palavras formadas por aglutinação (como Sovnarkom, Gosplan, Likbez e Kolkhoz) bem como a invenção de conceitos (como Homo sovieticus e stakhanovismo) para dar conta das novas idéias. Este fato foi famosamente parodiado pelo escritor britânico George Orwell em seu romance 1984, quando o regime do "Grande Irmão" retratado cria todo um novo idioma (a novilíngua) baseado nesta nova terminologia.

O estilo da Terminologia Soviética também influenciou outros países socialistas, principalmente no Leste Europeu e no Extremo Oriente (China, Coréia do Norte, Mongólia, Vietnã, Laos, Camboja), estivessem ou não sob a esfera de influência soviética. Na Iugoslávia do Marechal Tito, por exemplo, uma terminologia própria utilizava o prefixo Iugo- (ou Jugo-; literalmente, sul ou meridional) para designar várias instituições e aspectos nacionais.

Sob esta terminologia, acontecia ainda a adoção de símbolos comuns aos países socialistas, como a foice e martelo e a bandeira vermelha. Na literatura e nas artes, a Terminologia Soviética está fortemente associada ao realismo socialista.

Com a dissolução da URSS em 1991, a Terminologia Soviética caiu em desuso, e passou a ser associada principalmente à nostalgia socialista.

Lista de termos