Trifosfato de adenosina: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
OS2Warp (discussão | contribs)
uma frase
Etiquetas: Internetês ou miguxês Editor Visual
Linha 23: Linha 23:
}}
}}


[[Ficheiro:ATP chemical structure.png|thumb|200px|Estrutura química da molécula de ATP.]]
[[Ficheiro:ATP chemical structure.png|thumb|200px|Estrutura química da molécula de ATP.]]oi xentem[[Ficheiro:Atp space filling ray trace.jpg|200px|thumb|Modelo tridimensional da molécula de ATP.]]
[[Ficheiro:Atp space filling ray trace.jpg|200px|thumb|Modelo tridimensional da molécula de ATP.]]


'''Trifosfato de adenosina''', '''adenosina trifosfato''' ou simplesmente '''ATP''', é um [[nucleotídeo]] responsável pelo armazenamento de [[energia]] em suas [[ligação química|ligações químicas]]. É constituída por [[adenosina]], um [[nucleosídeo]], associado a três radicais [[fosfato]] conectados em cadeia. A energia é armazenada nas ligações entre os fosfatos.
'''Trifosfato de adenosina''', '''adenosina trifosfato''' ou simplesmente '''ATP''', é um [[nucleotídeo]] responsável pelo armazenamento de [[energia]] em suas [[ligação química|ligações químicas]]. É constituída por [[adenosina]], um [[nucleosídeo]], associado a três radicais [[fosfato]] conectados em cadeia. A energia é armazenada nas ligações entre os fosfatos.

Revisão das 19h49min de 10 de março de 2015

Trifosfato de adenosina
Alerta sobre risco à saúde
Nome IUPAC [(2R,3S,4R,5R)-5-(6-aminopurin-9-yl)-3,4-dihydroxyoxolan-2- yl]methyl (hydroxy-phosphonooxyphosphoryl) hydrogen phosphate
Outros nomes adenosine 5'-(tetrahydrogen triphosphate)
Identificadores
Número CAS 56-65-5
ChemSpider 5742
Propriedades
Fórmula química C10H16N5O13P3
Massa molar 507.11 g mol-1
Acidez (pKa) 6.5
Compostos relacionados
Fosfatos de adenosina relacionados Monofosfato de adenosina
Difosfato de adenosina (ADP)
Página de dados suplementares
Estrutura e propriedades n, εr, etc.
Dados termodinâmicos Phase behaviour
Solid, liquid, gas
Dados espectrais UV, IV, RMN, EM
Exceto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições normais de temperatura e pressão

Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.
Estrutura química da molécula de ATP.

oi xentem

Modelo tridimensional da molécula de ATP.

Trifosfato de adenosina, adenosina trifosfato ou simplesmente ATP, é um nucleotídeo responsável pelo armazenamento de energia em suas ligações químicas. É constituída por adenosina, um nucleosídeo, associado a três radicais fosfato conectados em cadeia. A energia é armazenada nas ligações entre os fosfatos.

O ATP armazena energia proveniente da respiração celular e da fotossíntese, para consumo imediato. A molécula atua como uma moeda celular, ou seja, é uma forma conveniente da transformação da energia. Esta energia pode ser utilizada em diversos processos biológicos, tais como o transporte ativo de moléculas, síntese e secreção de substâncias, locomoção e divisão celular, entre outros. Não pode ser estocada, seu uso é imediato, energia pode ser estocada na forma de carboidratos e lipídios.

As principais formas de produção do ATP são a fosforilação oxidativa e a fotofosforilação. Um radical fosfato inorgânico (Pi) é adicionado a uma molécula de ADP (adenosina difosfato), utilizando energia proveniente da decomposição da glicose (na fosforilação oxidativa) ou da luz (na fotofosforilação).

Existem enzimas especializadas no rompimento desta mesma ligação, liberando fosfato e energia, usada nos processos celulares, gerando novamente moléculas de ADP. Em certas ocasiões, o ATP é degradado até sua forma mais simples, o AMP (adenosina monofosfato), liberando dois fosfatos e uma quantidade maior de energia.

Estima-se que o corpo humano adulto produza o próprio peso em ATP a cada 24 horas, porém consumindo outros tantos no mesmo período[1]. Se a energia gerada na queima da glicose não fosse armazenada em moléculas de ATP, provavelmente as células seriam rapidamente destruídas pelo calor gerado.

Liberação de energia

Deve-se levar em conta que a quebra do ATP não é simplesmente um rompimento de ligações químicas. Sabe-se que a destruição de ligações químicas é um processo endotérmico, e isso seria uma contradição. Na verdade, a transformação da ATP em ADP + P é uma hidrólise, ou seja, a água é um dos reagentes desse processo. A formação de ligações covalentes no final da transformação libera mais energia do que a absorção na quebra das ligações presentes entre os átomos das moléculas de ATP e água. Dessa forma, a reação global acaba se tornando exotérmica.

Outros fatores contribuem para que esse composto orgânico libere energia ao ser quebrado. Os produtos ADP e P possuem maior entropia do que o reagente ATP, ou seja, os produtos possuem maior grau de desorganização do que o reagente. Além disso, o fosfato inorgânico apresenta o fenômeno da ressonância (eletróns das ligações π em movimento dentro do próprio composto). Há também, dentro da molécula, átomos de oxigênio com excesso de carga negativa e que estão muito próximos uns dos outros. Isso gera repulsão eletrostática entre essas cargas, e a decomposição do ATP diminui essa repulsão, pelo afastamento dessas cargas. Por fim, a hidratação dos compostos ADP e P libera considerável quantidade de energia. Tudo isso faz com que o sistema composto por ADP e P seja mais estável do que o composto por ATP. Essa estabilidade se dá pelo fato de que ocorre, durante a reação de decomposição do ATP, diminuição da energia livre desse sistema, em outras palavras, liberação de energia.

Assim, processos metabólicos como A + B → C que necessitem de grande quantidade de energia para acontecer ou não são espontâneos, ocorrem espontaneamente na presença de ATP, processo representado por A + B + ATP + H2O → C + ADP + P, o que garante o funcionamento de organismos vivos.

Produção e mobilização de ATP

Processos implicados na formação de ATP

  • Fotossíntese — captação de Energia Luminosa que é transformada em Energia Química => seres Foto-Autotróficos
  • Quimiossíntese — obtêm energia oxidando a matéria inorgânica => seres Quimio-Autotróficos.

Processos implicados no uso de ATP

Ver também

Referências

  1. Törnroth-Horsefield S, Neutze R (2008). «Opening and closing the metabolite gate». Proc. Natl. Acad. Sci. U.S.A. 105 (50): 19565–6. PMC 2604989Acessível livremente. PMID 19073922. doi:10.1073/pnas.0810654106 

Ligações externas

Predefinição:Bom interwiki Predefinição:Bom interwiki