Jardim Novo Mundo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Reversão de uma ou mais edições de 187.5.96.66 para a versão 37701736 de Zoldyick (revertendo para edição referenciada), com Reversão e avisos.
Linha 1: Linha 1:
'''Jardim Novo Mundo''' é um [[bairro]] localizado na área nobre da Cidade de Goiânia, Capital do Estado de Goiás, região leste de [[Goiânia]]. Segundo dados do [[IBGE]] no Censo 2000, é o segundo bairro com a maior população da cidade, com mais de trinta e dois mil pessoas. Além disso, é conhecido nacionalmente como a Europa do Centro-Oeste.
'''Jardim Novo Mundo''' é um [[bairro]] situado na região leste de [[Goiânia]]. Segundo dados do [[IBGE]] no Censo 2000, é o segundo bairro com a maior população da cidade, com mais de trinta e dois mil pessoas.<ref>{{citar web |url=http://www.sebraego.com.br/site/site.do?idArtigo=1141 |título=Goiânia e ‘seu brilho qual luz de mil sóis’ |acessodata=2 de maio de 2012 |publicado=Sebrae Goiás }}</ref> Faz parte da periferia do município.<ref>{{citar web |url=http://prefeitura-goiania-go.jusbrasil.com.br/politica/2247420/prefeito-entrega-casas-a-familias-que-viviam-em-moradias-irregulares |título=Prefeito entrega casas à famílias que viviam em moradias irregulares |acessodata=2 de maio de 2012 |publicado=Prefeitura de Goiânia }}</ref>

É o segundo maior setor de Goiânia. perdendo somente para o Jd América. O setor tem origens em uma grande fazenda chamada Palmito, de onde surgiu o antigo nome Setor Palmito. Bairro predominantemente residencial, mas com comércio baseado em suas principais vias que lhe cortam.

Podemos citar a Avenida Anhanguera que possui seu final neste setor, mais precisamente no Terminal Novo Mundo, um dos maiores terminais de ônibus coletivo de Goiânia. Outra via de grande comércio é a Avenida New York, onde encontramos o Centro Comunitário Leide das Neves, e o Cais Novo Mundo.

Importante característica é o nome das ruas e avenidas do bairro, que em sua grande maioria fazem remissão a cidades e mártires do NOVO MUNDO (AMÉRICA). Destacamos também a existência do 6o Juizado Especial Cível, e do 19o distrito policial que ficam no setor. Umas das principais praças e a George Washington, onde temos um Centro de Convivência de Idosos e ao redor da praça várias igrejas.

Outra praça muito importante é a chamada Praça do Palmito, cujo nome original é Praça Diolinda B. Souza, localizada em ponto estratégico do bairro, na confluência das avenidas: Canaã, Simon Bolivar, Anhanguera e Campos Elísios.

É um bairro muito importante e que tem uma população muito grande, a 3ª maior população entre bairros da capital. Além disso o bairro tem saídas para cidades do interior como Bonfinópolis, Silvânia, Anápolis, Senador Canedo. No bairro também se situa o TEGON(Terminal de Combustíveis de Goiânia, o bairro é banhado pelo Rio Meia-Ponte, o maior e mais importante da capital, a via férrea também se faz presente no Jardim Novo Mundo.

Dentre as escolas do bairro, podemos destacar as mais importantes, Colégio Estadual Novo Mundo, Colégio Estadual Setor Palmito, Escola Municipal Mônica de Castro Carneiro, Escola Municipal Bom Jesus, Colégio Guilherme Ramos, Escola Adventista Novo Mundo, Escola Estadual Joaquim Edson Camargo, Escola João Crisóstomo Rosa, Escola Municipal Bárbara Morais, Escola da Providência.

O bairro por ser muito grande tem população muito maior que muitas cidades do interior do estado e do Brasil também, grande tanto em extensão quanto em população, o Jardim Novo Mundo faz divisa com os seguintes bairros: Vila Morais, Chácara Santa Bárbara, Jardim Goiás, Bairro Água Branca, Vila Maria Luiza, Residencial Vale do Araguaia, Vila Martins, Residencial Sonho Verde, Jardim Califórnia, Vila Romana, Vila Bandeirante, Setor Leste Universitário, Chácara São Francisco de Assis, Parque Lozandes.

As principais vias do bairro são: Avenida Anahanguera, Avenida New York, Avenida Campos Elísios, Avenida Simon Bolivar, Avenida Manchester, Avenida Canaã, Rua Cuz Alta, Avenida Roosevelt, Avenida Olinda, Avenida Cristóvão Colombo, Avenida Pedro Álvares Cabral, Avenida Buenos Aires, Avenida Lincoln, Rua Ponta Grossa, Avenida Uruguaiana, Avenida do Ouro.

Além disso é um bairro estratégico devido sua extensão e fica próximo de alguns pontos de interesse na capital como o Estádio Serra Dourada, o Aeroporto Santa Genoveva, o Setor Leste Universitário, Paço Municipal (Prefeitura de Goiânia), BR-153, Ceasa, Clube Jaó e da AABB, Shopping Flamboyant, Carrefour Sul, Wall Mart, Sede da Celg, Sede da Saneago, Ginásio Internacional Goiânia Arena, dentre outros pontos.

'''Jardim Novo Mundo - Goiânia - GO.'''
{{referências}}
{{referências}}
{{Portal3|Economia|Goiás|Geografia}}
{{Portal3|Economia|Goiás|Geografia}}

Revisão das 02h39min de 15 de março de 2015

Jardim Novo Mundo é um bairro situado na região leste de Goiânia. Segundo dados do IBGE no Censo 2000, é o segundo bairro com a maior população da cidade, com mais de trinta e dois mil pessoas.[1] Faz parte da periferia do município.[2]

Referências

  1. «Goiânia e 'seu brilho qual luz de mil sóis'». Sebrae Goiás. Consultado em 2 de maio de 2012 
  2. «Prefeito entrega casas à famílias que viviam em moradias irregulares». Prefeitura de Goiânia. Consultado em 2 de maio de 2012 
Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.