Cúpula das Américas: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Reversão de uma ou mais edições de 189.63.6.93 para a versão 41871319 de Michelhulmann (cuba fez parte da 7ª cúpula, não das negociações da alca), com Reversão e avisos.
Adcionei informações sobre a atual Cupula das Americas no panamá, espero ter ajudado.
Linha 21: Linha 21:


* [[6ª Cúpula das Américas|Sexta Reunião de Cúpula das Américas]] – abril de 2012, [[Cartagena das Índias]], [[Colômbia]].
* [[6ª Cúpula das Américas|Sexta Reunião de Cúpula das Américas]] – abril de 2012, [[Cartagena das Índias]], [[Colômbia]].
* [[7ª Cúpula das Américas|Sétima Reunião de Cúpula das Américas]] - abril de 2015, [[Cidade do Panamá]], [[Panamá]]. A cúpula das americas de [[2015]] reúne pela primeira vez os 35 países americanos na [[Cidade do Panamá]], A cerimonia de abertura ocorreu na noite de [[10 de abril]] no Centro De Convenções Atlapa. O lema da reunião foi "Prosperidade com Equidade: o desafio de cooperação nas Américas". com o principal objetivo de aumentar a cooperação entre os países americanos, para o desenvolvimento e a inclusão social no continente. Ocorre pela primeira vez em cinquenta anos um encontro entre um líder americano e cubano, onde deverá ser discutido a retomada das relação entre os dois países.
* [[7ª Cúpula das Américas|Sétima Reunião de Cúpula das Américas]] - abril de 2015, [[Cidade do Panamá]], [[Panamá]].


=={{Ligação externa}}==
=={{Ligação externa}}==

Revisão das 18h48min de 12 de abril de 2015

Chefes de Estado na Cúpula das Américas de 2005 em Mar del Plata, Argentina.

A Cúpula das Américas (em espanhol: Cumbre de las Americas; em inglês: Summits of the Americas) é uma reunião de cúpula entre os chefes de Estado do continente americano criada pela Organização dos Estados Americanos com o objetivo de alcançar um nível maior de cooperação entre os países da zona econômica americana.

A Cúpula das Américas foi desenvolvida pela primeira vez no dia 9 de dezembro de 1994, em Miami, nos Estados Unidos. Nesta ocasião os Estados Unidos apresentaram formalmente a proposta de uma Área de Livre Comércio entre todos os países americanos, com exceção de Cuba. Segundo o governo norte-americano, os alicerces da ALCA não seriam respeitados em Cuba. Esse acordo prevê uma união, no contexto global, de praticamente todos os países da América, que procuram estreitar caminhos de uniões comerciais entre si e o desenvolvimento dos países como Argentina, Bahamas, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, México, Paraguai, Venezuela, com acordos de diminuição alfandegária e entre outros.

Lista de reuniões

Marcou o início de uma nova era no Hemisfério, e a comunidade interamericana decidiu estabelecer encontros periódicos para discutir uma agenda comum. Um dos principais acordos foi reunir esforços para a criação da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA).

  • Cúpula das Américas para o Desenvolvimento Sustentável – dezembro de 1996,Santa Cruz de la Sierra, Bolívia. Dando prosseguimento aos temas discutidos durante a “Rio 92”, esse forum especializado definiu metas para o desenvolvimento sustentável, debatendo temas sociais, econômicos e referentes ao meio ambiente.
  • Segunda Reunião de Cúpula das Américas – abril 1998, Santiago, Chile. Educação foi o tema central do evento, mas os líderes também definiram metas no que diz respeito ao fortalecimento da democracia, justiça e direitos humanos, promoção, integração e livre comércio, erradicação da pobreza e da discriminação.
  • Terceira Reunião de Cúpula das Américas – abril de 2001, Quebec, Canadá. Um dos assuntos principais foi a criação da Carta Democrática Interamericana para o fortalecimento e proteção da democracia. A Carta Democrática foi adotada em 11 de setembro de 2001.
  • Reunião Especial de Cúpula das Américas – Janeiro de 2004, Monterrey. A Cúpula Interina foi convocada para a inclusão de novos líderes no processo, assim como para a definição de objetivos concretos em grandes grandes áreas: crescimento econômico para redução da pobreza, promoção do desenvolvimento social e fortalecimento dos governos democráticos.

Ligações externas