Fundação (construção): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Acrescido link com site contendo informações sobre geotecnia de fundações
Etiquetas: Internetês ou miguxês Edição via dispositivo móvel Edição via aplic. móvel
Linha 1: Linha 1:
(1)- Fundaçoes - Sao Elementos Estruturais Q Tem Por Finalidade De Suportar Com Segurança As Cargas Provenientes Da Edificaçao & Transmitir Para Uma Camada Resistente Do Solo .
.
(2)- Existe Varios Tipos De Findaçoes & A Escolha Do Tipo + AdeQuado Ê A Funçao Das Cargas Da Edificaçao & da Profindidade e Capacidade De Cargas Da Camada Resistente Do sOlo..
.
(3)- Um Projectista De Fundaçao Deve Procurar Obter As Seguintes Informaçoes: Caracteristica Da Superestrutura, Assentamentos Provocados no sOlo De Fundaçao & As Repercussoes Na Superestrutura, Efeito Sobre as Fundaçoes Vizinhas Ou Mesmo nos Edificios Vizinhos.
.
(4)- As Fundaçoes Classificam - Se Em: Superficiais ou Direitas, Profundas Ou Indireitas.
.
(5)- FUNDACOES SUPERFICIAIS- Sao AQuelas Em Q A Camada Resistente A Carga Da Edificaçao, ou Seja, Onde A Base Da Fundaçao Transmite A Carga Do Edificio Ao Terreno Atraves Das Pressoes Distribuidas.
.
(6)- BLOCOS- Sao Corpos Prismaticos Com Altura Maior Que Menor Dimensao Da Base ( h>B )
.
(7)- SAPATAS Isoladas - É Um Elemento De Fundaçao De Betao Armado, De Altura Menor Q O Bloco, Utilizando Armadura Para Resistir A Esforços De Traçao.
.
(8)-SAPATAS CONTINUAS - Sao Elementos Estruturais Continuos Das Fundaçoes Empregadas Para Receber As Acçoes Verticais De Diversos Elementos Construtivos Isolados Em Alinhamentos. Ex: Paredes, muros.
.
(9)-Ensoleiramento Geral Ou Radier: Quando O Terreno De Fundaçao É Fraco.
.
(10)- As Sapatas Podem Ser Classificadas Em: RIGIDAS & FLEXIVEIS.
.
(11)- GIRIDAS - Quando A Espessura É De Tal, Q Nao Se Deformam Sob a Acçao Dos Esforços Transmitidos Pela Edificaçao & da Reaçao Do Terreno Noemalmente Quando a sua altura é Superior a 1/2 Da Sua Outra Menor Dimensao - Largura.
.
(12)- FLEXIVEIS - Quando A Sua Espessura É Tao Pouca Que Se Pode Deformar Elasticamente sob a acçao dos esforços Transmitidos Pela Edificaçao E Da Reacçao do Terreno, Sendo Por Isso Menos Eficiente.















































[[Image:Image-Found-House-Apt.png|thumb|right|250px|Fundação rasa de uma [[casa]] em comparação às fundações profundas de um [[edifício]].]]
[[Image:Image-Found-House-Apt.png|thumb|right|250px|Fundação rasa de uma [[casa]] em comparação às fundações profundas de um [[edifício]].]]
A '''fundação''' é um termo utilizado na [[engenharia]] para designar as estruturas responsáveis por transmitir as solicitações das [[construção|construções]] ao [[solo]]. Em geral, são utilizadas várias fundações seguidas para esse fim. Existem diversos tipos de fundação e são projetadas levando em consideração a carga que recebem e o tipo de [[solo]] onde vão ser construídas.
A '''fundação''' é um termo utilizado na [[engenharia]] para designar as estruturas responsáveis por transmitir as solicitações das [[construção|construções]] ao [[solo]]. Em geral, são utilizadas várias fundações seguidas para esse fim. Existem diversos tipos de fundação e são projetadas levando em consideração a carga que recebem e o tipo de [[solo]] onde vão ser construídas.

Revisão das 06h34min de 27 de abril de 2015

(1)- Fundaçoes - Sao Elementos Estruturais Q Tem Por Finalidade De Suportar Com Segurança As Cargas Provenientes Da Edificaçao & Transmitir Para Uma Camada Resistente Do Solo . . (2)- Existe Varios Tipos De Findaçoes & A Escolha Do Tipo + AdeQuado Ê A Funçao Das Cargas Da Edificaçao & da Profindidade e Capacidade De Cargas Da Camada Resistente Do sOlo.. . (3)- Um Projectista De Fundaçao Deve Procurar Obter As Seguintes Informaçoes: Caracteristica Da Superestrutura, Assentamentos Provocados no sOlo De Fundaçao & As Repercussoes Na Superestrutura, Efeito Sobre as Fundaçoes Vizinhas Ou Mesmo nos Edificios Vizinhos. . (4)- As Fundaçoes Classificam - Se Em: Superficiais ou Direitas, Profundas Ou Indireitas. . (5)- FUNDACOES SUPERFICIAIS- Sao AQuelas Em Q A Camada Resistente A Carga Da Edificaçao, ou Seja, Onde A Base Da Fundaçao Transmite A Carga Do Edificio Ao Terreno Atraves Das Pressoes Distribuidas. . (6)- BLOCOS- Sao Corpos Prismaticos Com Altura Maior Que Menor Dimensao Da Base ( h>B ) . (7)- SAPATAS Isoladas - É Um Elemento De Fundaçao De Betao Armado, De Altura Menor Q O Bloco, Utilizando Armadura Para Resistir A Esforços De Traçao. . (8)-SAPATAS CONTINUAS - Sao Elementos Estruturais Continuos Das Fundaçoes Empregadas Para Receber As Acçoes Verticais De Diversos Elementos Construtivos Isolados Em Alinhamentos. Ex: Paredes, muros. . (9)-Ensoleiramento Geral Ou Radier: Quando O Terreno De Fundaçao É Fraco. . (10)- As Sapatas Podem Ser Classificadas Em: RIGIDAS & FLEXIVEIS. . (11)- GIRIDAS - Quando A Espessura É De Tal, Q Nao Se Deformam Sob a Acçao Dos Esforços Transmitidos Pela Edificaçao & da Reaçao Do Terreno Noemalmente Quando a sua altura é Superior a 1/2 Da Sua Outra Menor Dimensao - Largura. . (12)- FLEXIVEIS - Quando A Sua Espessura É Tao Pouca Que Se Pode Deformar Elasticamente sob a acçao dos esforços Transmitidos Pela Edificaçao E Da Reacçao do Terreno, Sendo Por Isso Menos Eficiente.
























Fundação rasa de uma casa em comparação às fundações profundas de um edifício.

A fundação é um termo utilizado na engenharia para designar as estruturas responsáveis por transmitir as solicitações das construções ao solo. Em geral, são utilizadas várias fundações seguidas para esse fim. Existem diversos tipos de fundação e são projetadas levando em consideração a carga que recebem e o tipo de solo onde vão ser construídas.

Fundações rasas ou diretas

Tecnicamente, as fundações rasas, diretas ou superficiais são aquelas em que a profundidade de escavação é inferior a 3 metros[1], sendo mais empregadas em casos de cargas leves, como residências, ou no caso de solo firme. O baldrame é o tipo mais comum de fundação dentre as fundações rasas. Constitui-se de uma viga, que pode ser de alvenaria, de concreto simples ou concreto armado construída diretamente no solo, dentro de uma pequena vala. Outro tipo de fundação rasa é a sapata, que pode ser do tipo isolada, associada ou alavancada. O bloco é outro tipo de fundação rasa, parecido com a sapata só que não possui armadura. O radier é uma outra fundação, podemos dizer que ele é a mais rasa de todos, pois se trata de uma "laje" que fica diretamente no chão, muito usada em casas de pequeno porte.

Fundações profundas

As fundações mais profundas são mais utilizadas em casos de edifícios altos em que os esforços do vento se tornam consideráveis, e/ou nos casos em que o solo só atinge a resistência desejada em grandes profundidades. Os tipos mais comuns são as estacas escavadas e as estacas cravadas.As estacas cravadas, conforme o material de que são constituídas, podem ser: de madeira, metálicas, concreto armado ou pré moldadas.

Ver também

Referências

  1. «Glossário - Guia Construir e Reformar». Guia Construir e Reformar 
Ícone de esboço Este artigo sobre construção civil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.