Nério I Acciaiuoli: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 19: Linha 19:
[[Categoria:Duques de Atenas]]
[[Categoria:Duques de Atenas]]
[[Categoria:Ano de nascimento desconhecido]]
[[Categoria:Ano de nascimento desconhecido]]
[[Categoria:História de Corinto]]
[[Categoria:Italianos do século XIV]]
[[Categoria:Italianos do século XIV]]
[[Categoria:Nascidos no século XIV]]
[[Categoria:Nascidos no século XIV]]

Revisão das 15h30min de 12 de maio de 2015

Nério I Acciaiuoli

Nério I Acciaiuoli (em italiano: Neri), também chamado de Rainério (m. 25 de setembro de 1394) foi um aristocrata italiano de Florença que ganhou proeminência na Grécia franca nas últimas décadas do século XIV, finalmente chegando à posição de duque de Atenas.

Vida

Nério era filho de Jacopo Acciaiuoli e Bartolommea Ricasoli, irmão mais novo de Donato e irmão mais velho de Giovanni. Quando seu parente Niccolò Acciaiuoli, grande senescal de Nápoles, que havia nomeado Donato seu vigário na Grécia, onde era proprietário de terras e castelos na Acaia e em Corinto, morreu, em 1371, seu filho e sucessor, Angelo Acciaiuoli, substituiu Donato por Nério, que, já na função, participou no concílio cruzado em Tebas em 1373, mas sem resultados efetivos. No ano seguinte, quando o vigário geral catalão de Atenas, Matteo de Peralta, morreu, Nério avançou sobre Megara e a tomou, a primeira de muitas de suas ações de conquista.

Em 1378, Nério foi alistado com a Companhia Navarra pelo grão-mestre dos Cavaleiros Hospitalários Juan Fernández de Heredia para sua guerra contra Arta no Despotado do Épiro. Nério, por sua vez, alistou os navarros de Juan de Urtubia, que deixaram a companhia com cerca de cem soldados e cruzaram o golfo de Corinto. No ano seguinte, Urtubia capturou Tebas. Em 7 de julho de 1385, Nério adotou o título de "dominus Choranti et Ducaminis" ("senhor de Corinto e do Ducado de Atenas"). No inverno do mesmo ano, repeliu uma invasão otomana. Em 1386, anexou a cidade baixa de Atenas e, em 2 de maio de 1388, conquistou a Acrópole, embora a peste o tenha obrigado a fugir com a família para Tebas logo em seguida.

Em 29 de dezembro de 1391, Nério assinou um tratado com Amadeu, príncipe da Acaia, contra os navarros. Nério foi criado duque de Atenas por Ladislau de Nápoles em 11 de janeiro de 1394 e manteve o título por nove meses antes de morrer.

Bibliografia

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Nério I Acciaiuoli
  • Setton, Kenneth M. (general editor) A History of the Crusades: Volume III — The Fourteenth and Fifteenth Centuries. Harry W. Hazard, editor. University of Wisconsin Press: Madison, 1975.
  • Setton, Kenneth M. Catalan Domination of Athens 1311–1380. Revised edition. Variorum: London, 1975.