Diferenças entre edições de "Itacajá"

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
839 bytes adicionados ,  19h23min de 19 de maio de 2015
m (Trocando "Imagem:Brasao-itacaja.gif" por Imagem:Brasao-itacaja.png (pedido por GifTagger: "Replacing GIF by exact PNG duplicate."))
<!-- NÃO COPIE nada para a Wikipédia, não é permitido (©). Mesmo de sites oficiais! Leia: Wikipedia:Coisas a não fazer! Não apague este aviso! -->
 
Tem-se noticia do povoado desde antes de 1900, quando um grande comerciante de gado Capitão Agustinho Soares Correia era proprietário de grandes porções de terras e fazendas da região, há relatos que em duas de suas grandes fazendas nascia 12.000 bezerros ao ano.
A fundação de Itacajá deveu-se aos esforços do missionário batista, Pr. Francisco Colares que ali se radicara em 1938 para evangelizar os Índios Kraôs. Tendo porém, em vista as necessidades dos sertanejos, fundou uma escola e um orfonato. "A cidade começou com um orfanato fundado pelo Pr. Francisco Colares e sua mulher Beatriz, em 10 de abril e 1942." (O jornal Bastista de [[10 de outubro]] de [[1989]]).
 
Diante de tanta riqueza aquele pequeno povoado foi crescendo e tornando-se notório na região.
Inicalmente era conhecido como Porto do Vau, devido no verão dá vau onde hoje está
 
construida a ponte e porto porque logo acima éra o porto. Criada pela lei estadual de número 891
Outro fato marcante na região foi a fuga dos índios que estavam sendo caçados na região sul do Maranhão que foram "acolhidos" pelo Capitão Agustinho.
 
A fundação oficial de Itacajá deveu-se aos esforços do missionário batista, Pr. Francisco Colares que ali se radicara em 1938 para evangelizar os Índios Kraôs. Tendo porém, em vista as necessidades dos sertanejos, fundou uma escola e um orfonatoorfanato. "A cidade começou com um orfanato fundado pelo Pr. Francisco Colares e sua mulher Beatriz, em 10 de abril e 1942." (O jornal BastistaBatista de [[10 de outubro]] de [[1989]]).
 
InicalmenteInicialmente era conhecido como Porto do Vau, devido no verão dá vau onde hoje está construída a ponte e porto porque logo acima era o porto. Criada pela lei estadual de número 891
de [[12 de novembro]] de [[1953]] Itacajá foi fundada tornando-se um grande município.
 
Situado entre as coodenadascoordenadas 8° 19' de latitude Sul e 47° 45' de longitude Oeste, Itacajá
possui clima tropical, com temperatura média entre 30° e 35° graus.
 
Sua principal fonte de renda é a pecuária. Mas em regime de "plantation" são cultivadas as diversas variedades de milho, arroz, feijão, mandioca etc. Além do cormérciocomércio varegistavarejista, a cidade dispõe de serrarias, olarias, usina para beneficiamento de arroz etc.
 
Por força dos seus recursos naturais e do modo cativante dos seu habitantes, além de
aprazível a cidade é aconchegante. Não raro, tem-se ouvido elogiosos comentários a seu respeito.
 
Alguém que, por certo, não se demorou muito ali, afirmou: "Itacajá é um paraisoparaíso, um santuário de
paz e de tranquilidade".
 
Hoje a região atrai turistas do Brasil inteiro para o evento anual da descida do Rio Manoel Alves Pequeno conhecido como Rally das Águas, um fascinante passeio em conjunto com a natureza exuberante e pouco tocada da região, onde o povo bonito e feliz compartilha a saudade da região e festeja a paz.
 
==Geografia==
Utilizador anónimo

Menu de navegação

Ferramentas pessoais

Espaços nominais

Variantes