Egoísmo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Daniel Souza (discussão | contribs)
m
Linha 6: Linha 6:
O [[egocentrismo]] caracteriza-se pela simples aplicação do egoísmo. Dada a [[:pt:Ego|definição psicanalítica de Ego]], o egocentrista, priorizando o seu ego, esta simplesmente priorizando a sua razão por sobre a razão dos terceiros, ignorando o ego dos outros.
O [[egocentrismo]] caracteriza-se pela simples aplicação do egoísmo. Dada a [[:pt:Ego|definição psicanalítica de Ego]], o egocentrista, priorizando o seu ego, esta simplesmente priorizando a sua razão por sobre a razão dos terceiros, ignorando o ego dos outros.


A sociedade acabou por definir o egoísmo e o egocentrismo como características negativas em uma personalidade, porém diferente disso, [https://pt.wikipedia.org/wiki/Ayn_Rand Ayn Rand] demonstra no [https://pt.wikipedia.org/wiki/Objetivismo Objetivismo] e no livro A Revolta de Atlas ([[Atlas Shrugged)]] que o ser egoísta contribui positivamente para a sociedade e pode muitas vezes, desfrutando de seu ego e do prazer que sente em ajudar as pessoas, agir de maneira semelhante ao altruísta, porém por puro interesse próprio.
A sociedade acabou por definir o egoísmo e o egocentrismo como características negativas em uma personalidade, porém diferente disso, [[Ayn_Rand]] demonstra no [[Objetivismo]] e no livro A Revolta de Atlas ([[Atlas Shrugged)]] que o ser egoísta contribui positivamente para a sociedade e pode muitas vezes, desfrutando de seu ego e do prazer que sente em ajudar as pessoas, agir de maneira semelhante ao altruísta, porém por puro interesse próprio.


== Natural ou adquirido? ==
== Natural ou adquirido? ==

Revisão das 13h28min de 27 de maio de 2015

Egoísmo (ego + ísmo) é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, em detrimento (ou não) do ambiente e das demais pessoas com que se relaciona. Neste sentido, é o antônimo de altruísmo.

Egoísmo e egocentrismo

Um sujeito egoísta é aquele que se coloca no centro do seu universo. Diferente da cultura popular que defende que o egoísta acredita que "o mundo, inclusive as pessoas ao seu redor, foram criadas para ele e somente para ele", o egoísta na verdade é uma pessoa que se valoriza mais a cima dos terceiros, mas não necessariamente desprezando-os. Um sujeito egoísta é aquele que acredita que, na sua perspectiva de ser, é mais importante do que os demais seres.

O egocentrismo caracteriza-se pela simples aplicação do egoísmo. Dada a definição psicanalítica de Ego, o egocentrista, priorizando o seu ego, esta simplesmente priorizando a sua razão por sobre a razão dos terceiros, ignorando o ego dos outros.

A sociedade acabou por definir o egoísmo e o egocentrismo como características negativas em uma personalidade, porém diferente disso, Ayn_Rand demonstra no Objetivismo e no livro A Revolta de Atlas (Atlas Shrugged) que o ser egoísta contribui positivamente para a sociedade e pode muitas vezes, desfrutando de seu ego e do prazer que sente em ajudar as pessoas, agir de maneira semelhante ao altruísta, porém por puro interesse próprio.

Natural ou adquirido?

Há controvérsia se o egoísmo é uma característica natural humana ou se é um hábito adquirido, como um vício moral da pessoa.

A psicologia do desenvolvimento observa que a infância se caracteriza pela passagem de uma atitude naturalmente egocêntrica - em que a criança tem por referência seu organismo e suas necessidades - para uma atitude social e interativa. Deste modo, o egoísmo seria a recusa da pessoa em deixar essa fase infantil, uma luta por manter viva a fantasia do egocentrismo.

Naturalistas, como Richard Dawkins, postulam a base natural do egoísmo a partir da tendência dos replicadores do organismo se associarem apenas segundo o interesse de passar à próxima geração de organismos. É a hipótese do gene egoísta, ou seja, de que os mecanismos genéticos de reprodução agem com fins imediatos e egoístas. O altruísmo seria uma legítima construção da cultura humana.

Atos egoístas

A definição de atos egoístas depende de pessoa para pessoa. Todavia, em geral, são considerados atos egoístas: consumismo, totalitarismo, doutrinação com o intuito de coagir, etc.


Referências