Sistema planetário: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Reversão de uma ou mais edições de 177.99.197.73 para a versão 41441608 de Salebot, com Reversão e avisos.
Linha 22: Linha 22:


== Origem e Evolução ==
== Origem e Evolução ==
Acredita-se que os sistemas planetários formam-se através do mesmo processo que a [[formação das estrelas]]. Algumas das primeiras teorias envolvem a passagem de outra estrela muito próximo do Sol, o que implica o afastamento de material do mesmo que formará depois novos planetas. Contudo, a probabilidade dessa tão próxima colisão é demasiado pequena para que esta teoria se torne viável. As teorias que são aceitáveis atualmente discutem que um disco protoplanetário forma através de um colapso gravitacional uma [[nuvem de moléculas]] e que se desenvolve num sistema planetário através de colisões e captura gravitacional..
Acredita-se que os sistemas planetários formam-se através do mesmo processo que a [[formação das estrelas]]. Algumas das primeiras teorias envolvem a passagem de outra estrela muito próximo do Sol, o que implica o afastamento de material do mesmo que formará depois novos planetas. Contudo, a probabilidade dessa tão próxima colisão é demasiado pequena para que esta teoria se torne viável. As teorias que são aceitáveis atualmente discutem que um disco protoplanetário forma através de um colapso gravitacional uma [[nuvem de moléculas]] e que se desenvolve num sistema planetário através de colisões e captura gravitacional.


Alguns sistemas planetários podem se formar de forma diferente.
Alguns sistemas planetários podem se formar de forma diferente.

Revisão das 16h58min de 11 de junho de 2015

Uma concepção artística de um sistema planetário

Um sistema planetário consiste em objetos não-estelares que orbitam uma estrela, tal como planetas, Satélites Naturais, asteróides, meteoros, cometas e poeira cósmica. [1][2] O sistema planetário ao qual pertence o planeta Terra é denominado Sistema Solar. Aos demais, se dá a denominação de extra-solares.

Origem e Evolução

Acredita-se que os sistemas planetários formam-se através do mesmo processo que a formação das estrelas. Algumas das primeiras teorias envolvem a passagem de outra estrela muito próximo do Sol, o que implica o afastamento de material do mesmo que formará depois novos planetas. Contudo, a probabilidade dessa tão próxima colisão é demasiado pequena para que esta teoria se torne viável. As teorias que são aceitáveis atualmente discutem que um disco protoplanetário forma através de um colapso gravitacional uma nuvem de moléculas e que se desenvolve num sistema planetário através de colisões e captura gravitacional.

Alguns sistemas planetários podem se formar de forma diferente.

Lista de sistemas planetários

Ver também

Referências

  1. Dsrling, David J. (2004). The Universal Book of Astronomy, from the Andromeda Galaxy to the Zone of Avoidance (em inglês). New Jersey: Wiley. p. 394. ISBN 0471265691 
  2. Illingworth, Valerie (2000). Collins Dictionary of Astronomy (em inglês). Londres: Collins. ISBN 0007102976 

Predefinição:Desenho corrigido-astronomia