Instituto Socioambiental: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Desfeita a edição 42652797 de Isabelagrunwald - WP:VDA das fontes citadas
Linha 1: Linha 1:
{{Sem-fontes|data=abril de 2015}}
{{Sem-fontes|data=abril de 2015}}
O '''Instituto Socioambiental''' ('''ISA''') é uma [[organização não governamental]] fundada em [[22 de abril]] de [[1994]] com o objetivo de defender bens e [[Direitos difusos, coletivos, individuais e homogêneos|direitos sociais, coletivos e difusos]], relativos ao [[meio ambiente]], ao [[patrimônio cultural]], aos [[direitos]] dos [[povos indígenas do Brasil]].
== Origem e Fundação ==
O '''Instituto Socioambiental''' ('''ISA''') é uma [[associação]] sem fins lucrativos, qualificada como [[Organização]] da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), desde 21 de setembro de 2001.


O ISA desenvolve programas e campanhas em parceria com diversas outras organizações, e é uma instituição de referência na temática socioambiental no [[Brasil]].
O '''ISA''' foi fundado em 22 de abril de 1994, resultado da confluência de processos que começaram no Brasil nos anos de 1970, com a criação de organizações da sociedade civil que lutavam por [[democracia]], [[direitos]] [[coletivos]] e difusos relativos a diversidade e ao [[meio]] [[ambiente]].


Entre seus fundadores, destacam-se importantes nomes da [[antropologia]] brasileira, como [[Carlos Alberto Ricardo]], [[Eduardo Viveiros de Castro]] e [[Isabelle Vidal Giannini]].
Um marco dessas lutas foi a [[Constituição]] [[Federal]] - promulgada em [[outubro]] [[de]] [[1988]]. No período seguinte, se intensificaram as iniciativas para colocar a [[Constituição]] no chão, o que resultou, entre outras coisas, em um enorme avanço no reconhecimento de terras indígenas e na criação de unidades de conservação, incluindo novas modalidades de usufruto para populações tradicionais. 

== O ISA ==
É uma [[instituição]] comprometida com os direitos daqueles grupos sociais que formaram a identidade brasileira - povos indígenas, remanescentes de quilombos e comunidades tradicionais entre outros. Dado isso, o Instituto visa defender bens e direitos sociais, coletivos e difusos, relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos.

O '''ISA''' desenvolve programas e campanhas em parceria com diversas outras organizações, e é uma instituição de referência na temática socioambiental no [[Brasil]].

Hoje, o '''ISA''' tem abrangência em todo o território nacional e possui 27 sócios-fundadores. Entre seus estes, destacam-se importantes nomes da [[antropologia]] brasileira, como [[Carlos Alberto Ricardo]], [[Eduardo Viveiros de Castro]] e [[Isabelle Vidal Giannini]].

O Instituto é financiado através de parcerias (institucional, por meio de programas e de projetos específicos); participação em chamadas públicas e privadas nacionais e internacionais e patrocínios.

Seus principais projetos são: Monitoramento de áreas protegidas; Política e Direito Socioambiental; Povos indígenas no Brasil; Programa Rio Negro; Programa Vale do Ribeira e Programa Xingu.

== Atuação ==
O '''ISA''' fez parte da Comissão Especial para Formação Superior Indígena ('''CESI'''), representando as organizações não governamentais que atuam na área de educação indígena. Tal comissão foi responsável pela formulação de algumas das principais políticas de inserção de populações indígenas no ensino superior elaboradas pelo Ministério da Educação ('''MEC'''), como o Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Interculturais Indígenas ('''PROLIND''').

Recebeu recursos do '''Programa Diversidade na Universidade''' no ano de 2004 para desenvolver um curso de formação de professores indígenas do Parque Indígena do Xingu.

Atualmente, também se insere na discussão em torno da criação de uma [[universidade]] [[indígena]] [[no]] [[Rio]] [[Negro]]. Com esse intuito, promove o [[projeto]] [[Formação]] [[Superior]], [[Interdisciplinar]] e [[Multicultural]] [[do]] [[Rio]] [[Negro]].


== {{Ver também}} ==
== {{Ver também}} ==
Linha 38: Linha 18:
{{esboço-ambiente}}
{{esboço-ambiente}}


[[Categoria:Organizações ambientais]]
== Referências ==
http://thinkandlove.com.br/index.php/causa/55-Instituto-Socioambiental-%28ISA%29

https://www.linkedin.com/company/instituto-socioambiental

https://ensinosuperiorindigena.wordpress.com/atores/instituicoes/isa/[[Categoria:Organizações ambientais]]
[[Categoria:Organizações não governamentais]]
[[Categoria:Organizações não governamentais]]
[[Categoria:Antropologia]]
[[Categoria:Antropologia]]

Revisão das 00h02min de 20 de junho de 2015

O Instituto Socioambiental (ISA) é uma organização não governamental fundada em 22 de abril de 1994 com o objetivo de defender bens e direitos sociais, coletivos e difusos, relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos dos povos indígenas do Brasil.

O ISA desenvolve programas e campanhas em parceria com diversas outras organizações, e é uma instituição de referência na temática socioambiental no Brasil.

Entre seus fundadores, destacam-se importantes nomes da antropologia brasileira, como Carlos Alberto Ricardo, Eduardo Viveiros de Castro e Isabelle Vidal Giannini.

Ver também

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre ambiente é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.