Álvaro Martins dos Santos: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Adicionado a informação que tocou em outros estabelecimentos na infância
Anfialro (discussão | contribs)
Adicionei a foto
Linha 6: Linha 6:


Até a sua morte, em novembro de 2003, Álvaro Martins acompanhou os grandes nomes do fado da sua época e deixou mais de 100 trabalhos editados.
Até a sua morte, em novembro de 2003, Álvaro Martins acompanhou os grandes nomes do fado da sua época e deixou mais de 100 trabalhos editados.

<nowiki>[[File:Álvaro Martins.jpg|thumb|Álvaro Martins,  intérprete de guitarra portuguesa, compositor e letrista para além de acompanhador de fados]]</nowiki>


==Biografia==
==Biografia==

Revisão das 23h45min de 22 de junho de 2015

Álvaro Martins é considerado no meio fadistas como uma grande referência.

Álvaro Augusto Martins dos Santos (Padrão da Légua, 27 de maio de 1918 – Padrão da Légua, 8 de novembro de 2003) foi intérprete de guitarra portuguesa, compositor e letrista para além de acompanhador de fados.

O seu nome é desconhecido para a maioria das pessoas devido ao facto de ter feito grande parte da carreira no Porto.

Até a sua morte, em novembro de 2003, Álvaro Martins acompanhou os grandes nomes do fado da sua época e deixou mais de 100 trabalhos editados.

[[File:Álvaro Martins.jpg|thumb|Álvaro Martins,  intérprete de guitarra portuguesa, compositor e letrista para além de acompanhador de fados]]

Biografia

Filho de Joaquim Martins dos Santos, barbeiro, e de Alzira Rosa Martins, foi na barbearia do seu pai, onde atualmente é o estabelecimento “O Caderno”, que começou a tocar aos 5 anos de idade. Nessa época, era frequente nas barbearias haver uma guitarra portuguesa e uma viola para os clientes e/ou os barbeiros tocarem.

Entretanto, Álvaro Martins começou a tocar em outros estabelecimentos e acompanhar João Gago, tio de 2º grau de Angelo Jorge, um das violas que mais o acompanhou.

E aos 12 anos de idade, Álvaro Martins tocou pela primeira na vez na antiga Emissora Nacional.

Nos anos 50 do século passado, José Maria Nóbrega, atualmente um dos grandes violas de fado, estabeleceu-se no Padrão da Légua como alfaiate. Nesta zona de Matosinhos, José Maria Nóbrega conheceu Álvaro Martins, que o lançou no fado. No final desta década, em 1959, a sua música “Noite” foi incluida no disco "Amalia Rodrigues" e acompanhou Fernando Farinha no Coliseu do Porto no dia 25 de Outubro.

Em 1965, Álvaro Martins conheceu o poeta Torre da Guia no restaurante típico A Candeia.

Torre da Guia *poeta* e Álvaro Martins *compositor* tornaram-se na dupla criadora de grandes fados como "Pão de Gestos", que se tornou um sucesso popular nos anos 80 do século passado na voz de Beatriz da Conceição e Rodrigo, ou "Olhai a Noite", que é cantado por centenas de fadistas (por exemplo, Tony de Matos, Fernando Maurício, Fernando Gomes, Fernando João, António Calvário, etc,etc).

Entre os muitos violas que formaram dupla com Álvaro Marins, assinalam-se, José Maria Nóbrega, José Maria de Carvalho, Mário Lopes, Manuel Carvalho e Angelo Jorge

Durante a sua carreira, Álvaro Martins fez muitas digressões nas comunidades de emigrantes portugueses e não só como acompanhador de fados mas também como solista. Estados Unidos da América, Brasil, França ou Moçambique são alguns dos países.

Discografia

Guitarradas - Acompanhado à viola por José Maria de Carvalho - Rapsódia

Guitarradas de Portugal - Acompanhado à viola por Manuel Carvalho - Ofir

Guitarradas - Com António Proença - Orfeu

Guitarra Portuguesa - Acompanhado à viola por Miguel Costa e José Maria de Carvalho - Ofir

Guitarradas por Álvaro Martins - Acompanhado à viola por Manuel Lopes - Alvorada

Álvaro Martins - Guitarradas - Acompanhado à viola por Angelo Jorge - Horizonte

Referências

http://www.amaliarodrigues.pt/artigo-amalia_rodrigues-96

http://www.museudofado.pt/personalidades/detalhes.php?id=239