Diferenças entre edições de "José Agostinho"

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
427 bytes adicionados ,  16h33min de 24 de junho de 2015
 
==Biografia==
José Agostinho nasceu na freguesia de [[São Pedro (Angra do Heroísmo)|São Pedro]] da cidade de [[Angra do Heroísmo]], filho de Manuel Agostinho, alferes reformado de artilharia, oriundo de [[Castelo Branco]], e de Maria da Conceição Ferreira, oriunda da [[ilha do Pico]]. Fez os seus estudos preparatórios no [[Liceu de Angra do Heroísmo]], terminadoterminando-os em Lisboa. Destinado a seguir a carreira militar, ingressou na [[Escola Politécnica]] em [[1904]], tendo terminado o respectivo curso em [[1908]]. Frequentou depois a [[Escola do Exército]], de onde se graduou ingressando na arma de Artilharia.
 
Na sua carreira militar integrou o [[Corpo Expedicionário Português]] enviado para França durante a [[Grande Guerra]], tendo ali comandando uma bataria de artilharia. Pelo seu desempenho na frente de batalha foi condecorado com a Cruz de Guerra de 1.ª Classe e com o grau de cavaleiro da [[Ordem da Torre e Espada]].
 
Em sua homenagem o Observatório Meteorológico de Angra do Heroísmo é hoje denominado ''Observatório José Agostinho'' e uma das principais artérias da cidade de [[Angra do Heroísmo]] denomina-se ''Avenida Tenente Coronel José Agostinho''.
 
José Agostinho deixou uma família ligada às ciências geofísicas e meteorologia sendo que o seu filho Paulo Dias Agostinho trabalhou no antigo Instituto de Meteorologia (hoje Instituto Português do Mar e da Atmosfera, IPMA). O seu neto José Agostinho foi operador de meteorologia na Força Aérea e o bisneto, Filipe Lisboa, é um jovem investigador na Agência Espacial Europeia e no IPMA, na área da Oceanografia.
 
{{Referências}}

Menu de navegação