Santa Maria (nau): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
HTPF (discussão | contribs)
m adicionou Categoria:Navios de 1460 usando HotCat
Dbastro (discussão | contribs)
Linha 35: Linha 35:
[[Categoria:Naus]]
[[Categoria:Naus]]
[[Categoria:Navios de 1460]]
[[Categoria:Navios de 1460]]
[[Categoria:Descobrimento da América]]

Revisão das 17h25min de 29 de junho de 2015

Réplica funcional da nau Santa Maria, ancorada no porto do Funchal, Madeira.

A Santa Maria, anteriormente chamada de La Gallega, foi a nau, do tipo carraca, capitânia do Almirante Cristóvão Colombo na viagem em que, navegando para Oeste pelo Oceano Atlântico, veio a descobrir o continente americano (1492).

De propriedade do mestre Juan de la Cosa, morador das vizinhanças do porto de Palos de la Frontera, e que a pilotava nesta viagem, era considerada pelo Almirante como uma embarcação pesada.

Naufrágio

A embarcação veio a encalhar num banco de areia, na ilha de Hispaniola (atual baía do Caracol, no Haiti), na noite de 25 de dezembro de 1492. Foram em vão as providências empreendidas para o seu resgate, tendo sido abatido o mastro e o porão esvaziado de mantimentos, sem sucesso.

No local de seu naufrágio, graças ao auxílio dos indígenas, foi providenciado o transbordo da carga e tripulantes para a Niña, tendo Colombo fundado, no local, o Fuerte Navidad, que deixou guarnecido com trinta e nove homens.

Descoberta

Em maio de 2014, foi anunciado na imprensa que investigadores norte-americanos acreditam ter encontrado a nau "Santa Maria" nas profundidades do mar das Caraíbas, próximo do Haiti.

Dependendo do estado da madeira, poderá ser possível retirar do fundo do mar os restos da nau para que sejam expostos num museu do Haiti[1].

Especialistas no assunto põe em dúvida a descoberta.[2]

Bibliografia

Ver também

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos navais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.