Família Pamphili: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m
ajustes
Linha 1: Linha 1:
[[File:Coa fam ITA pamphili.jpg|150px|right|thumb|Brasão da família Pamphili.]]
[[File:Coa fam ITA pamphili.jpg|right|thumb|Brasão da família Pamphili.]]
[[Image:Bra emb roma.jpg|thumb|300 px|O [[Palazzo Pamphilj|Palazzo Pamphili]] em Roma.]]
[[Image:Bra emb roma.jpg|thumb|O [[Palazzo Pamphilj|Palazzo Pamphili]] em Roma.]]
Os '''Pamphili''' (muitas vezes grafado '''Pamphilj''') são uma das famílias papais profundamente enraizadas na [[Igreja Católica Romana]], na política romana e italiana dos séculos XVI e XVII. <ref>[http://www.telegraph.co.uk/family/6348571/Who-will-inherit-the-Doria-Pamphilj-familys-legacy.html The Telegraph - Who will inherit the Doria Pamphilj family's legacy?]</ref>
Os '''Pamphili''' (muitas vezes grafado '''Pamphilj''') são uma das famílias papais profundamente enraizadas na [[Igreja Católica Romana]], na política romana e italiana dos séculos XVI e XVII. <ref>[http://www.telegraph.co.uk/family/6348571/Who-will-inherit-the-Doria-Pamphilj-familys-legacy.html The Telegraph - Who will inherit the Doria Pamphilj family's legacy?]</ref>


Linha 7: Linha 7:


== História da família ==
== História da família ==
O sobrenome Pamphili originou em [[Gubbio]] e passou para [[Roma]], sob o pontificado do [[Papa Inocêncio VIII]] (1484-1492).
O sobrenome Pamphili originou-se em [[Gubbio]] e passou para [[Roma]], sob o pontificado do papa [[Papa Inocêncio VIII|Inocêncio VIII]] (1484-1492).
O auge do poder dos Pamphili veio com a eleição de Giovanni Battista Pamphili como Papa Inocêncio X, que reinou entre [[1644]] e [[1655]].<ref>{{citar web|URL=http://www.treccani.it/enciclopedia/pamphili_res-38a71eb2-8bb5-11dc-8e9d-0016357eee51_(Enciclopedia-Italiana)/|título=PAMPHILI|autor= Armando Lodolini|data=|publicado=Enciclopedia Italiana (1935)|acessodata=}}</ref> Tal como o reinado de seu predecessor, o [[Papa Urbano VIII]] (da [[família Barberini]], igualmente papal), o domínio de Inocêncio X foi repleto de exemplos de [[nepotismo]].
O auge do poder dos Pamphili veio com a eleição de Giovanni Battista Pamphili como Papa Inocêncio X, que reinou entre 1644 e 1655.<ref>{{citar web|URL=http://www.treccani.it/enciclopedia/pamphili_res-38a71eb2-8bb5-11dc-8e9d-0016357eee51_(Enciclopedia-Italiana)/|título=PAMPHILI|autor= Armando Lodolini|data=|publicado=Enciclopedia Italiana (1935)|acessodata=}}</ref> Tal como o reinado de seu predecessor, o papa [[Papa Urbano VIII|Urbano VIII]] (da [[família Barberini]], igualmente papal), o domínio de Inocêncio X foi repleto de exemplos de [[nepotismo]].


Os seguintes membros da família foram criados cardeais:<ref name="Papal Genealogy" />
Os seguintes membros da família foram criados cardeais:<ref name="Papal Genealogy" />
Linha 16: Linha 16:
*[[Benedetto Pamphili]], filho de Camillo Pamphili e Olimpia Aldobrandini, criado cardeal por [[Inocêncio XI]] em [[1681]].
*[[Benedetto Pamphili]], filho de Camillo Pamphili e Olimpia Aldobrandini, criado cardeal por [[Inocêncio XI]] em [[1681]].


Como outras famílias nobres italianas, os Pamphili compraram propriedades (''palazzo'' ou "palácios" e outras propriedades) e criaram auto-intitulados principados. Os membros da família regularmente tinham títulos régios concedidos a eles por patriarcas ou matriarcas da família. Olimpia Maidalchini, recebeu o título honorífico de ''Princesa de San Martino'', efetivamente transformando o pequeno enclave de [[San Martino]] em um principado em seu próprio direito. Depois que deixou o cardinalato para se casar, Camillo Pamphili recebeu os títulos ''Príncipe de San Martino'' e ''Príncipe de Valmontone'' (ele comprou a [[comuna italiana]] de [[Valmontone]] em [[1634]] da família Barberini).<ref name="Papal Genealogy" />
Como outras famílias nobres italianas, os Pamphili compraram propriedades (''palazzo'' ou "palácios" e outras propriedades) e criaram auto-intitulados principados. Os membros da família regularmente tinham títulos régios concedidos a eles por patriarcas ou matriarcas da família. Olimpia Maidalchini, recebeu o título honorífico de ''Princesa de San Martino'', efetivamente transformando o pequeno enclave de [[San Marino]] em um principado em seu próprio direito. Depois que deixou o cardinalato para se casar, Camillo Pamphili recebeu os títulos ''Príncipe de San Martino'' e ''Príncipe de Valmontone'' (ele comprou a [[comuna italiana]] de [[Valmontone]] em 1634 da família Barberini).<ref name="Papal Genealogy" />


=== Árvore genealógica ===
=== Árvore genealógica ===
Linha 38: Linha 38:


== Guerras de Castro ==
== Guerras de Castro ==
Entre [[1639]] e [[1649]], os Pamphili combateram nas [[Guerras de Castro]] ao lado dos Barberini contra os [[Ducado de Parma e Piacenza|duques de Parma]] [[Farnese]] que controlavam [[Castro (Viterbo)|Castro]] e suas áreas vizinhas. O conflito se alastrou primeiramente sob o Papa Urbano VIII Barberini e mais tarde sob o Papa Inocêncio X Pamphili.
Entre 1639 e 1649, os Pamphili combateram nas [[Guerras de Castro]] ao lado dos Barberini contra os [[Ducado de Parma e Piacenza|duques de Parma]] [[Farnese]] que controlavam [[Castro (Viterbo)|Castro]] e suas áreas vizinhas. O conflito se alastrou primeiramente sob o Papa Urbano VIII Barberini e mais tarde sob o Papa Inocêncio X Pamphili.


O Papa Urbano VIII morreu em [[1644]] apenas dois meses depois que um acordo de paz foi assinado entre as famílias papais e duques. O Papa Inocêncio X foi eleito para substituí-lo. Inocêncio começou a investigar as finanças relacionadas com o conflito que haviam sido administradas pelos Barberini. Vários membros da família Barberini foram forçados ao exílio, mas posteriormente reconciliaram-se com o papado e com os Pamphili pelo casamento de Maffeo Barberini (filho do exilado [[Taddeo Barberini]]) e [[Olimpia Giustiniani]], uma sobrinha do Papa Inocêncio X.
O papa Urbano VIII morreu em 1644 apenas dois meses depois que um acordo de paz foi assinado entre as famílias papais e duques. O papa Inocêncio X foi eleito para substituí-lo. Inocêncio começou a investigar as finanças relacionadas com o conflito que haviam sido administradas pelos Barberini. Vários membros da família Barberini foram forçados ao exílio, mas posteriormente reconciliaram-se com o papado e com os Pamphili pelo casamento de Maffeo Barberini (filho do exilado [[Taddeo Barberini]]) e [[Olimpia Giustiniani]], uma sobrinha do papa Inocêncio X.


Sob as ordens de Inocêncio X, Castro foi arrasada em [[2 de setembro]] de [[1649]] por tropas do Exército Papal e jamais foi reconstruída.
Sob as ordens de Inocêncio X, Castro foi arrasada em 2 de setembro de 1649 por tropas do Exército Papal e jamais foi reconstruída.


{{referências|Notas e referências}}
{{referências|col=2}}


{{Casas reais da Europa}}
{{Casas reais da Europa}}

Revisão das 16h27min de 3 de julho de 2015

Brasão da família Pamphili.
O Palazzo Pamphili em Roma.

Os Pamphili (muitas vezes grafado Pamphilj) são uma das famílias papais profundamente enraizadas na Igreja Católica Romana, na política romana e italiana dos séculos XVI e XVII. [1]

Mais tarde, a linhagem da família Pamphili se fundiu com as linhagens familiares Doria e Landi para formar a linhagem familiar Doria-Pamphili-Landi.[2]


História da família

O sobrenome Pamphili originou-se em Gubbio e passou para Roma, sob o pontificado do papa Inocêncio VIII (1484-1492). O auge do poder dos Pamphili veio com a eleição de Giovanni Battista Pamphili como Papa Inocêncio X, que reinou entre 1644 e 1655.[3] Tal como o reinado de seu predecessor, o papa Urbano VIII (da família Barberini, igualmente papal), o domínio de Inocêncio X foi repleto de exemplos de nepotismo.

Os seguintes membros da família foram criados cardeais:[2]

Como outras famílias nobres italianas, os Pamphili compraram propriedades (palazzo ou "palácios" e outras propriedades) e criaram auto-intitulados principados. Os membros da família regularmente tinham títulos régios concedidos a eles por patriarcas ou matriarcas da família. Olimpia Maidalchini, recebeu o título honorífico de Princesa de San Martino, efetivamente transformando o pequeno enclave de San Marino em um principado em seu próprio direito. Depois que deixou o cardinalato para se casar, Camillo Pamphili recebeu os títulos Príncipe de San Martino e Príncipe de Valmontone (ele comprou a comuna italiana de Valmontone em 1634 da família Barberini).[2]

Árvore genealógica

Árvore da família Pamphili[2] (1574-1760): [4]

Papa Inocêncio X

Pamphilio
Pamphili

Olimpia Maidalchini

Andrea
Giustiniani

Anna Maria
Pamphili

Niccolò Ludovisi

Costanza Pamphili

Camillo Pamphili

Olimpia Aldobrandini

Paolo Borghese[5]

Maffeo Barberini

Olimpia Giustiniani

Maria
Borghese

Giovanni Borghese

Costanza Barberini

Camilla Barberini

Francesco Barberini

Urbano Barberini

Taddeo Barberini

Giambattista Pamphili

Giovanni III
Doria Landi

Anna
Pamphili

Benedetto Pamphili

Teresa Pamphili

Flaminia Pamphili

Doria-Pamphili-Landi

Guerras de Castro

Entre 1639 e 1649, os Pamphili combateram nas Guerras de Castro ao lado dos Barberini contra os duques de Parma Farnese que controlavam Castro e suas áreas vizinhas. O conflito se alastrou primeiramente sob o Papa Urbano VIII Barberini e mais tarde sob o Papa Inocêncio X Pamphili.

O papa Urbano VIII morreu em 1644 apenas dois meses depois que um acordo de paz foi assinado entre as famílias papais e duques. O papa Inocêncio X foi eleito para substituí-lo. Inocêncio começou a investigar as finanças relacionadas com o conflito que haviam sido administradas pelos Barberini. Vários membros da família Barberini foram forçados ao exílio, mas posteriormente reconciliaram-se com o papado e com os Pamphili pelo casamento de Maffeo Barberini (filho do exilado Taddeo Barberini) e Olimpia Giustiniani, uma sobrinha do papa Inocêncio X.

Sob as ordens de Inocêncio X, Castro foi arrasada em 2 de setembro de 1649 por tropas do Exército Papal e jamais foi reconstruída.

Referências

  1. The Telegraph - Who will inherit the Doria Pamphilj family's legacy?
  2. a b c d George L. Williams (2004). Papal Genealogy: The Families And Descendants Of The Popes. [S.l.]: McFarland. 261 páginas. ISBN 0786420715  Ligação externa em |título= (ajuda)
  3. Armando Lodolini. «PAMPHILI». Enciclopedia Italiana (1935) 
  4. This line of the Pamphili family ended in 1760 - no male heir of this generation had a male heir
  5. Olimpia Aldobrandini's first marriage was to Paolo Borghese; her second was to Camillo Pamphili