Aculturação: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Desfeita(s) uma ou mais edições de Yumiara, com Reversão e avisos.
Linha 2: Linha 2:
{{Revisão-sobre|sociedade|data=Dezembro de 2008}}
{{Revisão-sobre|sociedade|data=Dezembro de 2008}}
{{Antropologia}}
{{Antropologia}}
'''Aculturação''' é um [[termo]] criado inicialmente por [[antropólogo]]s norte-americanos{{Carece de fontes|data=janeiro de 2013}} para designar as mudanças que podem acontecer em uma [[sociedade]] diante de sua fusão com elementos culturais externos, geralmente por meio de dominação política, militar e territorial. Porém, segundo o [[historiador]] francês Nathan Watchel, aculturação é todo fenômeno de interação social que resulta do contato entre duas [[cultura]]s, e não somente da sobreposição de uma cultura a outra.
'''Aculturação''' é um [[termo]] utilizado desde o início do século XX pela antropologia alemã e a
partir  de 1928 pelos antropólogos anglo-saxões.{{Carece de fontes|data=janeiro de 2013}} para designar as mudanças que podem acontecer em uma [[sociedade]] diante de sua fusão com elementos culturais externos, geralmente por meio de dominação política, militar e territorial. Porém, segundo o [[historiador]] francês Nathan Watchel, aculturação é todo fenômeno de interação social que resulta do contato entre duas [[cultura]]s, e não somente da sobreposição de uma cultura a outra.


Já [[Alfredo Bosi]], em ''Dialética da colonização'', afirma que esse fenômeno provém do contato entre sociedades distintas e pode ocorrer em diferentes períodos históricos, dependendo apenas da existência do contato entre culturas diversas, constituindo-se, assim, um processo de sujeição social.
Já [[Alfredo Bosi]], em ''Dialética da colonização'', afirma que esse fenômeno provém do contato entre sociedades distintas e pode ocorrer em diferentes períodos históricos, dependendo apenas da existência do contato entre culturas diversas, constituindo-se, assim, um processo de sujeição social.

Revisão das 00h55min de 10 de julho de 2015

Aculturação é um termo criado inicialmente por antropólogos norte-americanos[carece de fontes?] para designar as mudanças que podem acontecer em uma sociedade diante de sua fusão com elementos culturais externos, geralmente por meio de dominação política, militar e territorial. Porém, segundo o historiador francês Nathan Watchel, aculturação é todo fenômeno de interação social que resulta do contato entre duas culturas, e não somente da sobreposição de uma cultura a outra.

Alfredo Bosi, em Dialética da colonização, afirma que esse fenômeno provém do contato entre sociedades distintas e pode ocorrer em diferentes períodos históricos, dependendo apenas da existência do contato entre culturas diversas, constituindo-se, assim, um processo de sujeição social.

A maioria dos autores acreditam que a aculturação é sempre um fenômeno de imposição cultural[1].

Trata-se de aculturação quando duas culturas distintas ou parecidas são absorvidas uma pela outra, formando uma nova cultura diferente. Além disso, aculturação pode ser também entendida como a absorção de uma cultura pela outra, onde essa nova cultura terá aspectos da cultura inicial e da cultura absorvida. Um exemplo é o Brasil que adquiriu traços da cultura de Portugal, da África, que juntamente com a cultura indígena formou-se a cultura brasileira.

Com a crescente globalização, um novo entendimento de aculturação vem se tornando um dos aspectos fundamentais na sociedade. Pela proximidade a grandes culturas e rapidez de comunicação entre os diferentes países do globo, alguns autores[carece de fontes?] sustentam que cada cultura está perdendo sua identificação cultural e social, aderindo em parte a outras culturas. Um exemplo disso são elementos da cultura ocidental que são cada vez mais homogêneos em muitos países distintos. Mesmo assim a aculturação não tira totalmente a identidade social de um povo, crendo-se que talvez no futuro não exista mais uma diferença cultural tão acentuada como a aquela que hoje ainda se observa, em especial entre o Oriente e o Ocidente.

Ver também

Referências

  1. SILVA, M.H.Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2006.