Coluna de Trajano: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 16: Linha 16:
}}
}}


A '''Coluna de [[Trajano]]''' (em [[Latim|latim]]: ''Columna Traiana''; em [[Língua italiana|italiano]]: ''Colonna Traiana'') é um [[monumento]] em [[Roma]] construído sob a ordem do próprio imperador, pelo [[Arquitetura|arquiteto]] [[Apolodoro de Damasco]] em comemoração às vitórias das campanhas militares contra os [[Dácios]].
A '''Coluna de [[Trajano]]''' ({{langx|la|''Columna Traiana''}}; {{langx|it|''Colonna Traiana''}}) é um [[monumento]] em [[Roma]] construído sob a ordem do próprio imperador, pelo [[Arquitetura|arquiteto]] [[Apolodoro de Damasco]] em comemoração às vitórias das campanhas militares contra os [[Dácios]].


== Descrição ==
== Descrição ==
Linha 44: Linha 44:
O que pode ser traduzido como:
O que pode ser traduzido como:


[[SPQR|O Senado e o Povo Romano]] (subentende-se dão ou dedicam esta coluna) ao imperador [[César]], filho do divino [[Nerva]], Nerva Trajano Augusto Germânico Dácico, [[pontífice máximo]] (''pontifex maximus'') no seu 17º ano no [[tribuno]], tendo sido aclamado seis vezes ''[[imperator]]'', seis vezes [[Cônsul romano|cônsul]], [[Pater Patriae]], para demonstrar a grande altura a que o monte se encontrava e foi removido para tais grandes trabalhos.
[[SPQR|O Senado e o Povo Romano]] (subentende-se dão ou dedicam esta coluna) ao imperador [[César]], filho do divino [[Nerva]], Nerva Trajano Augusto Germânico Dácico, [[pontífice máximo]] (''pontifex maximus'') no seu 17º ano no [[tribuno]], tendo sido aclamado seis vezes ''[[imperator]]'', seis vezes [[Cônsul romano|cônsul]], [[pai da pátria (Roma Antiga)|pai da pátria]], para demonstrar a grande altura a que o monte se encontrava e foi removido para tais grandes trabalhos.


== Propósito ==
== Propósito ==

Revisão das 04h24min de 18 de julho de 2015

Coluna de Trajano
Coluna de Trajano
{{{legenda}}}
Tipo coluna triunfal romana
Construção 113
Promotor / construtor Apolodoro de Damasco, Trajano
Website
Geografia
País Itália
Cidade Roma
Localização IV Região - Templo da Paz
Coordenadas 41° 53' 45" N 12° 29' 3" E
Coluna de Trajano está localizado em: Roma
Coluna de Trajano
Coluna de Trajano

A Coluna de Trajano (em latim: Columna Traiana; em italiano: Colonna Traiana) é um monumento em Roma construído sob a ordem do próprio imperador, pelo arquiteto Apolodoro de Damasco em comemoração às vitórias das campanhas militares contra os Dácios.

Descrição

Localizada no fórum perto do monte Quirinal, a coluna tem aproximadamente 30 metros de altura mais oito metros de pedestal, perfazendo 38 metros de altura. Constituída por vinte blocos de mármore, cada um pesando 40 toneladas, e um diâmetro de quatro metros. No seu interior, uma escada em espiral com 185 degraus dá acesso à plataforma do topo, de onde se obtém uma vista periférica da zona.

Ao longo da coluna, figuras em baixo relevo contam a história da guerra contra os dácios, repetidas vezes. Nesta coluna foram utilizados meios artísticos revolucionários para a época, como a utilização de uma árvore para separar uma cena de outra. Olhando a coluna de certa perspectiva é possível observar na vertical um "trailer" do assunto que é abordado na coluna.[1] Devido ao massacre que os romanos fizeram contra os dácios, alguns consideram a construção da coluna um monumento em homenagem a um "genocídio".[2]

Foi acabada em 113. Originalmente, no cimo da coluna havia a estátua de uma ave, provavelmente uma águia. Mas posteriormente foi trocada pelo próprio Trajano por uma estátua alusiva a ele, que acabou por desaparecer na Idade Média. Em 1588, foi lá colocada uma estátua de São Pedro (que ainda lá permanece) por ordem do Papa Sisto V.

A inscrição

Base da Coluna de Trajano por volta de 1860

Na base da coluna pode ler-se a seguinte inscrição:

SENATVS·POPVLVSQVE·ROMANVS

IMP·CAESARI·DIVI·NERVAE·F·NERVAE

TRAIANO·AVG·GERM·DACICO·PONTIF

MAXIMO·TRIB·POT·XVII·IMP·VI·COS·VI·P·P

AD·DECLARANDVM·QVANTAE·ALTITVDINIS

MONS·ET·LOCVS·TANT<IS·OPER>IBVS·SIT·EGESTVS

O que pode ser traduzido como:

O Senado e o Povo Romano (subentende-se dão ou dedicam esta coluna) ao imperador César, filho do divino Nerva, Nerva Trajano Augusto Germânico Dácico, pontífice máximo (pontifex maximus) no seu 17º ano no tribuno, tendo sido aclamado seis vezes imperator, seis vezes cônsul, pai da pátria, para demonstrar a grande altura a que o monte se encontrava e foi removido para tais grandes trabalhos.

Propósito

Um detalhe da Coluna de Trajano

Pensava-se que a coluna tinha sido construída para propaganda, glorificando a capacidade militar do imperador. No entanto a estrutura era quase invisível, rodeada como estava de outras construções do Fórum de Trajano, e devido à dificuldade de seguir o friso de um lado ao outro, acredita-se agora que teria pouco valor propagandístico. Devido ao que é dito na inscrição, a coluna pode ter servido como guia de construção para o fórum.

Depois da morte de Trajano em 117, o senado decidiu que as cinzas do seu corpo deviam ser enterradas na base da coluna onde a decoração inclui armamento dácio capturado. Tanto as suas cinzas como as da sua mulher Plotina foram colocadas lá dentro em urnas douradas. Actualmente as cinzas já lá não se encontram.

Referências

  1. Como a arte moldou o mundo. Apresentado pela TV Escola. 2009.
  2. Os Bárbaros. Terry Jones. Apresentado pela TV Escola. 2009.