Sarah Siddons: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 20: Linha 20:
[[Categoria:Mortos em 1831]]
[[Categoria:Mortos em 1831]]
[[Categoria:Atores da Inglaterra]]
[[Categoria:Atores da Inglaterra]]
[[Categoria:Naturais do País de Gales]]

Revisão das 04h51min de 1 de agosto de 2015

Sarah Siddons, por Thomas Gainsborough.

Sarah Siddons (Brecon,5 de julho de 1755Londres, 8 de junho de 1831) foi uma atriz britânica,como a atriz trágica mais famosa do século XVIII.[carece de fontes?].

Biografia

Nascida Sarah Kemble em Brecon, Brecknockshire, no País de Gales, era filha de dois atores ambulantes, era Roger Kamble e Sarah Ward. Estreou no palco ainda com pouca idade, onde desenvolveu um talento cênico extraordinário, de acordo com testemunhas. Era um pouco mais do que uma adolescente quando conheceu o ator William Siddons, por quem se apaixonou em pouco tempo, e contrariando o desejo dos pais, se casou com ele.

Em 1773, depois de trabalhar como empregada doméstica por algum tempo, começou oficialmente a trabalhar como atriz. No ano seguinte, ela interpretou Belvidera in Venice Preserv'd, de Thomas Otway. Depois de uma encenação desastrosa de O Mercador de Veneza, de William Shakespeare, em 1782 a atriz se depara com um enorme sucesso com sua atuação como Isabella no espetáculo The Fatal Marriage, de Thomas Southerne.

Em 1812, Siddons abandonou a carreira, depois de ter presenteado o público com uma esplêndida interpretação como Lady Macbeth em Macbeth, de Shakespeare.

Sarah Siddons faleceu um mês antes de seu septuagésimo sexto aniversário.

Em 1952, em Chicago, Illinois (EUA), foi fundada a "Sarah Siddons Society", um teatro sem fins lucrativos, que a cada ano presenteia ao melhor ator, o prêmio "Sarah Siddons Award".

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.