Terceira Guerra Púnica: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Data de finalização da guerra. Roma vence em 146 a.C.
m
Linha 1: Linha 1:
A '''Terceira Guerra Púnica''' foi a última das guerras a opor [[República Romana|Roma]] e [[Cartago]] ([[149 a.C.]] - [[146 a.C.]]) tendo acabado com a derrota e destruição desta última às mãos dos romanos de [[Cipião Emiliano Africano]]. Diz a lenda ter sido provocada pela repetida afirmação no [[Senado romano|senado]], por parte de [[Marco Pórcio Catão, o Censor|Catão, o Velho]], de um dito que se tornou proverbial:
A '''Terceira Guerra Púnica''' foi a última das guerras a opor [[República Romana|Roma]] e [[Civilização cartaginesa|Cartago]] ([[149 a.C.]] - [[146 a.C.]]) tendo acabado com a derrota e destruição desta última às mãos dos romanos de [[Cipião Emiliano Africano]]. Diz a lenda ter sido provocada pela repetida afirmação no [[Senado romano|senado]], por parte de [[Marco Pórcio Catão, o Censor|Catão, o Velho]], de um dito que se tornou proverbial:
{{Quote2|''delenda est Carthago''<br>(Cartago precisa ser destruída)|[[Marco Pórcio Catão]]}}
{{Quote2|''delenda est Carthago''<br>(Cartago precisa ser destruída)|[[Marco Pórcio Catão]]}}


==Causas e desenvolvimento da guerra==
==Causas e desenvolvimento da guerra==


Embora as duas partes estivessem em paz desde o fim da [[Segunda Guerra Púnica]], Roma não conseguia ficar tranquila com a rival, pois mesmo com todos os embargos e imposições que o tratado de paz fixado entre as duas cidades na última guerra, Cartago, superando todas as adversidades, voltara a prosperar. Mas Roma não podia deixar a velha rival se erguer novamente, portanto usou um ardil muito usado na antiguidade. Como Cartago estava proibida de fazer guerra contra qualquer povo sem o consentimento do senado romano, secretamente mandou seus novos aliados na África, os [[Numídia|Numidas]], atacarem o território cartaginês. .<ref>{{Citar livro
Embora as duas partes estivessem em paz desde o fim da [[Segunda Guerra Púnica]], Roma não conseguia ficar tranquila com a rival, pois mesmo com todos os embargos e imposições que o tratado de paz fixado entre as duas cidades na última guerra, Cartago, superando todas as adversidades, voltara a prosperar. Mas Roma não podia deixar a velha rival se erguer novamente, portanto usou um ardil muito usado na antiguidade. Como Cartago estava proibida de fazer guerra contra qualquer povo sem o consentimento do senado romano, secretamente mandou seus novos aliados na África, os [[Numídia|Numidas]], atacarem o território cartaginês.<ref>{{Citar livro
|nome = Demetrio
|nome = Demetrio
|sobrenome = MAGNOLI
|sobrenome = MAGNOLI

Revisão das 19h10min de 2 de agosto de 2015

A Terceira Guerra Púnica foi a última das guerras a opor Roma e Cartago (149 a.C. - 146 a.C.) tendo acabado com a derrota e destruição desta última às mãos dos romanos de Cipião Emiliano Africano. Diz a lenda ter sido provocada pela repetida afirmação no senado, por parte de Catão, o Velho, de um dito que se tornou proverbial:

Causas e desenvolvimento da guerra

Embora as duas partes estivessem em paz desde o fim da Segunda Guerra Púnica, Roma não conseguia ficar tranquila com a rival, pois mesmo com todos os embargos e imposições que o tratado de paz fixado entre as duas cidades na última guerra, Cartago, superando todas as adversidades, voltara a prosperar. Mas Roma não podia deixar a velha rival se erguer novamente, portanto usou um ardil muito usado na antiguidade. Como Cartago estava proibida de fazer guerra contra qualquer povo sem o consentimento do senado romano, secretamente mandou seus novos aliados na África, os Numidas, atacarem o território cartaginês.[1]

Durante três anos o senado cartaginês implorou para Roma o direito de defesa, sempre sendo ignorado, claro, pelos romanos, até quando finalmente os cartigeneses resolveram se defender, e estava aí criado o pretexto que Roma precisava para atacar Cartago. Então, no ano 149 a.C. as legiões atacaram e cercaram a cidade de Cartago.

Este sítio durou três anos, e segundo a lenda foi tão duro que as mulheres cartaginesas cortavam os cabelos para fazer corda e seus defensores lutavam dia e noite para defender sua cidade. Em 146 a.C. os romanos finalmente conseguiram adentrar os muros da cidade, e mesmo assim tiveram que lutar ferozmente para vencer a resistência, pois os cartagineses venderam caro cada metro quadrado. Pacientemente os romanos foram tomando casa por casa até entrar na cidadela interna e vencer a última resistência.

Após a guerra

Da poderosa Cartago restou apenas um butim de 50.000 cativos aproximadamente, e uma cidade em escombros. O ódio dos romanos era tão grande pela antiga rival que segundo a lenda, após a queda da cidade, ela foi totalmente destruída e sobre suas edificações o chão teria sido salgado para que nada ali crescesse.

(Embora isso seja altamente improvável devido ao valor do sal na época). A tarefa foi tão bem executada que até hoje os arqueólogos não sabem o local exato da sua localização. A Cartago que aparece nos mapas romanos após as Guerras Púnicas é uma cidade fundada pela própria Roma como uma colônia.

Referências

  1. MAGNOLI, Demetrio (2009). História das Guerras 1 ed. [S.l.]: Contexto. p. 70 

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre história ou um(a) historiador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Predefinição:Bom interwiki