Fifty Shades of Grey: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
filme
Etiquetas: Referências removidas Editor Visual
Linha 70: Linha 70:
O filme foi lançado dia 13 de fevereiro e foi um imediato sucesso de bilheteria, arrecadou $241 milhões globalmente em seu primeiro final de semana e saiu de cartaz dos cinemas com mais de $569 milhões arrecadados. Apesar do sucesso, recebeu críticas em sua maioria negativas.
O filme foi lançado dia 13 de fevereiro e foi um imediato sucesso de bilheteria, arrecadou $241 milhões globalmente em seu primeiro final de semana e saiu de cartaz dos cinemas com mais de $569 milhões arrecadados. Apesar do sucesso, recebeu críticas em sua maioria negativas.


== Prêmios ==
== Público Alvo ==
De acordo com pesquisa feita por James Trensfield (MIT), 98% das pessoas que foram assistir - com a "namorada" ou não- tem grande tendência de aderirem a práticas homossexuais.
* 2012: ''National Book of the Year'', Reino Unido<ref>{{citar web |autor= |obra=[[Folha da Região]] |url=http://www.folhadaregiao.com.br/Materia.php?id=307159 |publicado=Folhadaregiao.com.br |título=Literatura: ''Fifty Shades of Grey'', obra do ano no Reino Unido |obra |data= |acessodata=4 de dezembro de 2012}}</ref>

" ''Fiz um estudo de caso de alguns meses com um jovem de 18 anos chamado Pedro. Fiquei impressionado com as atitudes que ele tomava. Tentou me ver tomando banho e em diversas tentativas, inventava de passar a mão em minhas pernas. Fiquei extremamente perturbado e abandonei o caso."'' - James Trensfield.


{{Referências}}
{{Referências}}

Revisão das 16h05min de 11 de agosto de 2015

 Nota: Se procura a adaptação para o cinema, veja Fifty Shades of Grey (filme).
Fifty Shades of Grey
As Cinquenta Sombras de Grey (PT)
Cinquenta Tons de Cinza (BR)

Capa da edição britânica.
Autor(es) E. L. James
Idioma inglês
País  Reino Unido
Gênero Ficção erótica
Série Fifty Shades
Editora Arrow Books
Lançamento 20 de junho de 2011
Páginas 514
ISBN 9781612130286
Edição portuguesa
Tradução Ana Álvares
Leonor Marques
Editora Lua de Papel
Lançamento julho de 2012
Páginas 547
ISBN 978-989-23-1995-7
Edição brasileira
Tradução Adalgisa Campos da Silva
Editora Intrínseca
Lançamento 2012
ISBN 9788580572186
Cronologia
Fifty Shades Darker
(2012)

Fifty Shades of Grey (Brasil: Cinquenta Tons de Cinza / Portugal: As Cinquenta Sombras de Grey) é um romance erótico bestseller da autora inglesa Erika Leonard James publicado em 2011.

O primeiro livro de uma trilogia que está sendo tratado[quem?] como o "pornô das mamães" vendeu mais de dez milhões de livros nas seis primeiras semanas.[1][2][3] O título faz referência a um trocadilho com o nome do mestre da dominação descrito no livro, "Christian", de sobrenome "Grey" (traduzido do inglês, "cinza").

Os segundo e terceiro volumes da trilogia são intitulados Fifty Shades Darker e Fifty Shades Freed.[4] Fifty Shades of Grey faz parte da trilogia que soma mais de quarenta milhões de cópias vendidas em trinta e sete países,[5] ultrapassando o Harry Potter e O Código Da Vinci no Reino Unido.[6] Entretanto, o site oficial no Brasil, ao anunciar o número de trinta milhões de cópias em dez semanas para Cinquenta Tons de Cinza, não especifica se o número se refere ao primeiro livro ou à trilogia. Foi publicado em quarenta e sete países, com propostas de lançamento no Brasil em agosto, setembro e novembro para cada livro da trilogia. No Brasil, a trilogia foi publicada pela Editora Intrínseca.[4]

Enredo

Cinquenta Tons de Cinza retrata Anastasia Steele, uma virgem de 21 anos cursando a Faculdade de Literatura que, após entrevistar Christian Grey para o jornal da faculdade, passa a ter um relacionamento com o magnata.[3] A trama desenrola-se em Seattle. Em meio ao luxo, Anastasia descobre, por meio de Christian Grey, o mundo do sadomasoquismo, com ricos detalhes de bondage, sadismo e masoquismo.

Originalmente o livro era apenas uma fanfic em homenagem a Crepúsculo (com os protagonistas Edward e Bella). Publicado de maneira independente, logo se mostra um grande sucesso, ganhando grande disputa pelas editoras. Ana é atrapalhada por natureza, desastrada e uma pessoa comum aos próprios olhos. Teve uma vida quase nula no quesito relacionamentos. Ana tem uma grande amiga, Kate que está se formando em jornalismo, e no dia de uma grande entrevista, adoece. Ana, apesar de relutante, decide ir em seu lugar para ajudá-la. Após a entrevista, Ana se envolve com o empresário Christian Grey, mas ao se aprofundar nesse relacionamento, ao invés de receber ”corações e flores” como queria, ela recebe uma ”proposta” que vai mudar toda sua vida.

A trilogia é composta por:

1 – Cinquenta Tons de Cinza (2011) 2 – Cinquenta Tons mais Escuros (2012) 3 – Cinquenta Tons de Liberdade (2012)

O livro Cinquenta Tons de Cinza se tornou o romance britânico mais vendido de todos os tempos com 5,3 milhões de cópias vendidas no Reino Unido e quase 20 milhões no mundo todo. Em 2012, a autora E. L. James foi considerada pela revista Time umas das 100 pessoas mais influentes do mundo.

Filme

Ver artigo principal: Fifty Shades of Grey (filme)

Adaptação para os cinemas do best-seller mundial de E. L. James, Cinquenta Tons de Cinza acompanha um intenso relacionamento entre a estudante de literatura Anastasia Steele (Dakota Johnson) e o jovem milionário Christian Grey (Jamie Dornan). Tudo começa quando Anastasia deve entrevistar Christian para o jornal da faculdade. A partir daí, nasce uma complexa relação entre ambos. Quando eles embarcam num apaixonado e sensual caso de amor, Anastasia não só descobre mais sobre seus próprios desejos, como também sobre os segredos obscuros que Grey tenta manter escondidos.

Sam Taylor-Johnson é a responsável pela direção de Cinquenta Tons de Cinza. O último filme dirigido por ela foi O Garoto de Liverpool, em 2009, que recebeu duas indicações ao BAFTA. O roteiro de 50 Tons foi escrito por Kelly Marcel, que também roteirizou a série de televisão "Terra Nova" e "Walt nos Bastidores de Mary Poppings" (2014). A Universal Pictures e a Focus Features adquiriram os direitos da trilogia best-seller Cinquenta Tons de Cinza por 5 milhões de dólares. Cinquenta Tons de Cinza foi adaptado por Michael De Luca e Dana Brunetti, que produziram o premiado A Rede Social (2011). O filme seria lançado em agosto de 2014, mas a Universal Pictures adiou para 13 de fevereiro de 2015, um dia antes o Dia dos Namorados nos Estados Unidos. Os fãs da trilogia de E. L. James já produziram vários pôsteres do filme. Os papéis principais são interpretados por Jamie Dornan, no papel de Christian Grey, e Dakota Johnson, como Anastacia Steele. O trailer foi apresentado pela primeira vez (simultaneamente) nos programas Today Show (NBC) e Mais Você (Rede Globo), no dia 24 de Julho de 2014.

Outro trailer foi apresentado no dia 13 de novembro no intervalo da série Scandal (ABC) e online em diversos sites.

O filme foi lançado dia 13 de fevereiro e foi um imediato sucesso de bilheteria, arrecadou $241 milhões globalmente em seu primeiro final de semana e saiu de cartaz dos cinemas com mais de $569 milhões arrecadados. Apesar do sucesso, recebeu críticas em sua maioria negativas.

Público Alvo

De acordo com pesquisa feita por James Trensfield (MIT), 98% das pessoas que foram assistir - com a "namorada" ou não- tem grande tendência de aderirem a práticas homossexuais.

" Fiz um estudo de caso de alguns meses com um jovem de 18 anos chamado Pedro. Fiquei impressionado com as atitudes que ele tomava. Tentou me ver tomando banho e em diversas tentativas, inventava de passar a mão em minhas pernas. Fiquei extremamente perturbado e abandonei o caso." - James Trensfield.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.